Gestão e Qualidade | 27 de dezembro de 2018

Hospital Ernesto Dornelles destaca as principais conquistas e novidades para 2019

Superintendente explica as mudanças ocorridas na instituição nos últimos seis anos
Hospital Ernesto Dornelles destaca as principais conquistas em 2018 e apresenta novidades para o próximo ano

Há seis anos, o Hospital Ernesto Dornelles (HED) está redesenhando os processos que envolvem o paciente. No período, a instituição de Porto Alegre investiu também na contratação de colaboradores – as vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram ampliadas em mais de três vezes -, e foi criado um novo Laboratório de Análises Clínicas com a marca própria do HED. O grande marco de 2018 foi a conquista da Acreditação Hospitalar, atestado pelo Instituto de Acreditação Hospitalar e Certificação em Saúde (IAHCS), empresa credenciada à Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Estas conquistas e as perspectivas para o futuro foram abordadas pelo superintendente administrativo do Ernesto Dornelles, Odacir Vicente Binotto Rossato, quinto entrevistado da série especial de final de ano do Portal Setor Saúde, que conta com a participação 14 executivos de hospitais do Rio Grande do Sul.

Os investimentos de 2018

De acordo com o superintendente administrativo, o ano de 2018 foi de desafios para o HED, mas também de oportunidades. Rossato enfatizou a importância de estar atento às novas necessidades propostas pelo mercado, apontando que isto se torna possível por meio de um planejamento estratégico consistente, onde são avaliadas as tendências e ameaças de maior impacto no segmento. “O Hospital Ernesto Dornelles aposta em uma gestão de excelência, por meio do foco no paciente e o combate ao desperdício em todos os seus processos, visando a melhor otimização de seus recursos. Em 2018, investimos em adequações de áreas físicas, inovação tecnológica, na capacitação dos colaboradores, com foco centralizado na assistência ao paciente”, afirma.

Hospital Ernesto Dornelles inaugura Laboratório de Análises Clinicas

A conquista da Acreditação Hospitalar em 2018

“A Acreditação concretiza o compromisso da instituição com seus públicos. É uma decisão voluntária de atuar visando sempre a melhoria contínua, em um ambiente onde se vivencia a cultura da qualidade e as melhores práticas assistenciais e de gestão”, afirmou Rossato ao receber a certificação.

Os desafios

“Os desafios são múltiplos, pois vivemos num cenário ausente de recursos em todas as instâncias, seja municipal, estadual e federal. Porém, acreditamos que com muito foco em realizar uma gestão eficiente e no repensar do modelo, conseguiremos, com certeza, contornar as dificuldades apontadas”, ressalta o superintendente administrativo.

A missão e desafio do HED é proporcionar uma assistência integral e qualificada, aponta Rossato. “Para tal propósito, driblamos diariamente os percalços que se apresentam na área da saúde. Estamos preparando um ambiente seguro para que os médicos e a equipe assistencial, possam exercer a melhor medicina disponível”, diz.

600 novos postos de trabalho, qualificação, UTI ampliada e modernizada

De acordo com o superintendente administrativo, as recentes conquistas e melhorias do Ernesto Dornelles podem ser explicadas pelo redesenho dos processos que envolvem o paciente, trabalhados pela instituição há seis anos. “Durante este período, criamos mais de 600 novos postos de trabalho, nosso Departamento de Recursos Humanos está focado na qualificação do quadro funcional, a Unidade de Tratamento Intensivo foi modernizada e ocorreu a ampliação de 12 para 46 leitos”, enfatiza. Rossato também aponta a inauguração, em 2018, do Laboratório de Análises Clínicas com a marca própria do HED, além da reestruturação do Centro Cirúrgico.

Novo Serviço de Hemodiálise

E as ações também miram o futuro. “Estamos construindo um novo e moderno Serviço de Hemodiálise, que será inaugurado no primeiro semestre de 2019. São exemplos de algumas ações que estão previstas em nosso Planejamento Estratégico”, explica.

Expectativa quanto aos novos Governos, nas esferas Estadual e Federal

“Mesmo com as dificuldades, em especial financeiras, que é de conhecimento da sociedade, esperamos que os novos governantes deem a atenção que a saúde merece. Este [saúde] é um dos segmentos responsável pela movimentação da economia do país, e carece de valorização e investimento. Somos otimistas em relação a capacidade de resiliência de nossas lideranças, e vamos trabalhar com muita dedicação e âmago, para superar cada novo desafio que possa surgir”, salienta.

Mensagem de final de ano para o setor da saúde

“Convidamos a todos os colegas para juntos construirmos um modelo de saúde que atenda às expectativas de nossa comunidade, isso será determinante para nosso futuro. O Hospital Ernesto Dornelles acredita que unidos faremos de 2019, um ano de conquistas, superações e crescimento, para que assim voltemos a ser um Estado forte e oferecer uma melhor qualidade de vida à população. A todos, saúde e determinação. Boas festas”, deseja o superintendente administrativo do HED.

Odacir Rossato

É contabilista, executivo hospitalar, graduado em gestão hospitalar e pós-graduado em administração hospitalar, e Comendador do Instituto Cultural Giuseppe e Anita Garibaldi, de Bento Gonçalves. Desde 1970, atua no Hospital Ernesto Dornelles. Iniciou exercendo atividades de auxiliar administrativo, e ao longo da carreira assumiu cargos como chefe da tesouraria e contadoria, gerente financeiro-contábil, até assumir em 2010 a superintendência administrativa do HED, onde segue até hoje. Atualmente, é membro do conselho fiscal da FEHOSUL (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul); vice-presidente do Sindihospa (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre); e diretor financeiro da Associação de Hospitais de Porto Alegre (AHPA).

Confira as entrevistas já publicadas e as datas de publicação das próximas

Dezembro

21 – Mohamed Parrini (Hospital Moinhos de Vento)

22 – Fernando Pedroso (Hospital Regional Santa Lúcia – Cruz Alta)

23 – Fábio Fraga (Hospital Mãe de Deus)

26 – Ângela Perin (Hospital Dr Astrogildo de Azevedo – Santa Maria)

27 – Odacir Rossato (Hospital Ernesto Dornelles)

28 – Hilton Mancio (Hospital Tacchini – Bento Gonçalves)

29 – Sérgio Baldisserotto (Hospital São Lucas da PUC-RS)

30 – Ilário Jandir de David (Hospital São Vicente de Paulo – Passo Fundo)

Janeiro

2 – Nadine Clausell (Hospital de Clínicas de Porto Alegre)

3 – Claudiomiro Carus (Hospital de Caridade -Erechim)

4 – Antônio Quinto Neto (Hospital Banco de Olhos)

5 – Ricardo Minotto (Hospital Divina Providência)

6 – Cleciane Simsen (Hospital Virvi Ramos – Caxias do Sul)

7- Adriana Acker (Grupo Hospitalar Conceição)

VEJA TAMBÉM