Gestão e Qualidade | 29 de dezembro de 2019

Com novos leitos, UTI e identidade visual, Hospital São Vicente de Paulo inicia seu “novo século”

Instituição de Passo Fundo celebrou seu centenário em 2018, e já mira um novo futuro
Com novos leitos, UTI e identidade visual, Hospital São Vicente de Paulo inicia seu novo século

Um dos principais hospitais do Estado, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), localizado em Passo Fundo, comemorou 100 anos de fundação em 2018. Desde então, a instituição mira seu futuro pautado em “um novo século do HSVP”, como aponta o superintendente executivo da instituição, Ilário Jandir de David, oitavo entrevistado da série especial de final de ano do Portal Setor Saúde, que conta com a participação de executivos de saúde de hospitais e operadoras de planos de saúde do Rio Grande do Sul.

Na entrevista, o superintendente executivo destaca a nova identidade visual apresentada pelo São Vicente de Paulo, em 2019, as novas unidades assistenciais apresentadas, os investimentos previstos e as certificações conquistadas, que atestam a qualidade assistencial da instituição.  Confira a entrevista.

Nova identidade visual, novas unidades e certificações

O superintendente executivo define 2019 como “um ano de muitos desafios, mudanças e também conquistas no Hospital São Vicente de Paulo”. De acordo com Ilário, após o ano de 2018 ser marcado por recordações e alegrias, em virtude do centenário da instituição, o ano de 2019 apontou rumos do futuro, de mudanças, para marcar o que o entrevistado define como “o novo século que iniciou na instituição”.

hsvp

“Com isso, em 2019 reforçamos algumas parcerias e iniciamos outras novas. Em junho, ao completar 101 anos, apresentamos à comunidade nossa nova identidade visual”, define. A nova identidade visual foi desenvolvida pela equipe de Comunicação e Marketing do Hospital São Vicente, apresentada nas comemorações dos 101 anos da instituição.


“Estamos comemorando 101 anos de história, finalizando o ciclo da marca comemorativa ao centenário e iniciando um novo momento, o de acompanhar o crescimento e a evolução de nosso hospital, inovando, modernizando e atualizando a logomarca. Ainda, fazer com que os elementos gráficos que compunham essa nova identidade, remetessem à missão do Hospital São Vicente, simbolizando saúde, tecnologia e fé. O texto da logomarca refere-se ao nome da instituição, aproximando ainda mais nossa marca à linguagem popular em que somos reconhecidos, ou seja, “São Vicente”. Preservamos a cor azul e definimos um Manual de Identidade Visual do Hospital São Vicente de Paulo, para que todos saibam os formatos em que a nova logomarca deve ser utilizada”, explicou Rodrigo Marcondes Sardi, gerente de Comunicação e Marketing do São Vicente de Paulo, em matéria publicada pelo Portal Setor Saúde.


Ilário destaca a importância da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP) e da Organização Nacional de Acreditação (ONA) para a instituição de Passo Fundo.

“Em setembro, nos tornamos membro da Associação Nacional de Hospitais Privados e tivemos sucesso na reavaliação da ONA nível 1”, explica.

A entrega de novas unidades assistenciais também é exaltada pelo superintendente executivo. “Em termos de estrutura, em 2019 entregamos à comunidade novas unidades assistenciais. Podemos destacar uma Unidade de Cuidados Intermediários, uma Unidade de Tratamento Intensivo Cirúrgica e 30 novos leitos, na Unidade Uruguai, que vão atender pacientes de convênios e particular, com um novo conceito de hotelaria”, ressalta.

Novos leitos

Novos leitos

xxx


Dois desafios principais para 2020

“O Hospital São Vicente tem grandes desafios para o ano de 2020, mas eu destacaria dois principais. O primeiro deles se refere a implantação de um modelo de governança corporativa com o objetivo de unificar a gestão de todas as unidades de negócios da instituição. O outro desafio está na busca do equilíbrio econômico-financeiro sustentável através de um planejamento estratégico bem elaborado e de uma gestão eficiente dos seus recursos humanos e tecnológicos, sem perder o foco principal que é a filantropia e o atendimento humanizado ao paciente, garantindo a qualidade e segurança na assistência”, define.


Investimentos em infraestrutura, novos serviços e tecnologia

O superintendente executivo afirma que, em 2020, os investimentos estarão focados em três áreas: infraestrutura, novos serviços e tecnologia. De acordo com o entrevistado, na área de infraestrutura estão previstas a construção do Centro Administrativo, que concentrará todas as atividades administrativas de retaguarda, a reforma da Emergência da Unidade Central, reforma do Pronto Atendimento da Unidade Uruguai.  Sobre os novos serviços, o HSVP investirá na implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica e uma Unidade de Oncopediatria. Na área tecnológica, será feita a instalação do Pet Scan. “Também devemos consolidar o processo de Certificação Digital”, complementa.

Com novos leitos, UTI e identidade visual, Hospital São Vicente de Paulo inicia seu novo século1

Avanço tecnológico

Ilário se mostra entusiasmado com novas tecnologias, ressaltando a busca constante do Hospital São Vicente de Paulo por inovações, citando a certificação pela HIMSS como conquista que comprova a qualidade da instituição em tecnologia.

“O Hospital São Vicente de Paulo, ao longo de sua história centenária, sempre buscou a inovação e a quebra de paradigmas em aplicação da tecnologia na saúde. Mantém equipes internas de engenharia biomédica e sistemas de informação atuantes e sempre atentas a evolução da tecnologia. Atualmente é certificado pela HIMSS no nível 5 de maturidade tecnológica”, explica.

Entretanto, o superintendente executivo salienta que é necessário ponderar a evolução das tecnologias com a realidade do país. “Em paralelo, é necessário que se mantenha um posicionamento compatível com a realidade econômica da saúde no Brasil. O elevado investimento necessário para se operar com tecnologias de ponta, nem sempre é viabilizado no modelo de remuneração vigente”, afirma.

Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo apresenta remodelação do setor de Internações de unidade

“Temos também um complicador na legislação brasileira, a qual tardiamente começou a ser preparada para suportar as demandas geradas a partir da aplicação de novas tecnologias  – como exemplo, cito a complexidade para implantar o hospital sem papel”, complementa.

Ilário ressalta que o HSVP está acompanhando as possibilidades do novo mundo da tecnologia que se introduz nos hospitais. “Buscando avançar nesta onda, está trabalhando prioritariamente em projetos de hospital sem papel, telemedicina e medicina personalizada”, finaliza.

Sustentabilidade do sistema de saúde e modelos de remuneração

“Hoje, o atual modelo de remuneração dos serviços de saúde, baseado no fee-for-service, que privilegia o pagamento por serviços ou produtos consumidos, é um modelo perverso onde para um ganhar, alguém tem que perder e isso se dá em função da falta de transparência nas relações entre operadoras, prestadores de serviços hospitalares e médicos”, analisa.

O superintendente executivo entende que será preciso “trocar a roda com o carro em movimento”, para garantir uma melhor organização e gestão do sistema de saúde, passando pela melhoria da formação dos profissionais que atuam na área e pela redução dos desperdícios.


O recorrente apontamento, no mercado da saúde, da remuneração baseada em valor é vista com cautela por Ilário. “Atualmente, fala-se muito em Cuidados de Saúde Baseado em valor (VBHC/Value-Based Healthcare), mas os desafios para implantar esse novo modelo de remuneração esbarra na reduzida disponibilidade da apuração dos custos dos serviços com base em desfechos por parte dos hospitais. Acredito que para termos um sistema de saúde sustentável e baseado em valor para o paciente, precisamos equilibrar um tripé: a satisfação do usuário, a qualidade da assistência prestada e a mensuração adequada dos custos”, analisa.


Mensagem para o final de 2019 e início de 2020

“Desejamos aos nossos colaboradores boas festas! Em 2020 enfrentaremos juntos os desafios que surgirem e seguiremos crescendo e buscando o melhor para saúde das pessoas!”, finaliza.


Ilário Jandir de David

Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-graduado em Administração Hospitalar,  pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IACHS). Membro do Comitê dos Hospitais Filantrópicos do Brasil. Atuou como Diretor da Associação dos Hospitais do Estado do Rio Grande do Sul (AHRGS) e como Diretor da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL). Fundou e presidiu, por mais de 20 anos, o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Planalto Médio e Alto Uruguai. Foi Diretor da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo (ACISA). Superintendente Executivo do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, onde é colaborador desde 1972.


Confira as datas das entrevistas e acompanhe:

DEZEMBRO

20 – Mohamed Parrini (Hospital Moinhos de Vento – Porto Alegre)

21 – Fernando Pedroso (Hospital Regional Santa Lúcia – Cruz Alta)

22 – Leandro Firme (Hospital São Lucas da PUCRS – Porto Alegre)

23 – Claudiomiro Carus (Hospital de Caridade – Erechim)

26 – Júlio Matos (Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre)

27 – Hilton Mancio (Hospital Tacchini – Bento Gonçalves)

28 – José Clóvis Soares (Hospital Divina Providência –  Porto Alegre)

29 – Ilário Jandir de David (Hospital São Vicente de Paulo – Passo Fundo)

30 – Jorge Bajerski (Hospital de Clínicas de Porto Alegre)

JANEIRO

2 – Ângela Perin (Hospital Dr Astrogildo de Azevedo – Santa Maria)

3 – André Cecchini (Grupo Hospitalar Conceição – Porto Alegre)

4 – Cleciane Simsem (Hospital Virvi Ramos – Caxias do Sul)

5 – Fernando Barreto (AESC/Hospital Mãe de Deus – Porto Alegre)

6 – Odacir Rossato (Hospital Ernesto Dornelles – Porto Alegre)

7 – Mauro Borges (Centro Clínico Gaúcho)

8 – Flávio Vieira (Unimed Porto Alegre)

VEJA TAMBÉM