Gestão e Qualidade, Política | 9 de outubro de 2019

Impacto da Reforma da Previdência e o cenário pós Reforma Trabalhista no setor saúde serão debatidos pela FEHOSUL

Seminários de Gestão tem nova edição em Porto Alegre no dia 21 abordando Reformas e Sustentabilidade 
Impacto da Reforma da Previdência e o cenário pós Reforma Trabalhista no setor saúde serão debatidos pela FEHOSUL

A quarta edição de 2019 do Seminários de Gestão será realizada em Porto Alegre, no dia 21 de outubro (segunda-feira), com o tema As Reformas e a Sustentabilidade do Setor da Saúde. O evento ocorrerá no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, Porto Alegre). O Seminários de Gestão é promovido pela Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), em parceria com a Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS) e o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA).

O coordenador do Conselho de Relações do Trabalho e Sindicais da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Clovis Queiroz, será uma das atrações do evento, com a palestra “As Reformas Previdenciária e Trabalhista e os Impactos na Saúde”. O Portal Setor Saúde entrevistou o palestrante, abordando os principais tópicos que serão apresentados no evento. A atividade terá a ainda palestra de Rogério Marinho, Secretário Especial de Previdência e Trabalho, secretaria ligada ao Ministério da Economia do atual governo federal (veja a programação completa no final da matéria).


“ Na minha palestra, serão abordados assuntos como a fase atual da Reforma da Previdência, o cenário pós Reforma Trabalhista – o que se consolidou e o que não se consolidou -, e a nova Reforma Trabalhista em curso, com a revisão das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho e a criação do Grupo de Alto Estudos do Trabalho. Por fim, trataremos da Lei de Liberdade Econômica e suas implicações no mundo da saúde.

Queiroz também destacou a importância do setor para a economia do Brasil. “O setor da saúde hoje representa uma parcela muito significativa do PIB do nosso país, algo em torno de 10%. Isso, por si só, demonstra a força do setor e sua importância para o desenvolvimento e o crescimento do Brasil. Mesmo com muitas políticas públicas equivocadas do Estado, adotadas nos últimos anos, que burocratiza a atividade, o que levou ao fechamento de milhares leitos hospitalares, o setor tem apostado no seu potencial. O setor da saúde tem sido um dos principais geradores de empregos formais no Brasil, sendo o primeiro semestre de 2019 o melhor saldo positivo do setor da saúde dos últimos 18 anos”, ressalta.

Seminarios_Gestao_Reformas_Programa_Clovis_BIO_SS

O coordenador da CNSaúde também abordou a importância de um evento que discuta outros temas presentes no evento (como Lei Geral de Proteção de Dados e Reforma Tributária). “Diante do cenário atual, a FEHOSUL, exerce o seu papel de protagonista no fomento de importantes e relevantes debates para o setor da saúde, com a acertada decisão de realizar o Seminários de Gestão: As Reformas e a Sustentabilidade do Setor da Saúde. Os temas tratados darão aos seus participantes uma visão geral de todas as principais discussões em voga na esfera federal que afetam o ambiente de negócios dos segmentos da saúde, possibilitando antever possíveis riscos e oportunidades contidas nesses temas”, salienta.


O presidente da FEHOSUL, Cláudio Allgayer, reforça a necessidade da discussão destes temas, principalmente em relação à Reforma Trabalhista, em vigor desde o final de 2017. ” Quase dois anos após a Reforma [no dia 11/11/19 completa dois anos], ainda existem temas que dependem de uma melhor entendimento, tanto por parte de nossos gestores como por parte dos agentes públicos. Esta é uma grande oportunidade para dialogarmos em busca de uma maior segurança jurídica”, defende.

Claudio Allgayer, presidente da FEHOSUL

Claudio Allgayer, presidente da FEHOSUL

xxxx

As Reformas e a Sustentabilidade do Setor da Saúde

A edição também conta com a participação do economista Rogério Marinho, Secretário Especial de Previdência e Trabalho, secretaria ligada ao Ministério da Economia do atual governo federal, com o tema “As Reformas e o Novo Brasil”; dos advogados do escritório Machado Nunes, Renato Nunes e Lucas Magalhães, com o painel “A LGPD e as Repercussões no Setor da Saúde”; e do diretor executivo da CNSaúde, Bruno Sobral, com a palestra “As Reformas Econômicas e Tributárias e seus Impactos na Saúde”. 

Seminarios_Gestao_Reformas_SS


O patrocínio desta edição é do banco Banrisuldos laboratórios farmacêuticos AstraZeneca e MSDe da operadora de planos de saúde Unimed Porto AlegreA certificação será concedida pela faculdade Fasaúde/IAHCSe os apoiadores são IAHCS Acreditação e CBEXsO veículo de comunicação oficial do evento é o portal Setor Saúde.


Até o dia 14/10, é possível se inscrever com desconto. 

Programa

[ 21 de outubro, segunda-feira, em Porto Alegre ]

12:10 [ RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO ]

13:00 [ ABERTURA ] Cláudio José Allgayer (Presidente da FEHOSUL e ONA. Vice-Presidente da Confederação Nacional de Saúde CNSaúde)

13:10 [ As Reformas e o Novo Brasil ]  

Rogério Marinho  (Secretário Especial de Previdência e Trabalho/Ministério da Economia – Brasília/DF)

14:10 [ A LGPD e as Repercussões no Setor da Saúde ] 

Renato Nunes (Advogado, sócio-fundador do escritório Machado Nunes – São Paulo/SP)

Lucas Magalhães(Advogado da equipe de Direito Digital e Data Privacy do escritório Machado Nunes – São Paulo/SP)

15:10 [ INTERVALO ]

15:40 [ As Reformas Econômicas e Tributárias e seus Impactos na Saúde ] 

Bruno Sobral (Diretor Executivo da Confederação Nacional de Saúde/CNSaúde – Brasília/DF) 

16:10 [ As Reformas Previdenciária e Trabalhista e os Impactos na Saúde ] 

Clovis Queiroz (Coordenador do Conselho de Relações do Trabalho e Sindicais da Confederação Nacional de Saúde/CNSaúde  – Brasília/DF) 

16:40  [ Debate ] 

Renato Nunes

Lucas Magalhães

Bruno Sobral

Clovis Queiroz

17:10 [ Cerimônia de Entrega de Premiação do Conselho Regional de Administração / CRA (RS) ]  

17: 20 [ Encerramento ]

INSCRIÇÕES AQUI

Como as reformas e a LGPD impactam a sustentabilidade na Saúde

VEJA TAMBÉM