Gestão e Qualidade | 26 de dezembro de 2018

As conquistas que marcaram o ano de 2018 do Hospital Astrogildo de Azevedo de Santa Maria

Em entrevista exclusiva, diretora executiva fala sobre os desafios e investimentos para o próximo ano
As conquistas que marcaram o ano de 2018 do Hospital Astrogildo de Azevedo de Santa Maria

Para o Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (HCAA), de Santa Maria, o ano de 2018 foi de desafios, superações e de crescimento, “apesar dos tempos de resguardo financeiro e em meio às crises políticas e econômicas”, conforme detalha a diretora executiva, Angela Maria Perin. O Hospital, com mais de 100 anos de atuação, é referência para toda Região Central e Fronteira Oeste do RS.

O ano de 2019 também será de desafios – com os modelos de remuneração vigentes, por exemplo -, mas também de investimentos em tecnologia, gestão e processos, como aponta a diretora executiva, quarta entrevistada da série especial de final de ano do Portal Setor Saúde, que conta com a participação de 14 executivos de saúde de hospitais do Rio Grande do Sul.

Qualidade na assistência ao paciente

Angela Perin ressalta que, em 2018, o Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo passou por grandes desafios, e foi preciso união para superá-los. Com a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (FEHOSUL), participou ativamente neste ano de reuniões sobre a Resolução CMED nº 02/2018 e todas as tratativas para um novo modelo de relacionamento com o IPE-Saúde, que ocorreram no segundo semestre.

“Nos vimos no dever de buscar aprimoramento, qualificação e oferecer novos serviços, frente às demandas oriundas do crescimento global e, obviamente, de um ciclo de envelhecimento populacional, para ser de fato solução em saúde. Em 2018, foi necessário encontrar novas formas e alternativas de sustentabilidade, que garantissem a qualidade da assistência ao paciente, ter custos compatíveis, propor remuneração justa pelos serviços prestados e gerar lucratividade, fundamental ao desenvolvimento e crescimento do hospital”, explica.

Centro de Pesquisa Clínica, aplicativo e melhorias na estrutura

A diretora executiva cita como grandes conquistas do hospital em 2018 a instalação e credenciamento de um Centro de Pesquisa Clínica na instituição, e o lançamento do aplicativo Portal HCAA, “que agiliza o dia a dia do médico”, de acordo com Perin.

“Além de significativos investimentos em equipamentos, para as salas cirúrgicas e UTIs do hospital, sem nunca descuidar da segurança do nosso paciente”, frisa a executiva.

Em termos de infraestrutura, Perin destaca a necessidade de realizar uma grande obra, sem paralisação dos serviços, o que exigiu uma logística toda especial. “Tivemos um grande e inadiável desafio, que foi a troca do antigo telhado, com a remoção das telhas, calhas e estrutura de madeira. Isso ocorreu sem a paralisação de nenhum serviço. Foi um investimento altíssimo e necessário para a segurança de todos”, destaca.

Astrogildo_Predio_Hospital

Modelos de remuneração: desafio para 2019

“Para 2019, acredito que os maiores desafios serão os atuais modelos assistenciais, bem como os atuais modelos de remuneração, até porque as alterações necessárias e desejadas, são muito complexas e lentas”, aponta a diretora executiva do Astrogildo de Azevedo.

Investimentos em tecnologia, gestão e processos

A diretora executiva ressalta que o Hospital Astrogildo de Azevedo tem vários investimentos previstos, com projetos em fase de aprovação na Vigilância Sanitária. “São investimentos principalmente focados na reforma da estrutura física e ampliações para novos serviços. Também teremos a construção de um edifício-garagem com 500 vagas de estacionamento”, enfatiza.

Perin aponta que investimentos em tecnologia, gestão e processos também estão contemplados no planejamento estratégico do Hospital.

Expectativa quanto aos novos Governos, nas esferas Estadual e Federal

“Acredito que ao longo destes anos todos, o setor hospitalar nunca perdeu as esperanças de dias melhores, onde possam ser oferecidos cada vez mais serviços de saúde e da melhor qualidade à população brasileira”, avalia Perin.

Para que a população tenha uma saúde cada vez mais qualificada, a diretora executiva aponta que é necessário um olhar e envolvimento maior do Governo Estadual e Federal. “Que sejam feitas as reformas necessárias e urgentes que o país necessita. É isto que esperamos”, diz.

Mensagem de final de ano para o setor da saúde

“Agradeço a FEHOSUL pelo apoio e parceria ao longo deste ano. Digo que vários são os desafios a enfrentar para ter um hospital de qualidade, onde o paciente é o centro de todas as nossas atenções. A tarefa que não é fácil, pois a qualidade é uma jornada, não acontece da noite para o dia. Ao olharmos para nossa trajetória, avaliando o ano que se encerra, com metas e objetivos, temos a certeza do dever cumprido, que é reflexo de muito trabalho, dedicação e esforço. Por último, desejo a todos que 2019 chegue com muita alegria, trazendo paz, esperança e, principalmente, amor à vida”, finaliza.

Ângela Maria Perin

Desde junho de 2008, é diretora executiva do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo de Santa Maria. É diretora da FEHOSUL  e vice-presidente do Sindicato Patronal da Região Central do RS. É integrante do Fórum das Entidades Empresarias de Santa Maria/RS – FEESM. Foi diretora administrativa e diretora de Assuntos Interinstitucionais do Hospital Bruno Born, de Lajeado/RS. É formada em Consultoria Contábil – Financeira pela Universidade Federal do Paraná; também é bacharel em Ciências Contábeis pela Univates, de Lajeado; e formada em Administração Hospitalar pelo Ministério da Saúde. Pós-Graduada em Custos, Orçamentos e Controladoria pela Universidade de Lajeado, ainda é MBA em Administração e Direção Hospitalar, pela Fundação dos Administradores de Porto Alegre/RS. É Master em Organizações pela Fundação dos Administradores de Porto Alegre/RS. Perin já atuou como professora, e cursa direito atualmente. 

Confira as entrevistas já publicadas e as datas de publicação das próximas

Dezembro

21 – Mohamed Parrini (Hospital Moinhos de Vento)

22 – Fernando Pedroso (Hospital Regional Santa Lúcia – Cruz Alta)

23 – Fábio Fraga (Hospital Mãe de Deus)

26 – Ângela Perin (Hospital Dr Astrogildo de Azevedo – Santa Maria)

27 – Odacir Rossato (Hospital Ernesto Dornelles)

28 – Hilton Mancio (Hospital Tacchini – Bento Gonçalves)

29 – Sérgio Baldisserotto (Hospital São Lucas da PUC-RS)

30 – Ilário Jandir de David (Hospital São Vicente de Paulo – Passo Fundo)

Janeiro

2 – Nadine Clausell (Hospital de Clínicas de Porto Alegre)

3 – Claudiomiro Carus (Hospital de Caridade -Erechim)

4 – Antônio Quinto Neto (Hospital Banco de Olhos)

5 – Ricardo Minotto (Hospital Divina Providência)

6 – Cleciane Simsen (Hospital Virvi Ramos – Caxias do Sul)

7- Adriana Acker (Grupo Hospitalar Conceição)

VEJA TAMBÉM