Gestão e Qualidade | 22 de janeiro de 2019

Contribuição Patronal Anual da FEHOSUL vence no dia 31 de janeiro

FEHOSUL é formada por 11 sindicatos em atuação no RS
Contribuição Patronal Anual da FEHOSUL vence no dia 31 de janeiro

CONTRIBUIÇÃO PATRONAL ANUAL da FEHOSUL, recolhida de uma única vez ao ano, é sucedânea da antiga contribuição sindical e destina-se a financiar o sistema patronal confederativo da saúde do Rio Grande do Sul. Com a publicação da Lei 13.467 de 13 de julho de 2017, o pagamento da contribuição sindical ficou condicionado à AUTORIZAÇÃO EXPRESSA E PRÉVIA DE ASSEMBLEIA da categoria, convocada com o fim específico e já realizada no dia 15 de dezembro de 2017.

Segundo a FEHOSUL, a decisão da assembleia da FEHOSUL atendeu integralmente ao entendimento sobre o assunto adotado pelos magistrados da Justiça do Trabalho, que aprovaram o Enunciado nº 12, que dispõe sobre o assunto.

Assim, instituições de saúde do Estado do Rio Grande do Sul, pertencentes à categoria econômica dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde, inclusive laboratórios de análises clínicas, representados pela FEDERAÇÃO DOS HOSPITAIS E ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL, e em conjunto com todos os seus Sindicatos Patronais Filiados, são instadas a manter as atividades associativas em prol de nosso segmento, recolhendo  a CONTRIBUIÇÃO PATRONAL ANUAL 2019, conforme a tabela aprovada pela assembleia, sem correção para o corrente ano.

TABELA PARA CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PATRONAL ANUAL 2019 

TABELA_FINAL_CONTRIBUICAO_19_FEHOSUL_600

MODO DE CALCULAR

I – Enquadre o capital social na “classe de capital” correspondente;

II – Multiplique o capital social pela alíquota correspondente a linha onde for enquadrado o capital; e

III – Adicione ao resultado encontrado o valor constante da coluna “parcela a adicionar”, relativo a linha do enquadramento do capital.

Acesse este link para imprimir o boleto 

Ou acesse o site da FEHOSUL AQUI

 

IMPORTÂNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES

O pagamento das contribuições ao sistema patronal de sua categoria econômica é um importante instrumento de fortalecimento do trabalho diário de representatividade do setor patronal da saúde, e traduz em benefícios para as empresas filiadas.

A data limite para pagamento é o dia 31 de janeiro de 2019.

FAÇA PARTE DO SISTEMA FEHOSUL

Mantenha o cadastro e as contribuições em dia para utilizar os serviços e benefícios, entre em contato com:

ADMINISTRATIVO administrativo@fehosul.org.br

FINANCEIRO financeiro@fehosul.org.br

Alguns dos serviços oferecidos pela FEHOSUL

 Negociações com IPE-Saúde

A FEHOSUL integra o Grupo Paritário do IPE-Saúde e mantem diálogo direto e constante com a autarquia. Discute melhores condições de remuneração e de serviços que integram o rol do plano de saúde. Em dezembro de 2018 a atuação da FEHOSUL foi decisiva para a quitação de importante montante devido pela autarquia aos prestadores – hospitais, clínicas, laboratórios e demais instituições de saúde. Representa ainda, judicialmente, demandas especificas de segmentos econômicos, como hospitais, análises clínicas e clínicas de oncologia, dentre outros.

Saiba mais: FEHOSUL apresenta demandas urgentes do IPE-Saúde ao Secretário da Casa Civil

Operadoras de planos de saúde

Assim como ocorre em relação à atuação junto ao IPE-Saúde, a FEHOSUL atua na defesa dos interesses de seus filiados no âmbito da saúde suplementar. Destacam-se ações contra abusos de poder econômico, desvalorização dos serviços e situações que envolvem glosas (não pagamento de atendimentos, medicamentos, materiais ou taxas cobradas pelas empresas prestadoras).

Mantem canal de interlocução e reuniões periódicas com operadoras líderes do mercado, assim como as operadoras de servidores federais.

Negociação política com governos e entidades

No RS, a entidade possui uma forte atuação política e solicita audiências com governo estadual e prefeituras, além de secretarias municipais de saúde de todo o Estado, buscando alterar condições desfavoráveis para os seus filiados.

Através da CNSaúde (Brasília), desenvolve ações junto a órgãos como Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Anvisa e Ministério da Saúde. Como entidade representativa de terceiro grau, possui canal direto com o Governo Federal, Câmara dos Deputados e Senado, sendo responsável por propor demandas do setor patronal da saúde.

Adicionalmente, desenvolve grupos de estudos (em Porto Alegre e em Brasília) para avaliar condições de mercado que posam auxiliar em um melhor relacionamento com as operadoras e SUS – para hospitais, clínicas e laboratórios.

Saiba mais: Após reivindicação da CNSaúde ANS altera critérios do Fator de Qualidade

Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS)

A entidade representativa patronal mantém estreito relacionamento com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e integra estudos e análises sobre a difícil realidade financeira do estado e sua repercussão no orçamento da área da saúde e na manutenção dos serviços prestados pelos filiados FEHOSUL.

A FEHOSUL encaminha à SES demandas do setor, destacando-se as áreas de Terapia Renal Substitutiva, Análises Clínicas, Área de Imagem, Hemoterapia, hospitais, clínicas e medicina diagnóstica.

Promove ainda, eventos e reuniões com membros do governo para expor os gargalos e as discrepâncias de mercado que inviabilizam a entrega de serviços a um maior número de gaúchos.

Seminários de Gestão – principal evento de gestão e inovação em saúde do RS

Os filiados da FEHOSUL têm acesso aos principais conteúdos de gestão, tecnologia e inovação em saúde através do principal evento da saúde gaúcha. A FEHOSUL, juntamente com o Sindihospa e Associação dos Hospitais do RS (AHRGS) discute as principais tendências do setor, com conteúdos exclusivos trazidos por executivos de destaque da saúde nacional. Já participaram do nosso evento lideranças como: Paulo Chapchap (Hospital Sírio-Libanês), Jorge Moll (Rede D´Or São Luiz)Henrique Sutton de Sousa Neves (Hospital Albert Einstein)Mohamed Parrini (Hospital Moinhos de Vento), Alceu Alves da Silva (MV), Fernando Torelly (Hospital Sírio-Libanês)Paulo Hoff (Rede D´Or São Luiz) e Jaderson Costa da Costa (Inscer PUCRS), Nadine Clausell (Hospital de Clínicas de Poa), dentre outros.

Incentivo à Acreditação e Melhoria da Qualidade dos seus filiados

O projeto QUALIS-RS qualifica a gestão e a prestação de serviços na área da saúde do Rio Grande do Sul, fundamentado em pilares do Sistema Brasileiro de Acreditação ONA e de práticas relativas às ações de Segurança do Paciente, conforme preceitos da RDC 36 da ANVISA e dos padrões de qualidade e segurança adotados pelo Ministério da Saúde.

O Projeto tem um conjunto de características que contribuem para o seu sucesso, dentre elas: corpo técnico especializado; condições efetivas de implantação de desenvolvimento de práticas para ações de Segurança do Paciente; planejamento e implementação de planos e ações para a promoção das condições para a Acreditação ONA e participação de várias entidades e organismos locais no financiamento do Projeto, tornando-o mais acessível.

No primeiro ano do projeto três instituições filiadas conquistaram a Acreditação ONA. O segundo (Ciclo II)  já está em andamento.

Organização Nacional de Acreditação (ONA)

A CNSaúde é uma das entidades fundadoras da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A presidência da ONA é exercida atualmente pelo presidente da FEHOSUL, Cláudio José Allgayer.

Assessoria Jurídica

A FEHOSUL tem papel importante no campo jurídico, entrando em nome das empresas de um segmento econômico. A assessoria jurídica do Sistema FEHOSUL é constituída pelos advogados José Pedro Pedrassani e Marcus Vinicius Caminha, através de seus respectivos escritórios, que atendem associados dos sindicatos filiados, demandas originárias dos próprios sindicatos e questões oriundas da Diretoria e Conselho de Representantes da FEHOSUL.

Conselho Jurídico CNSaúde (Brasília)

A FEHOSUL participa ativamente do Conselho Jurídico da CNSaúde, em Brasília. Estudos jurídicos a respeito da recomposição monetária de valores constantes da “tabela SUS”, além de ações junto às instâncias jurídicas federais.

Cursos gratuitos

Em parceria com a Fasaúde – Faculdade de Tecnologia em Saúde, a entidade oferece cursos gratuitos e descontos aos filiados em dia com suas contribuições. Dentre os cursos desenvolvidos, destacam-se a graduação em Gestão Hospitalar e as extensões em áreas da gestão, faturamento, DRG, remuneração baseada em valor, comunicação e segurança do paciente.

AGENDA 2020

Responsável por promover as reuniões do grupo técnico da Câmara Temática da Saúde. O relatório é entregue para os gestores públicos, com propostas e estratégias para a saúde. Em 2018, a FEHOSUL entregou o material em mãos ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, em evento realizado em Porto Alegre.

Parceria exclusiva com portal de notícias de alcance nacional

O Portal Setor Saúde é um veículo de comunicação que trabalha em parceria com a FEHOSUL e os estabelecimentos de saúde –exclusivo para entidades em dia com as Contribuições da FEHOSUL -, auxiliando os mesmos em estratégias de marketing e comunicação, gestão da marca, presença na web e monitoramento de sua imagem no mercado. Divulga ainda ofertas de emprego e eventos dos parceiros.

O portal Setor Saúde alcançou visibilidade nacional. A segunda cidade que mais acessa o veículo é São Paulo, o principal mercado hospitalar e de saúde do Brasil. Entre as 10 cidades que mais visitam, estão os principais polos de saúde nacional: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Campinas. Estes dados demonstram a importância da ferramenta para o fortalecimento da imagem do polo de saúde gaúcha, dos nossos executivos e dos hospitais, clinicas e laboratórios a nível nacional. O Portal tem grande alcance nas mídias sociais, como no Twitter, Facebook (com mais de 36 mil seguidores), Instagram e Linkedin.

 

 

VEJA TAMBÉM

Diretrizes clínico-assistenciais são apresentadas no 10º Seminário PROADI-SUS

O Hospital Moinhos de Vento promoveu na quarta-feira (10), o 10º Seminário PROADI-SUS, realizado no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm do Hospital, em Porto Alegre. Nesta edição, foi apresentado o projeto Desenvolvimento de Diretrizes Clínico-Assistenciais para o SUS. O objetivo dos encontros é compartilhar informações sobre as iniciativas desenvolvidas em parceria com o Ministério da Saúde,
ENTREVISTA

Hospital Ernesto Dornelles torna-se o 5º hospital gaúcho associado a ANAHP

Após a adesão do Hospital Ernesto Dornelles oficializada recentemente, a saúde gaúcha agora conta com cinco hospitais associados a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do país. O Ernesto Dornelles é uma instituição privada, inaugurada em 1962. Conta atualmente com 312 leitos e 33 especialidades médicas. O Portal Setor Saúde conversou com

Hospital Moinhos de Vento promove em Brasília 2° Encontro Internacional do Projeto Paciente Seguro

A segunda edição do Encontro Internacional do Paciente Seguro, realizada na terça-feira (9), em Brasília, reuniu profissionais de saúde de todas as regiões do país para compartilhar experiências e conhecimento sobre segurança do paciente e qualificação do SUS. Realizado pela equipe do Projeto Paciente Seguro, com a coordenação do Hospital Moinhos de Vento, em parceria