Tecnologia e Inovação | 6 de fevereiro de 2013

Novas tecnologias na luta contra o câncer

GE investe em portfólio tecnológico integrado
Tecnologia personalizada vai derrubar a relação médico-paciente

Uma das principais causas de morte , o câncer é uma doença que preocupa milhares de pessoas e assombra os orçamentos de saúde em todo o mundo. A   GE, e seu braço na Saúde,  lançou no ano passado várias tecnologias e sistemas em oncologia para ajudar a promover o avanço no diagnóstico do câncer e na obtenção de imagens moleculares mais precisas.

As novidades integram o portfólio integrado da GE Healthcare, que está em posição única para surtir impacto na oncologia e promover um salto visando ao tratamento individualizado dos portadores de câncer.

Uma desses investimentos foi a aquisição da U-Systems, Inc, pela GE Healthcare. A tecnologia exclusiva de obtenção de imagens de ultrassom da mama, ampliou o portfólio de soluções de imagem da mama pela empresa. Com essa ferramenta, os médicos recebem um valioso auxílio para localiza tumores malignos que, na mamografia, se ocultam em tecidos densos da mama. A nova  tecnologia permitiria, segundo a empresa, que os radiologistas localizem cerca de 30% mais tumores em mulheres com resultados normais na mamografia, no exame físico e em mamas com tecidos densos.

Outro grande aporte na luta contra o câncer foi a joint venture Omnyx entre a GE Healthcare e o Centro Médico da Universidade de Pitssburgh (UPMC, sigla em inglês), criada a partir da visão de melhorar o desempenho em pesquisa dos departamentos de patologia clínica em todo o mundo e inserir a área na era digital. Com aporte total de mais de US$ 100 milhões, a Omnyx está desenvolvendo uma solução digital integrada para patologia clínica. Ela foi projetada para integrar os serviços  de patologia clínica à obtenção de exames de imagem.

A empresa lançou também novas tecnologias em sua “Q Suite”, possibilitando que os médicos diminuam o impacto e respondam rapidamente a movimentos durante exames de Tomografia Computadorizada PET, incluindo os movimentos respiratórios do pacientes. Além de garantir diagnósticos com maior segurança, também reduz ao mínimo a exposição do paciente à dose.

A utilização do ultrassom dirigido guiado por imagens de ressonância magnética (RM) ExAblate, da empresa Insightec – da qual a GE Healthcare é sócia minoritária –, para o tratamento de metástases ósseas em pacientes para os quais a radioterapia não é indicada ou que se recusam a se submeter ao tratamento foi aprovado pela FDA e já está disponível no mercado. O sistema combina ondas acústicas de ultrassom terapêutico com orientação e monitoramento do tratamento por RM.

VEJA TAMBÉM