Melina Schuch assume Gerência de Estratégia, Inovação e Marketing do Hospital Moinhos de Vento
Nova gerente aposta em uso de dados para tomada de decisão e otimização de resultadosO Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, segundo melhor do Brasil e sexto da América Latina, anunciou a executiva Melina Moraes Schuch para a nova Gerência de Estratégia, Inovação e Marketing. O cargo incorpora três frentes que vêm ganhando destaque — e ampliando a atuação nacional da instituição — na última década.
A gestora ocupava, até o primeiro trimestre deste ano, o cargo de gerente de Estratégia Corporativa. Posteriormente agregou a área de Inovação, com o lançamento do Centro de Inovação Atrion Moinhos. Por fim, o Marketing passou a ser liderado também por Melina. Conforme o Hospital Moinhos, “ligados ao desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços, esses eixos concentram parcela significativa dos projetos de expansão previstos para os próximos anos.”
Ao incorporar a área, Melina destaca que o trabalho vinha sendo conduzido de forma habilidosa e eficiente, o que contribuiu para que a instituição chegasse ao segundo lugar no ranking dos melhores hospitais do Brasil e em sexto da América Latina. “Assumo o Marketing de uma marca já consolidada, que fundamenta sua comunicação na verdade e na excelência dos serviços prestados. Ingresso para reforçar o que já vinha sendo feito e assumo o desafio de implementar a renovação inevitável que uma instituição deste porte exige”, salienta.
Basear processos de decisão em dados
A executiva ressalta que a estratégia será basear os processos de decisão em dados — no curto, médio e longo prazo:
De analista a gerente
Com experiência em agência de publicidade, Melina iniciou há 13 anos como analista de Marketing no Hospital Moinhos de Vento. Atuou na abertura de novos mercados como analista comercial. Em 2013, assumiu a coordenação de Inovação e Processos, e dois anos depois, a gerência de Estratégia Corporativa. Recentemente, liderou a implantação da Consultoria Moinhos de Vento, a implementação do núcleo de Saúde Digital a do Centro de Inovação Atrion.
Melina é formada em Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e possui MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de certificação em Inteligência Competitiva pela Academy of Competitive Intelligence (ACI).
Sobre Hospital Moinhos de Vento
Desde sua fundação em 1927, o Hospital Moinhos de Vento tem como missão cuidar de vidas e colaborar com o desenvolvimento do país, promovendo uma medicina de excelência, na vanguarda dos melhores modelos de saúde internacionais. A instituição se consolidou como referência nacional com expertise mundial, sendo um modelo em práticas médicas, assistenciais e de gestão.
O hospital gaúcho é o único brasileiro afiliado à Johns Hopkins Medicine International e um dos seis de excelência do país, segundo o Ministério da Saúde. Em 2021, foi considerado pelo ranking da Revista Newsweek o segundo melhor hospital do Brasil. A avaliação da publicação norte-americana também possui apenas 2 brasileiros entre os 100 melhores do mundo — o Moinhos de Vento é um deles. Pelo ranking da América Economía Intelligence, é também o segundo do Brasil e o sexto melhor da América Latina. Em 2020, obteve a sétima acreditação pela Joint Commission International, mais importante consultoria mundial de acreditação hospitalar.
“Com uma trajetória de pioneirismo e inovação, [o Hospital Moinhos de Vento] já realizou dezenas de procedimentos inéditos no Brasil e na Região Sul, de alta complexidade, nas áreas da cardiologia e cirurgia vascular, neurologia, oncologia, cirurgia robótica e terapia genética. Na última década, desenvolveu programas de telemedicina, nos quais foram atendidos pacientes nas mais variadas especialidades médicas e em projetos de qualificação do Sistema Único de Saúde, em parceria com os governos federal e estadual”, destaca em comunicado a instituição hospitalar.
Com informações Hospital Moinhos. Edição SS.