Gestão e Qualidade | 23 de dezembro de 2018

Mãe de Deus destaca redefinição da estratégia, inauguração de hospital e melhorias para os pacientes

Atendimentos da Emergência passaram a ser realizados em menos de 30 minutos, diz Superintendente
Sistema de Saúde Mãe de Deus destaca redefinição da estratégia, inauguração de hospital e melhorias para os pacientes

Redefinições estratégicas possibilitaram que o Hospital Mãe de Deus, em 2018, alcançasse uma importante marca: mais de 90% dos atendimentos da Emergência já são resolvidos em menos de meia hora. A inauguração do Hospital Santa Ana, com atendimento prioritário ao Sistema Único de Saúde (SUS), também foi um grande destaque de 2018 do Mãe de Deus, como analisa o superintendente executivo da instituição, médico Fábio Fraga, terceiro entrevistado da série especial de final de ano do Portal Setor Saúde, que conta com a participação de 14 executivos de hospitais do Rio Grande do Sul.

Mudança na governança clínica e contratação de novos executivos

O superintendente executivo afirma que 2018 foi um ano muito importante para o Hospital Mãe de Deus, marcado pela redefinição da estratégia. “Fizemos mudanças na governança clínica e estratégica do negócio. Esses movimentos abrangeram a contratação de novos executivos do mercado e o desenvolvimento das potencialidades dos nossos colaboradores”, aponta.

Fraga ressalta o incremento em produtividade do Hospital uma das principais conquistas, em especial os fluxos de atendimento ao paciente da Emergência. A aplicação de ferramentas de gestão também trouxe resultados. “Desenvolvemos ferramentas de gestão, revisão de processos, incorporação de novas tecnologias e de conhecimento, gerando uma redução no tempo de atendimento, com o fundamental engajamento de toda a equipe. Assim, alcançamos uma performance com mais de 90% dos atendimentos realizados em menos de meia hora. Foi o grande diferencial, que fez com que todos os processos do Hospital fluíssem de uma forma mais natural e gerenciada, tirando a imprevisibilidade do dia a dia”, ressalta.

Hospital Santa Ana

A inauguração do Hospital Santa Ana, no bairro Teresópolis, Zona Sul de Porto Alegre, foi outra conquista para Fraga. O Santa Ana é resultado de uma parceria entre a Associação Educadora São Carlos (AESC) – mantenedora do Mãe de Deus – e a prefeitura de Porto Alegre para um atendimento prioritariamente pelo SUS. De acordo com o secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, atualmente estão disponíveis 205 leitos pelo SUS, sendo 58 voltados para saúde mental. A inauguração foi considerada um marco para a cidade do Porto Alegre, revertendo uma tendência de queda na oferta de leitos.

Hospital Santa Ana, em Porto Alegre

Hospital Santa Ana, em Porto Alegre

XXX

Expectativa para 2019, aplicação de recursos e desenvolvimento dos colaboradores

O ano de 2019 começará sob incerteza, acredita o superintendente executivo. Ele atribui isso às mudanças de governos, mas demonstra confiança de dias melhores. “Depositamos a expectativa do retorno do crescimento econômico, do consumo e da prestação de serviço de forma mais consistente”, salienta.

Além dos governos, as expectativas também são positivas para o Hospital. “O nosso desafio passa muito pela capacidade de fazer mais e melhor com os recursos que temos. Envolve, também, o aprimoramento da relação com o Corpo Clínico, o desenvolvimento dos nossos colaboradores na atenção ao cliente, na retenção do cliente, no reconhecimento do bom nome do Mãe de Deus e na ampliação da nossa atuação no mercado de Porto Alegre e de todo o Rio Grande do Sul”, enfatiza.

O superintendente executivo explica que o Hospital Mãe de Deus está revisando uma série de processos de gestão e também a incorporação de novas tecnologias. “Hoje, já contamos com o monitoramento muito intenso de todas as etapas de atendimento, com a revisão de processos de supply chain, de compras e de gestão de estoque, resultando no aprimoramento constante na forma de atuação”, diz.

Oncologia

“Estamos investindo na área de oncologia com uma redefinição do modelo e outras parcerias estão sendo feitas para trazer a Porto Alegre mais qualidade, mais segurança e investimentos também na área de diagnósticos e novos equipamentos”, completa.

Expectativa quanto aos novos Governos, nas esferas Estadual e Federal

Fraga se diz otimista e esperançoso de que “as mudanças necessárias aconteçam”. Para ele, o Brasil precisa rever algumas etapas importantes do seu crescimento, alcançar a ampliação do consumo e fazer reformas estruturais importantes, como a da Previdência.

“No âmbito estadual, acreditamos numa gestão aguerrida, nova, para poder implantar um novo jeito de governar”, pontua.

Mensagem de final de ano para o setor da saúde

“Temos uma gratidão imensa pelos objetivos atingidos, pela manutenção da qualidade do atendimento, pela fidelidade do nosso cliente e pela certeza de que estamos trilhando um caminho ético, de parceria com o mercado e de ganho assistencial. Acima de tudo, mantendo o Hospital Mãe de Deus como uma referência. Àqueles que depositam confiança em nossa instituição, temos o compromisso de estar sempre em busca do aprimoramento de nossos processos para oferecer soluções de saúde com eficiência e qualidade. Em nome do Hospital Mãe de Deus gostaria de desejar um 2019 com muitas realizações a todos”, finaliza o superintendente executivo.

Fábio Fraga

Médico graduado pela Universidade Sul Fluminense (RJ); realizou Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Real Sociedade Portuguesa de Beneficência, de Campinas (SP). Possui título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, emitido pela Febrasgo – Federação das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia. Ocupou os cargos de diretor executivo do Grupo Notre Dame Intermédica, nas Unidades de Campinas e Jundiaí; diretor médico do Complexo Hospitalar Pref. Edvaldo Orsi, de Campinas, superintendente da Rede Preferencial e Diagnóstica da Hapvida Sistema de Saúde. Desde abril de 2018, é superintendente executivo do Hospital Mãe de Deus.

Confira as entrevistas já publicadas e as datas de publicação das próximas

Dezembro

21 – Mohamed Parrini (Hospital Moinhos de Vento)

22 – Fernando Pedroso (Hospital Regional Santa Lúcia – Cruz Alta)

23 – Fábio Fraga (Hospital Mãe de Deus)

26 – Ângela Perin (Hospital Dr Astrogildo de Azevedo – Santa Maria)

27 – Odacir Rossato (Hospital Ernesto Dornelles)

28 – Hilton Mancio (Hospital Tacchini – Bento Gonçalves)

29 – Sérgio Baldisserotto (Hospital São Lucas da PUC-RS)

30 – Ilário Jandir de David (Hospital São Vicente de Paulo – Passo Fundo)

Janeiro

2 – Nadine Clausell (Hospital de Clínicas de Porto Alegre)

3 – Claudiomiro Carus (Hospital de Caridade -Erechim)

4 – Antônio Quinto Neto (Hospital Banco de Olhos)

5 – Ricardo Minotto (Hospital Divina Providência)

6 – Cleciane Simsen (Hospital Virvi Ramos – Caxias do Sul)

7- Adriana Acker (Grupo Hospitalar Conceição)

 

VEJA TAMBÉM

Verde, amarelo e vermelho: hospital rotula alimentos e aumenta venda de produtos saudáveis

Um recente estudo divulgado no JAMA Network Open (produzido pela Associação Médica Americana), realizado por pesquisadores do Massachusetts General Hospital (MGH), localizado em Boston (EUA), mostrou que inserir rótulos nos produtos alimentares em um refeitório hospitalar pode auxiliar na educação alimentar dos funcionários. Os resultados demonstraram a redução de “calorias compradas” pelos colaboradores e o aumento da venda
MERCADO

Centro Clínico Gaúcho contrata dois novos executivos

A operadora de planos de saúde Centro Clínico Gaúcho (CCG) anunciou a contratação de dois novos executivos. Mauro Medeiros Borges assume a diretoria executiva de operações, e Fábio Bernal Rossetto, a diretoria executiva financeira. Borges é médico e tem experiência em gestão no mercado hospitalar e de planos de saúde. Rossetto é economista com pós-graduação e experiência em gestão empresarial,
SEMINÁRIOS DE GESTÃO

Inovação, Novas Tecnologias e Gestão Disruptiva em Saúde com inscrições abertas

As inscrições para a terceira edição do Seminários de Gestão com o tema Inovação, Novas Tecnologias e Gestão Disruptiva em Saúde, já estão abertas. O evento ocorrerá no dia 2 de agosto, no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, Porto Alegre). As inscrições podem ser realizadas através deste link (inscrições realizadas até o dia 24/07, possuem desconto). Para a inscrição