Gestão e Qualidade | 14 de agosto de 2015

Hospital de Clínicas realiza procedimento cardíaco inédito

Correção da insuficiência mitral por cateter é alternativa à cirurgia cardíaca
HCPA

Pela primeira vez na Região Sul foi realizada, pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), uma correção da insuficiência mitral por cateter. O procedimento, feito no dia 13 de agosto, figura como alternativa para a cirurgia cardíaca tradicional de peito aberto.

A paciente, de 82 anos, sofria de insuficiência mitral grave e já apresentava insuficiência cardíaca sem resposta ao tratamento clínico convencional. No procedimento, uma espécie de “grampo” é instalado na válvula do coração que apresenta insuficiência, de modo que se restabelece o fluxo sanguíneo. A técnica é indicada para pacientes em que o risco de cirurgia é muito alto.

Entre os benefícios para o paciente estão a resolução da insuficiência cardíaca, a melhora significativa na qualidade de vida e um risco menor de complicações. Por ser uma nova tecnologia, o procedimento ainda não está disponível pelo SUS – os materiais utilizados foram doados pela empresa que fabrica o material.

Participaram do procedimento os professores-médicos Marco Wainstein, Orlando Wender e Luis Eduardo Paim Rohde, dos Serviços de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular, a médica do Serviço de Anestesiologia Rosângela Minuzzi e os médicos do Serviço de Cardiologia, Antonio Pinotti, Rodrigo Wainstein e Solano Berger. O procedimento contou com a presença de dois médicos do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, Fabio Sandoli de Brito e Claudio Fischer.

VEJA TAMBÉM