Segurança do paciente é debatida na FEHOSUL
Café da Manhã com Saúde contou com palestra da Enf. Rubia Maestri do Moinhos de VentoO Café da Manhã com Saúde, promovido pela FEHOSUL no dia 11 de abril, abordou o tema da Enfermagem e Segurança do Paciente – RDC 36 e a experiência do Hospital Moinhos de Vento (HMV). A palestra com a gerente de enfermagem, Rubia Maestri, foi acompanhada por duas dezenas de profissionais, que destacaram as mudanças ocorridas na área nos últimos anos.
“O paciente está cada vez mais exigente e informado. Deparamo-nos com pessoas chegando ao hospital dizendo que não querem ser tratados dessa ou de outra maneira. Ele vem precavido, com medo, é um cenário diferente de antigamente”, ponderou Rubia Maestri. “É um mercado competitivo, onde as instituições precisam estar preparadas para oferecer segurança”.
A palestrante lembra que “de cada 10 pacientes, um tem evento adverso. Queda, erro de medicação,falha na identificação do paciente, infecção, manejo inadequado. E no Brasil a media é de 7,6% de ocorrência. E desse, 66% são evitáveis”, revelou a gerente de enfermagem do HMV. “Há 30 anos, se perguntássemos para um gestor se existe erro na instituição, ele diria que não. Agora sabemos que existe, é falado e divulgado. E temos que mensurar isso e trabalhar em cima para melhorar”.
O encontro foi dividido nos seguintes temas: Cultura de Segurança, Plano Nacional de Segurança do Paciente, Programa de Segurança do Paciente, Registro de ocorrências e tratamento; e Núcleo de Segurança do Paciente. O último tópico foi o que mais chamou a atenção de Valquíria Vieira, coordenadora de enfermagem do Hospital São José (Ivoti) que destacou a importância de exemplos vindos de instituições de grande representatividade. “Ver alguém do Moinhos de Vento falar sobre a experiência de lá ajuda muito. É um estabelecimento com a cultura de bom serviço. Tratamos de assuntos muito atuais aqui e esse conhecimento será usado no nosso dia a dia”, comentou.
Luciana Caccavo, diretora médica do Instituto de Oxigenoterapia Hiperbárica do Brasil (IOHB), reiterou o foco em um trabalho de equipe, que abrange desde o profissional até familiares e amigos. “A palestra visou a segurança do paciente, com o envolvimento de todos, essa é a base para o começo de um serviço de qualidade. É preciso cuidar durante todo o processo, não só no momento de uma internação, de uma cirurgia”, resumiu.