Gestão e Qualidade | 14 de maio de 2014

Os 10 melhores hospitais do mundo

Instituições são consideradas modelo e estão na vanguarda da medicina
Os 10 melhores hospitais do mundo

Uma pesquisa analisou os hospitais mais bem sucedidos do mundo em termos de qualidade de atendimento, gestão e eficiência. A empresa de comunicação Healthcare Global listou as 10 melhores instituições, que ficam em sua maioria nos EUA e na Europa. Veja a lista:

1. Johns Hopkins Hospital, EUA: No topo da avaliação está o Hospital Johns Hopkins, em Baltimore, EUA. Conhecido por ser o berço da engenharia genética, também é o local onde a descoberta das restrições de enzimas (pesquisa vencedora de Prêmio Nobel) foi feita. Além disso, foi responsável pela primeira cirurgia de mudança de sexo. O John Hopkins destaca-se por ter identificado três tipos de vírus da poliomielite, por descobrir opióides naturais do cérebro e realizar a primeira operação de tetralogia de Fallot (síndrome do bebê azul). A instituição, que em 2013 firmou parceria com o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre-RS é reconhecida pelos avanços médicos, pela assistência ao paciente e pelo ensino. Alguns dos médicos mais conhecidos do mundo foram ou estão associados a este hospital.

 2. Asklepios Klinik Barmbek, Alemanha:  O Grupo é o maior operador privado de hospitais em todo o continente europeu, mas o centro de Hamburgo é considerado o principal destaque. Está entre os melhores em matéria de inovação e tecnologia médica. Empresas farmacêuticas lançam medicamentos e equipamentos na Klinik antes de serem colocados à disposição do resto do mundo, e o centro possui excelentes instalações de enfermagem e de reabilitação. A Asklepios Klinik é um dos mais conhecidos laboratórios médicos do mundo e também se destaca nas cirurgias cardíacas e em oncologia.

3. Universidade do Texas MD Anderson Cancer Center, EUA: Um dos três principais centros de câncer dos EUA, continua a ser o melhor e mais conhecido centro de tratamento da doença. É afiliado a duas escolas médicas de prestígio (University of Texas Medical School e a Baylor Medical College). Fornece internato e residência para profissionais, além de cursos sobre imunologia, virologia e terapia genética, que atraem os melhores estudantes e professores de todo o mundo. Recentemente firmou convênio com o Hospital Einstein, de São Paulo.

 4. Brigham and Women’s Hospital, EUA: Localizado em Boston, é um dos maiores prestadores de serviços de saúde em Massachusetts e a segunda maior filial de ensino da Escola de Medicina de Harvard. O centro reúne um instituto de câncer e um hospital, com 13 centros especializados em doenças em áreas como a neurociência, artrite e ortopedia. Possui instalações de pesquisa de alta qualidade, e por mais de uma década o seu Instituto de Pesquisa Biomédica foi um dos dois hospitais que recebeu o maior investimento por meio da agência governamental americana Instituto Nacional de Saúde.

 5. Great Ormond Street Hospital, Reino Unido:  Trata-se do primeiro hospital do mundo criado exclusivamente para o tratamento de crianças. Continua sendo um dos melhores em seu campo, mas é mais conhecido por receber os direitos autorais do clássico da literatura infantil Peter Pan, cujos royalties são investidos em pesquisas e tratamentos. O Great Ormond Street Hospital está intimamente associado à University College London e é o maior centro de pesquisa e ensino de pós-graduação em saúde infantil na Europa. Mais do que isso, é o maior centro para cirurgias de coração ou cérebro de crianças do Reino Unido.

6. Wooridul Spine Hospital, Seul, Coreia do Sul: Principal referência mundial em cuidados da coluna. É famoso por desenvolver tratamento cirúrgico minimamente invasivo para pacientes com problemas na lombar, nas áreas cervical e torácica, e utiliza terapias de injeção. A avançada técnica cirúrgica de coluna vertebral desenvolvida pela instituição não derrama uma gota de sangue e é minimamente invasiva para tratar hérnia de disco. Também é bem conhecido no turismo médico e se destaca no tratamento de articulações.

7. Shouldice Hospital, Canadá: Nome mais famoso do mundo no tratamento de hérnia abdominal, homenageia o Dr. Edward Earle Shouldice, que desenvolveu a técnica do uso de tecido natural, livre de tensão, durante a II Guerra Mundial. Também é conhecido por iniciativas sustentáveis e a forma de desenvolvimento de pesquisas já serviu de base para estudos da Harvard Business School e muitas outras universidades do mundo.

 8. Bumrungrad International Hospital, Tailândia: Mais conhecido pelo turismo médico, é o maior hospital privado no Sudeste Asiático. Trata mais de um milhão de pacientes por ano e tem a sua própria agência de viagens para cuidar da prorrogação de vistos e fornecer tradutores para estrangeiros. Conta com instalações luxuosas. Realizou, em 2008, a Thailand Quality Class Recognition Award, onde recebeu premiações internacionais. O hospital trabalha com quase todas as especialidades e sub-especialidades da medicina.

 9. Anadolu Medical Center, Turquia: Líder em oncologia graças ao Centro de Transplante de Medula Óssea. Inaugurado em 2005, emergiu como um dos mais procurados nomes no tratamento contra o câncer. É afiliado ao Hospital Johns Hopkins. O IMRT (radioterapia com intensidade modulada) e o Cyberknife (equipamento de radioterapia robótico usado para tratar tumores) são duas das mais recentes tecnologias utilizadas no tratamento do câncer desenvolvido neste centro médico. O hospital também oferece atendimento multidisciplinar, check-ups gratuitos, educação do paciente, cursos de primeiros socorros e cursos relacionados à medicina preventiva.

 10. Gleneagles Hospital, Singapura: Principal hospital do Grupo Hospitalar Parkway, é uma instituição multi-disciplinar que está na vanguarda da tecnologia médica, sendo uma das mais importantes em especialidades como cardiologia, oncologia, obstetrícia, ginecologia e ortopedia. Conhecido pela alta qualidade dos médicos, do atendimento, pelos serviços amigáveis​​, o Gleneagles é muito conhecido por uma operação de 2005, em que uma equipe médica realizou a separação, em cirurgia de 10 horas, de duas gêmeas siamesas da Indonésia, que estavam unidas pelo quadril.

VEJA TAMBÉM

Diretrizes clínico-assistenciais são apresentadas no 10º Seminário PROADI-SUS

O Hospital Moinhos de Vento promoveu na quarta-feira (10), o 10º Seminário PROADI-SUS, realizado no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm do Hospital, em Porto Alegre. Nesta edição, foi apresentado o projeto Desenvolvimento de Diretrizes Clínico-Assistenciais para o SUS. O objetivo dos encontros é compartilhar informações sobre as iniciativas desenvolvidas em parceria com o Ministério da Saúde,
ENTREVISTA

Hospital Ernesto Dornelles torna-se o 5º hospital gaúcho associado a ANAHP

Após a adesão do Hospital Ernesto Dornelles oficializada recentemente, a saúde gaúcha agora conta com cinco hospitais associados a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do país. O Ernesto Dornelles é uma instituição privada, inaugurada em 1962. Conta atualmente com 312 leitos e 33 especialidades médicas. O Portal Setor Saúde conversou com

Hospital Moinhos de Vento promove em Brasília 2° Encontro Internacional do Projeto Paciente Seguro

A segunda edição do Encontro Internacional do Paciente Seguro, realizada na terça-feira (9), em Brasília, reuniu profissionais de saúde de todas as regiões do país para compartilhar experiências e conhecimento sobre segurança do paciente e qualificação do SUS. Realizado pela equipe do Projeto Paciente Seguro, com a coordenação do Hospital Moinhos de Vento, em parceria