Gestão e Qualidade | 3 de dezembro de 2019

Hospital São Vicente inaugura 30 novos leitos e novo conceito de hotelaria hospitalar

Instituição hospitalar de Passo Fundo chega aos 90 leitos no total
Hospital São Vicente inaugura 30 novos leitos e novo conceito de hotelaria hospitalar

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Passo Fundo (RS) apresentou 30 novos apartamentos (leitos), distribuídos em dois novos andares na unidade da rua Uruguai. Com projeto concebido pelos arquitetos da Atílio Tramontini Arquitetura, as unidades têm como principais diferenciais espaços mais amplos, individuais, com todas as comodidades para garantir o conforto e o bem-estar dos pacientes e seus acompanhantes. Outras novidades são as obras da artista plástica passo-fundense Miriam Postal, conexão dedicada de internet para oferecer pacotes de entretenimento (Campeonato Brasileiro de Futebol, Netflix, etc.), assim como camas modernas, com tampo radiotransparente, que vão permitir a realização de exames de imagem no próprio leito com maior segurança para o paciente.


Conforme explica o administrador dessa unidade hospitalar, José Carlos Nascimento “o Hospital São Vicente de Paulo quer reforçar os diferenciais em termos de hotelaria hospitalar, com foco na hospitalidade e encantamento na prestação de serviços de saúde no sul do Brasil. Os apartamentos privativos, modernos e aconchegantes, valorizam os novos conceitos de qualidade e segurança assistencial, beneficiando os nossos clientes”.


Na primeira semana de dezembro os 30 novos apartamentos receberão os primeiros pacientes. Com a inauguração deles a unidade hospitalar, que atende pacientes de convênio e particulares, passa a contar com um total de 90 leitos.

O Hospital São Vicente de Paulo, unidade Uruguai (rua Uruguai, 2050 – centro, Passo Fundo-RS), é referência nas especialidades de Ortopedia e Traumatologia, Oncologia, Urologia, Cirurgia Vascular, Medicina Intensiva, Cirurgia Torácica, Cirurgia Plástica, Otorrinolaringologia, Cirurgia Pediátrica e Neurocirurgia.

Hospital São Vicente inaugura 30 novos leitos e novo conceito de hotelaria hospitalar1

Cerimônia de inauguração

A cerimônia de inauguração reuniu autoridades na segunda-feira, 2, e reuniu Diretoria Estatutária, Vicentinos, Corpo Clínico, colaboradores, Direção Administrativa, instituições parceiras e imprensa local e regional. Entre os presentes, o vice-prefeito de Passo Fundo João Pedro Souza Nunes, presidente da Câmara de Vereadores Fernando Rigon, os assessores parlamentares, Pedro Paulo Nunes representando o Deputado Federal Giovani Cherini, Valdir Kirst em nome do Deputado Federal Pedro Westphalen e Josué Longo, e o Deputado Estadual Sérgio Turra. Ainda, estiveram presentes a Secretária de Saúde de Passo Fundo Carla Beatrice Gonçalves, o Delegado da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, Marcelo Pacheco e Edison Antonio Horn, Delegado do Cremers em Passo Fundo, entre outros.

Vigário Geral da Arquidiocese de Passo Fundo Padre Fábio de Moraes

Para iniciar a inauguração, o Vigário Geral da Arquidiocese de Passo Fundo, Pe. Fábio de Moraes proferiu a benção aos novos leitos. Juntos, os participantes da solenidade, estenderam as mãos e com preces, abençoaram o local e os colaboradores que irão atuar na unidade. Na sequência, o Presidente do hospital José Miguel Rodrigues da Silva, fez a leitura da placa inaugural das novas unidades e proferiu seu discurso. “O HSVP dá mais uma demonstração de destemor, vanguarda, ousadia e de crença em sua filosofia empresarial, ao encarar de frente as adversidades financeiras e econômicas que assolam nossa país e em especial o estado, no segmento da saúde, ao inaugurar mais uma obra. Em 2016, em uma ação destemida, o HSVP adquiriu a Unidade da Rua Uruguai, mantendo desde lá, a parceria com médicos, empresas e funcionários, tudo, em uma sinergia positiva que permitiu uma caminhada solida e próspera dessa Unidade, onde hoje, três anos depois, entregamos esses 30 novos leitos”, enalteceu José Miguel, pontuando ainda, a importância do corpo clínico, colaboradores e parceiros para a instituição e evidenciando que a proposta do HSVP é seguir trilhando o crescimento sustentável, buscando a excelência para continuar sendo referência em saúde.

Hilario_HSVP_30_leitos


Conforme o Superintendente Executivo Ilário De David, a obra tem 1520 m² e o prédio passou a ter 12 andares. O custo da obra foi de parte física, quatro milhões e 707 mil reais e na parte interna foram investidos mais 643 mil reais. Somando, a obra teve um custo total de investimento de 5 milhões 351 mil reais.  Destes, 4,5 milhões foram emprestados pela Unicred e o restante foram recursos próprios do hospital. “A capacidade desta unidade ficou agora de 100 leitos de internação, 76 leitos de internação nas quatro unidades de internação, 14 leitos de hospital dia e 10 leitos de tratamento intensivo, somando 100 leitos disponíveis a toda a comunidade e mais 25 novos postos de trabalho”.


Em nome da Direção Técnica Médica, a vice-diretora, Dra. Cristine Pilati explicou que a unidade está centrada no cuidado do paciente e também na experiência do colaborador, porque é importante que o colaborador venha trabalhar num local onde ele se sinta feliz, satisfeito e tenha orgulho do local que trabalha. Além disso, ela destacou, a importância de poder entregar “as novas instalações ao Corpo Clínico, especialmente, porque não há nada mais importante para o médico que saber que o seu paciente está sendo bem cuidado. Estamos em uma instituição que pensa na segurança do paciente, que trabalha constantemente e incansavelmente para isso”.

HSVP_Scheila_Zang

A hospitalidade foi a palavra chave usada pelo Diretor de Relações com o Mercado, José Carlos Nascimento, para definir as novas instalações. “Com essa ampliação da área de internação o que queremos entregar aos nossos clientes é muito mais do que um leito, com infraestrutura diferenciada.  Todos os detalhes foram pensados para garantir conforto e bem-estar, com o objetivo de proporcionar uma experiência de encantamento. Estamos felizes em entregar para a instituição essa obra, que iniciou em abril desse ano e, em oito meses, dentro do prazo previsto, está finalizada”, pontuou Nascimento, projetando ainda, o próximo ano. “Para 2020, em parceria com a Clínica Kozma, teremos o Serviço de Medicina Nuclear com PET CT de última geração que garantirá o diagnóstico e o segmento do paciente em tratamento oncológico. Vamos adiante, com planejamento, seriedade, visão de mercado e, principalmente, com comprometimento, buscando novas oportunidades para continuar prestando um serviço de saúde diferenciado sim, mas acima de tudo humanizado”.

O ortopedista, presidente do Conselho Mundial de Cirurgia de Ombro e Cotovelo, Dr. Osvandré Lech, deixou uma mensagem aos participantes da inauguração, em nome do Diretor da Clínica IOT, Cristhopher Stoffel. “Se fizermos uma rápida análise do número de ocupantes das duas unidades do hospital, cerca de 40% desses pacientes vem do trauma, da ortopedia. Faz parte da entidade do São Vicente de Paulo o atendimento do trauma em todas as suas características. O IOT cumpre o seu quadragésimo terceiro ano dentro do Hospital São Vicente de Paulo e nós temos uma rica história a nos glorificar e nos deixar muito felizes. Temos hoje encaminhamento zero de pacientes, ou seja, somos a preferência”, apontou Lech, parabenizando e enaltecendo as novas instalações. “Ficamos felizes em contar com dependências que trazem conforto, hospitalidade e satisfação para os pacientes, além do tratamento que, naturalmente, será de boa qualidade, eles se sentirem em casa é algo muito significativo”.

HSVP_30_Leito

Na ocasião, o Presidente da Câmara de Vereadores Fernando Rigon destacou as conquistas da área da saúde em Passo Fundo em 2019, e as duas obras inauguradas pelo Hospital São Vicente, em uma semana. “Como falei na inauguração dos 10 leitos de UTI, na semana passada, aqui se trabalha com saúde e não com doença. Hoje, então, com esta área, temos mais conforto para os pacientes, o que com certeza ajuda para que a recuperação seja mais rápida. Parabéns ao hospital pelo trabalho, a Câmara de Vereadores reconhece o esforço que vem sendo realizado pela instituição para que a cidade seja referência na área da saúde”.

Representando a cidade de Passo Fundo e o Prefeito Luciano Azevedo, o Vice-prefeito João Pedro Souza Nunes, parabenizou a instituição por mais uma obra, evidenciando o trabalho dos colaboradores e médicos. “O hospital, com seus valores cristãos, com princípios de caridade e promoção humana é um porto seguro para Passo Fundo, região e Sul do Brasil. Aqui se gera emprego e renda, além de um serviço qualificado para quem chega buscando ajuda para recuperar a saúde. Por onde vamos, as pessoas nos perguntam do Hospital São Vicente, nós temos orgulho dessa instituição”.

Hospital São Vicente inaugura 30 novos leitos e novo conceito de hotelaria hospitalar2

Com informações Hospital São Vicente de Paulo, com edição Setor Saúde. Fotos: Assessoria de Comunicação HSVP/Scheila Zang

VEJA TAMBÉM

Mindray oferece treinamentos gratuitos de ventilação mecânica para hospitais no combate a Covid-19

Diante das novas configurações das equipes de saúde para enfrentar a alta demanda de casos de internação por Covid-19 em todo o território brasileiro, a Mindray, provedora de dispositivos e soluções médicas do mundo, passou a disponibilizar gratuitamente uma série de treinamentos hospitalares sobre ventilação mecânica para médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e engenheiros clínicos. A capacitação
covid-19

Hospital Moinhos de Vento presta consultoria para retomada das atividades com segurança

Equipes da Consultoria do Hospital Moinhos de Vento estão avaliando rotinas e indicando adaptações necessárias para dar mais segurança e reduzir os riscos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) no retorno das atividades de órgãos públicos, instituições e empresas. Para cada cliente, é feito um diagnóstico de acordo com o seu ramo de atuação e público,

PUCRS e Rede Divina Providência firmam convênio de cooperação acadêmica

 xx Em convênio assinado na segunda-feira (25), a PUCRS soma forças ao conceito de maternidade humanizada, segura e resolutiva presente no DNA de atuação das irmãs da Rede de Saúde Divina Providência. A finalidade do convênio firmado entre as instituições católicas é estabelecer e regulamentar um programa de cooperação acadêmica nas áreas de atuação e interesse comuns, iniciando pelo campo de prática