Gestão e Qualidade | 28 de outubro de 2014

Cinco hospitais brasileiros entre os melhores da América Latina

Hospital Moinhos de Vento é um dos destaques na avaliação da Revista América Economia Intelligence
Moinhos de Vento

Entre os melhores hospitais da América Latina, cinco são brasileiros. A afirmação vem do ranking elaborado anualmente, desde 2009, pela América Economia Intelligence. Mais do que isso, a instituição que lidera a lista é nacional: Hospital Israelita Albert Einstein, eleito o melhor do continente pela sexta vez consecutiva.

Outros cinco hospitais brasileiros estão entre os 20 melhores, sendo o Moinhos de Vento o melhor do Rio Grande do Sul (17º). Além dos já citados, as instituições brasileiras mais bem avaliadas são: Hospital Samaritano (SP – 6º lugar), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP – 12º), Hospital São Vicente de Paulo (RJ – 20º) e Hospital Edmundo Vasconcelos (SP – 22º lugar).



6 parâmetros

O ranking da Revista América Economia leva em consideração dados que analisam a gestão em seis parâmetros: Segurança e Dignidade do Paciente, Capital Humano, Capacidade, Gestão do Conhecimento, Eficiência e Prestígio. Na primeira edição, em 2009, apenas seis das instituições listadas tinham a Joint Commission International (JCI), a mais reconhecida das acreditações no ramo da saúde. Cinco anos depois, 14 das 42 instituições (entre elas o Moinhos de Vento) possuíam o selo.

Considerados apenas os hospitais brasileiros, o Moinhos de Vento é o quarto colocado e o único da Região Sul presente na lista. Além de ser o primeiro Hospital da Região Sul e o segundo do país a receber a acreditação da JCI por cinco vezes consecutivas (2002, 2005, 2008, 2011 e 2014), o Moinhos também é reconhecido pelo Ministério da Saúde como um dos seis Hospitais de Excelência do País.

Recentemente, a instituição gaúcha também foi eleita uma das instituições de “Excelência na Saúde”, edição 2014 – categoria Gestão Corporativa – pela revista Healthcare Management. A avaliação consagra as instituições de alta performance e índices de acreditações nacionais e internacionais.

Ranking dos melhores hospitais da América Latina – Revista América Economia

melhores hospitais

VEJA TAMBÉM

Laboratório Mont’Serrat é o primeiro da região Sul a oferecer teste que mede nível de imunidade contra o SARS-CoV-2

A confirmação de reinfecções pelo SARS-CoV-2 e uma mutação deste vírus já identificada no país vêm deixando a população alerta neste início de ano. Diante do grande número de pessoas que já contraíram o coronavírus (Covid-19), a possibilidade de confirmar o nível de imunidade contra a doença pode trazer um pouco mais de tranquilidade. Esse
qualidade e segurança do paciente

Hospitalar ATS conquista acreditação de nível máximo pela ONA 

A Hospitalar ATS, de Porto Alegre (RS), conquistou a acreditação de nível 3 (Excelência) da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Fundada em 1997, a empresa atua oferecendo soluções para as necessidades dos pacientes fora do ambiente hospitalar, como serviços de home care. Entre os produtos oferecidos estão a Assistência Domiciliar Supervisionada, Internação Domiciliar, Procedimento Pontual
sequelas Covid

Hospital Mãe de Deus inaugura Serviço de Recuperação Pós-Covid

Após dez meses de pandemia, com mais de quatro mil pacientes atendidos e diagnosticados com Covid-19, tanto da capital quanto do interior do Estado, o Hospital Mãe de Deus está recebendo uma procura muito grande de pessoas que precisam de orientações para a continuação do tratamento após a doença. Para atender esta demanda, desde o dia 11 de janeiro começou a funcionar o Serviço de Recuperação Pós-Covid.