Gestão e Qualidade | 28 de outubro de 2014

Cinco hospitais brasileiros entre os melhores da América Latina

Hospital Moinhos de Vento é um dos destaques na avaliação da Revista América Economia Intelligence
Moinhos de Vento

Dos melhores hospitais da América Latina, cinco são brasileiros. A afirmação vem do ranking elaborado anualmente, desde 2009, pela América Economia Intelligence. Mais do que isso, a instituição que lidera a lista é nacional: Hospital Israelita Albert Einstein, eleito melhor do continente pela sexta vez consecutiva.

Outros cinco hospitais brasileiros estão entre os 20 melhores, sendo o Moinhos de Vento o melhor do Rio Grande do Sul (17º). Além dos já citados, as instituições brasileiras mais bem avaliadas são: Hospital Samaritano (SP – 6º lugar), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP – 12º), Hospital São Vicente de Paulo (RJ – 20º) e Hospital Edmundo Vasconcelos (SP – 22º lugar).

O ranking da Revista América Economia leva em consideração dados que analisam a gestão em seis parâmetros: Segurança e Dignidade do Paciente, Capital Humano, Capacidade, Gestão do Conhecimento, Eficiência e Prestígio. Na primeira edição, em 2009, apenas seis das instituições listadas tinham a Joint Commission International (JCI), a mais reconhecida das acreditações no ramo da saúde. Cinco anos depois, 14 das 42 instituições (entre elas o Moinhos de Vento) possuíam o selo.

Considerados apenas os hospitais brasileiros, o Moinhos de Vento é o quarto colocado e o único da Região Sul presente na lista. Além de ser o primeiro Hospital da Região Sul e o segundo do país a receber a acreditação da JCI por cinco vezes consecutivas (2002, 2005, 2008, 2011 e 2014), o Moinhos também é reconhecido pelo Ministério da Saúde como um dos seis Hospitais de Excelência do País.

Recentemente, a instituição gaúcha também foi eleita uma das instituições de “Excelência na Saúde”, edição 2014 – categoria Gestão Corporativa – pela revista Healthcare Management. A avaliação consagra as instituições de alta performance e índices de acreditações nacionais e internacionais.

Ranking dos melhores hospitais da América Latina – Revista América Economia

melhores hospitais

VEJA TAMBÉM

Diretrizes clínico-assistenciais são apresentadas no 10º Seminário PROADI-SUS

O Hospital Moinhos de Vento promoveu na quarta-feira (10), o 10º Seminário PROADI-SUS, realizado no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm do Hospital, em Porto Alegre. Nesta edição, foi apresentado o projeto Desenvolvimento de Diretrizes Clínico-Assistenciais para o SUS. O objetivo dos encontros é compartilhar informações sobre as iniciativas desenvolvidas em parceria com o Ministério da Saúde,
ENTREVISTA

Hospital Ernesto Dornelles torna-se o 5º hospital gaúcho associado a ANAHP

Após a adesão do Hospital Ernesto Dornelles oficializada recentemente, a saúde gaúcha agora conta com cinco hospitais associados a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do país. O Ernesto Dornelles é uma instituição privada, inaugurada em 1962. Conta atualmente com 312 leitos e 33 especialidades médicas. O Portal Setor Saúde conversou com

Hospital Moinhos de Vento promove em Brasília 2° Encontro Internacional do Projeto Paciente Seguro

A segunda edição do Encontro Internacional do Paciente Seguro, realizada na terça-feira (9), em Brasília, reuniu profissionais de saúde de todas as regiões do país para compartilhar experiências e conhecimento sobre segurança do paciente e qualificação do SUS. Realizado pela equipe do Projeto Paciente Seguro, com a coordenação do Hospital Moinhos de Vento, em parceria