Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 23 de julho de 2014

10 dicas para evitar a infecção hospitalar

Associação norte-americana de enfermagem apresenta procedimentos 
10 dicas para evitar a infecção hospitalar

Infecções hospitalares – que ocorrem dentro da instituição – são a segunda maior causa de contágio associada aos cuidados de saúde. No entanto, cerca de metade dos casos poderiam ser evitados com medidas simples, destaca um artigo publicado no jornal AORN (Association of Perioperative Registered Nurses, dos EUA).

De acordo com a publicação especializada em enfermagem, cerca de metade das ocorrências poderiam ser evitadas com prevenção.


“As bactérias estão se tornando cada vez mais resistentes aos antibióticos, tornando a prevenção ainda mais importante hoje em dia”, ressalta Lisa Spruce, diretora da AORN e autora do artigo.


A especialista sugere 10 medidas simples que os profissionais de saúde devem seguir para evitar a proliferação de infecções hospitalares:

1) Limpar as mãos com frequência com álcool desinfetante, esfregando bem as mãos.


2) Utilizar os procedimentos de limpeza recomendados para a assepsia da pele do paciente antes da cirurgia.


3) Manter o jaleco sempre limpo.


4) Evitar “passeios” desnecessários pelo estabelecimento.


5) Seguir protocolos de limpeza do local.


6) Conversar com pacientes (e familiares) que já tiveram experiência de infecção, a fim de desenvolver estratégias de prevenção.


7) Seguir uma lista de verificação de segurança cirúrgica (checklist).


8) Desenvolver procedimento padrão para toda a equipe hospitalar sobre as medidas para evitar infecção.


9) Esterilizar os nebulizadores antes de cada uso.


10) Limpar os instrumentos antes da esterilização ou desinfecção.

 

 



VEJA TAMBÉM

Cirurgião espanhol Eduard Gratacós participa de cirurgias fetais na Santa Casa de Porto Alegre

 Nesta quinta-feira (28), o médico catalão Eduard Gratacós, expoente mundial da medicina fetal, com mais de 800 cirurgias dessa natureza realizadas, participará presencialmente, pela primeira vez, como tutor de cirurgias no Instituto Materno-Fetal Celso Rigo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. A vinda do especialista também inclui a palestra Atualização e Tendências em Medicina
Oncoclínicas e Dana-Farber

Simpósio do Grupo Oncoclínicas discute novas formas de combate ao câncer, dias 29 e 30/10

Apesar do crescente aumento das projeções de incidência de casos de câncer, há boas notícias em tratamentos e diagnósticos precoces que podem ajudar a desacelerar o avanço da doença. Esse será um dos focos do 9º Simpósio Internacional Oncoclínicas e Dana-Farber Cancer Institute que acontecerá nos próximos dias 29 e 30 de outubro, gratuito e totalmente virtual.
Qualidade e segurança do paciente

IAHCS Acreditação promove o curso “Desafios do Novo Manual ONA 2022”

O IAHCS Acreditação, Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) pela ONA, abriu inscrições para o curso “Desafios do Novo Manual ONA 2022”. O objetivo é apresentar as alterações definidas na revisão do Manual OPSS (Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde) 2018. O IAHCS, em parceria com a Faculdade de Tecnologia em Saúde (FaSaúde), fará duas edições do curso: a primeira nos dias 26 e 27 de novembro e a seguinte em 10 e 11 de dezembro. A carga horária é de 12h,