Gestão e Qualidade | 11 de outubro de 2019

O impacto da Reforma Tributária na área da saúde será tema de evento em Porto Alegre no dia 21

Bruno Sobral, da CNSaúde, é uma das atrações do Seminários de Gestão da FEHOSUL
O impacto da Reforma Tributária na área da saúde será tema de evento em Porto Alegre no dia 21

A quarta edição de 2019 do Seminários de Gestão será realizada em Porto Alegre, no dia 21 de outubro (segunda-feira), com o tema As Reformas e a Sustentabilidade do Setor da Saúde. O evento ocorrerá no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, Porto Alegre). Promovido pela Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), em parceria com a Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS) e o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA), a edição contará ainda com a presença de Rogério Marinho, Secretário Especial de Previdência e Trabalho, secretaria ligada ao Ministério da Economia (veja a programação completa no final da matéria).

O diretor executivo da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Bruno Sobral, será uma das atrações do evento. Sobral, que apresentará a palestra “As Reformas Econômicas e Tributárias e seus Impactos na Saúde”, conversou sobre o evento com o Portal Setor Saúde.

“O momento atual do país é de muitas mudanças institucionais importantes. A maioria delas é extremamente positiva para o mundo empresarial, para os trabalhadores e para o país. Porém, mudanças sempre trazem desafios e riscos para os negócios. Nesse sentido é de extrema relevância que se faça essa discussão através de um evento como o promovido pela FEHOSUL”, destaca.

Em relação à Reforma Tributária, Sobral ressaltou os esforços realizados pela CNSaúde na interlocução das discussões sobre o tema. “A Reforma Tributária é essencial para o país. Ela vai permitir uma revisão de cargas exageradas na tributação. Inicialmente, enxergamos com bons olhos a proposta. Por outro lado, existem algumas ameaças relacionadas ao tema, que podem representar um aumento de carga tributária para os prestadores da saúde, e isso nos preocupa muito. Esse aumento da carga é indesejável e é contra isso que estamos atuando aqui em Brasília”, afirma.

De acordo com o diretor executivo, um dos pontos exigidos pela CNSaúde é a tributação diferenciada para o setor da saúde. “O que estamos brigando em Brasília, é para que tenhamos alíquotas diferenciadas para os serviços de saúde, que desonerem o SUS, bem como a Educação. Temos de entender que o setor da saúde é um dos que mais contribuem com a geração de empregos no país, e mesmo com a crise econômica, segue empregando. Se a proposta for de alíquota única para todos, será muito ruim”, explica.

Sobral, que já foi diretor da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), tem Mestrado em Economia e MBA na Georgetown University, nos Estados Unidos.

Seminarios_Gestao_Reformas_Programa_SOBRAL_BIO

As Reformas e a Sustentabilidade do Setor da Saúde

A edição também conta com a participação do economista Rogério Marinho, Secretário Especial de Previdência e Trabalho, secretaria ligada ao Ministério da Economia do atual governo federal, com o tema “As Reformas e o Novo Brasil”; dos advogados do escritório Machado Nunes, Renato Nunes e Lucas Magalhães, com o painel “A LGPD e as Repercussões no Setor da Saúde”; e do coordenador do Conselho de Relações do Trabalho e Sindicais da CNSaúde, Clovis Queiroz, com a palestra “As Reformas Previdenciária e Trabalhista e os Impactos na Saúde”. 


O patrocínio desta edição é do banco Banrisuldos laboratórios farmacêuticos AstraZeneca e MSDe da operadora de planos de saúde Unimed Porto AlegreA certificação será concedida pela faculdade Fasaúde/IAHCSe os apoiadores são IAHCS Acreditação e CBEXsO veículo de comunicação oficial do evento é o portal Setor Saúde.


Seminarios_Gestao_Reformas_SS

Até o dia 14/10, é possível se inscrever com desconto. 

Programa

[ 21 de outubro, segunda-feira, em Porto Alegre ]

12:10 [ RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO ]

13:00 [ ABERTURA ] Cláudio José Allgayer (Presidente da FEHOSUL e ONA. Vice-Presidente da Confederação Nacional de Saúde CNSaúde)

13:10 [ As Reformas e o Novo Brasil ]  

Rogério Marinho  (Secretário Especial de Previdência e Trabalho/Ministério da Economia – Brasília/DF)

14:10 [ A LGPD e as Repercussões no Setor da Saúde ] 

Renato Nunes (Advogado, sócio-fundador do escritório Machado Nunes – São Paulo/SP)

Lucas Magalhães(Advogado da equipe de Direito Digital e Data Privacy do escritório Machado Nunes – São Paulo/SP)

15:10 [ INTERVALO ]

15:40 [ As Reformas Econômicas e Tributárias e seus Impactos na Saúde ] 

Bruno Sobral (Diretor Executivo da Confederação Nacional de Saúde/CNSaúde – Brasília/DF) 

16:10 [ As Reformas Previdenciária e Trabalhista e os Impactos na Saúde ] 

Clóvis Queiróz (Coordenador do Conselho de Relações do Trabalho e Sindicais da Confederação Nacional de Saúde/CNSaúde  – Brasília/DF) 

16:40  [ Debate ] 

Renato Nunes

Lucas Magalhães

Bruno Sobral

Clovis Queiroz

17:10 [ Cerimônia de Entrega de Premiação do Conselho Regional de Administração / CRA (RS) ]  

17: 20 [ Encerramento ]

INSCRIÇÕES AQUI

Como as reformas e a LGPD impactam a sustentabilidade na Saúde

VEJA TAMBÉM

Mindray oferece treinamentos gratuitos de ventilação mecânica para hospitais no combate a Covid-19

Diante das novas configurações das equipes de saúde para enfrentar a alta demanda de casos de internação por Covid-19 em todo o território brasileiro, a Mindray, provedora de dispositivos e soluções médicas do mundo, passou a disponibilizar gratuitamente uma série de treinamentos hospitalares sobre ventilação mecânica para médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e engenheiros clínicos. A capacitação
covid-19

Hospital Moinhos de Vento presta consultoria para retomada das atividades com segurança

Equipes da Consultoria do Hospital Moinhos de Vento estão avaliando rotinas e indicando adaptações necessárias para dar mais segurança e reduzir os riscos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) no retorno das atividades de órgãos públicos, instituições e empresas. Para cada cliente, é feito um diagnóstico de acordo com o seu ramo de atuação e público,

PUCRS e Rede Divina Providência firmam convênio de cooperação acadêmica

 xx Em convênio assinado na segunda-feira (25), a PUCRS soma forças ao conceito de maternidade humanizada, segura e resolutiva presente no DNA de atuação das irmãs da Rede de Saúde Divina Providência. A finalidade do convênio firmado entre as instituições católicas é estabelecer e regulamentar um programa de cooperação acadêmica nas áreas de atuação e interesse comuns, iniciando pelo campo de prática