Gestão e Qualidade | 29 de dezembro de 2018

Sérgio Baldisserotto destaca avanços do Hospital São Lucas da PUCRS em 2018

Superintendente destaca a implantação do Campus da Saúde, a criação de 9 linhas de cuidados e mais destaques
Sérgio Baldisserotto destaca avanços do Hospital São Lucas da PUCRS em 2018

A estruturação e implantação do Campus Saúde, a manutenção das melhores práticas de Governança Clínica são algumas das metas que o Hospital São Lucas da PUCRS vislumbra para o futuro próximo. Aliada às estas perspectivas, três grandes conquistas da instituição de 2018 são celebradas pelo superintendente, Sérgio de Vasconcellos Baldisserotto, sétimo entrevistado da série especial de final de ano do Portal Setor Saúde, que conta com a participação 14 executivos de saúde de hospitais do Rio Grande do Sul.

As principais conquistas

“Em 2018, o Hospital São Lucas da PUCRS passou por um profundo processo de reestruturação e seguiu em um ritmo firme e contínuo de investimentos e melhorias, para que a assistência expresse os valores maristas [NR: a Instituição filantrópica pertence e é mantida pelos Irmãos Maristas] que guiam a nossa missão de promoção a vida”, aponta Baldisserotto.

O superintendente afirma que 2018 foi um ano de conquistas para a instituição. Ele destaca as três principais:

1) “A revisão completa do plano estratégico e do organograma institucional, com um novo modelo assistencial e a criação de 9 linhas de cuidados (Cardiológicos, Obstétricos, Intensivos, Pediátricos, Clínicos, SADT, Urgência e Emergência, Cirúrgicos e Oncológicos), o que possibilitou a operacionalização da nossa assistência e trouxe o paciente para o centro de nossas atenções, permitindo a mensuração de desfechos clínicos, indicadores de produção e custo”.

2) “A migração para o sistema de gestão hospitalar (Soul MV), integrando soluções que facilitam o fluxo dos processos, informações clínicas, assistenciais, suprimentos, financeiras e estratégicas, favoreceu uma gestão mais eficiente, facilitando a tomada de decisão e ajudando a identificar e desenvolver novas oportunidades e estratégias de negócio”.

3) “As recertificações da Organização Nacional da Acreditação (ONA; nível 3/excelência); e do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica (COM) como Centro de Excelência Internacional em Tratamento da Obesidade Grave, pela Surgical Review Corporation (SRC), demonstrando a excelência do trabalho desenvolvido no nosso Hospital”.

Campus Saúde e projeções para o futuro

Baldisserotto diz que o desejo para 2019 é consolidar os avanços já alcançados, garantindo a sustentabilidade da instituição. E uma grande expectativa da instituição é para a estruturação e implantação do Campus da Saúde, grande projeto já em curso. Em julho de 2018, o Campus da Saúde recebeu o investimento de R$ 55 milhões de emenda parlamentar via Ministério da Saúde. Os recursos são para a estruturação, modernização e habilitação de serviços de média e alta complexidade, qualificando a assistência à saúde do Estado.

Hospital-São-Lucas-da-PUCRS

“O Campus da Saúde conecta toda a estrutura e potencial da Escola da Saúde e Escola de Medicina da Universidade na promoção da saúde nos seus aspectos de prevenção, tratamento e reabilitação utilizando nossa capacidade acadêmica de gerar conhecimento para a implementação de modelos assistenciais inovadores”, destaca. O superintendente avalia que, internamente, o HSL seguirá no processo de consolidação das melhores práticas de Governança Clínica.

Mais investimentos previstos

O superintendente informa que estão em fase de aprovação os projetos do novo serviço de Hemodiálise do HSL, com expansão da capacidade de atendimento, assim como a revitalização das áreas de Terapia Intensiva e Obstetrícia. Baldisserotto também diz que as obras da fase 2 do Inscer (Instituto do Cérebro) já se encontram em execução, o que representa um investimento estratégico da PUCRS.

Expectativa quanto aos novos Governos, nas esferas Estadual e Federal

“Reconhecendo os grandes desafios aos novos Governos Estadual e Federal, o Hospital São Lucas da PUC/RS segue exercendo sua importante função social na área da saúde e deseja êxito aos novos governantes eleitos democraticamente pela nossa sociedade”, afirma Baldisserotto.

Mensagem de final de ano para o setor da saúde

“Temos muitos motivos para comemorar o ano que está findando, o que nos motiva a novas conquistas em 2019. Estamos confiantes que o setor saúde terá papel relevante na proposição de soluções para saúde do nosso país através de nossas entidades representativas. Juntos Somos Fortes! Sejamos pontes de farol da esperança! Desejamos a todos boas festas”, finaliza o superintendente do HSL.

Sérgio Baldisserotto

Graduado em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA). Residência médica em Pneumologia e Tisiologia, no Pavilhão Pereira Filho, da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Residência médica em Terapia Intensiva na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. É pneumologista titulado pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e Intensivista titulado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Doutor em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor na Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Instrutor e membro do Board consultivo do curso de Ventilação Mecânica da AMIB, VENUTI. Plantonista da UTI Área 2 do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre. É superintendente do Hospital São Lucas da PUC/RS desde dezembro de 2017.

Confira as entrevistas já publicadas e as datas de publicação das próximas

Dezembro

21 – Mohamed Parrini (Hospital Moinhos de Vento)

22 – Fernando Pedroso (Hospital Regional Santa Lúcia – Cruz Alta)

23 – Fábio Fraga (Hospital Mãe de Deus)

26 – Ângela Perin (Hospital Dr Astrogildo de Azevedo – Santa Maria)

27 – Odacir Rossato (Hospital Ernesto Dornelles)

28 – Hilton Mancio (Hospital Tacchini – Bento Gonçalves)

29 – Sérgio Baldisserotto (Hospital São Lucas da PUC-RS)

30 – Ilário Jandir de David (Hospital São Vicente de Paulo – Passo Fundo)

Janeiro

2 – Nadine Clausell (Hospital de Clínicas de Porto Alegre)

3 – Claudiomiro Carus (Hospital de Caridade -Erechim)

4 – Antônio Quinto Neto (Hospital Banco de Olhos)

5 – Ricardo Minotto (Hospital Divina Providência)

6 – Cleciane Simsen (Hospital Virvi Ramos – Caxias do Sul)

7- Adriana Acker (Grupo Hospitalar Conceição)

VEJA TAMBÉM