Jurídico, Política | 11 de dezembro de 2012

Notas fiscais deverão discriminar o valor referente aos tributos

Lei sancionada pela presidente entra em vigor em junho de 2013
Notas fiscais deverão descriminar o valor referente aos tributos

A presidente Dilma Rousseff  sancionou a lei que obriga os estabelecimentos comerciais a discriminarem nas notas fiscais o valor referente aos tributos federais, estaduais e municipais. A Lei 12.741 foi publicada no sábado, 8, no Diário Oficial da União (DOU) e entrará em vigor a partir de junho de 2013.

Com a mudança, todos os estabelecimentos comerciais – incluindo hospitais clínicas e laboratórios – ao emitir a nota fiscal ao consumidor dos serviços deverão informar o valor dos tributos cuja incidência influi na formação do preço final do produto ou serviço. A apuração do valor dos tributos incidentes deverá ser feita em relação a cada mercadoria ou serviço, separadamente. Os estabelecimentos comerciais e empresas de serviços poderão optar por discriminar o valor por meio de painéis no local, ou por qualquer outro meio eletrônico ou impresso, desde que conste o valor ou percentual pago referente ao produto ou serviço.

Outra dado que deverá constar na divulgação dos valores dos tributos é com relação ao custo com pessoal. Se este item fizer parte do valor do serviço ou produto fornecido ao consumidor, deve ser divulgada, ainda, a contribuição previdenciária dos empregados e dos empregadores incidente, alocada ao serviço ou produto.

 

VEJA TAMBÉM

A.C.Camargo fornecerá insumos à Hemobrás para a produção de medicamentos do SUS

O A.C.Camargo Cancer Center passou a integrar oficialmente a cadeia nacional de suprimentos da Hemobrás, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, como fornecedora de plasma destinado à produção de medicamentos. Esse movimento estratégico exigiu um rigoroso processo que envolveu auditorias técnicas aprofundadas, adequações em sistemas informatizados e treinamentos estruturados para as equipes. Todo esse

Hospital de Clínicas de Passo Fundo inaugura nova estrutura para Maternidade

Na manhã desta sexta-feira (20/02) o Hospital de Clínicas de Passo Fundo inaugurou a nova estrutura do Serviço de Maternidade para atendimentos ao Sistema Único de Saúde. Com a presença do vice-governador do RS, Gabriel Souza e da Secretária da Saúde, Arita Bergmann, o setor foi apresentado à comunidade. Além de tecnologia de ponta na assistência gestação e ao parto, o

O novo ciclo da saúde no Brasil e o necessário reposicionamento em 2026 dos agentes privados de prestação de serviços

O sistema de saúde brasileiro ingressa em um ciclo marcado por aumento de custos assistenciais, densa regulação, expansão da atuação estatal e consolidação jurisprudencial, redesenhando o ambiente econômico e jurídico em que operam hospitais, clínicas, laboratórios e centros diagnósticos, deles reclamando um posicionamento estratégico que permita, ao mesmo tempo, mitigar riscos, mas também preservar margens.