Política | 25 de junho de 2026

Em visita à FEHOSUL, presidente do IPE SAÚDE confirma o pagamento de R$ 85 milhões

Paulo Rogério Silva dos Santos conversou com a diretoria da entidade e com dirigentes de hospitais e clínicas nesta quarta-feira (24).
Em visita à FEHOSUL, presidente do IPE SAÚDE confirma o pagamento de R$ 85 milhões-

 

O diretor-presidente do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (IPE Saúde), Paulo Rogério Silva dos Santos, visitou, a convite, a sede da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), em Porto Alegre. Ele veio acompanhado do chefe de gabinete da presidência do IPE Saúde, Renato Werlang. O encontro, realizado na manhã desta quarta-feira (24), reuniu diretores da FEHOSUL, dirigentes hospitalares e de clínicas para dialogar sobre o fortalecimento da rede credenciada, o avanço das negociações e soluções relacionadas ao presente e futuro da autarquia. O deputado estadual Dr. Thiago Duarte (PDT) também esteve presente. Na ocasião, o IPE Saúde confirmou o pagamento de R$ 85 milhões em glosas represadas aos prestadores hospitalares — liberação que resultou do trabalho técnico conjunto da FEHOSUL com a autarquia.


SS-BANNER-HEALTH-MEETING


Marcada por um tom de franqueza, transparência e abertura ao diálogo, a reunião evidenciou o empenho das partes em dialogar e construir pontes para a relação entre a autarquia e os prestadores. Foram expostos  com clareza os limites e os desafios envolvidos e todos se colocaram à disposição para manter um diálogo permanente, voltado ao fortalecimento da rede credenciada e à ampliação das parcerias entre as instituições e o Instituto.


banner-iahcs-ss


O recurso de R$ 85 milhões já está provisionado e disponível em caixa, conforme afirmou o presidente Paulo Rogério, e o pagamento de outros R$ 17 milhões restantes segue em análise.

Com transparência, Paulo Rogério reconheceu que a defasagem no número de médicos auditores é um problema de longa data, anterior à sua gestão, e foi enfático ao afirmar que os prestadores não têm culpa pela retenção das contas decorrente dessa carência. O dirigente disse estar empenhado em buscar uma solução o quanto antes para a falta de auditores e relatou as dificuldades de contratação enfrentadas pela autarquia.


MK-0114-26--Seminário-de-Gestão-banner


O presidente do IPE Saúde detalhou ainda que o valor a ser pago foi apurado por um critério impessoal. Paulo Rogério afirmou que o repasse deve ser efetivado, tentativamente, no dia 3 de julho.

Cláudio Allgayer agradeceu a liberação dos R$ 85 milhões, mas enfatizou que o pleito da FEHOSUL contempla o pagamento também dos 17 milhões restantes ainda no mês de julho. Ao longo do encontro, os diretores da FEHOSUL e os representantes de hospitais e clínicas apresentaram um conjunto de propostas, preocupações e demandas relacionadas ao presente e futuro do IPE — pontos que seguirão em discussão no diálogo permanente com a autarquia.

ipe saude fehosul

O deputado Dr. Thiago Duarte saudou a retomada do diálogo como um novo momento na relação entre a autarquia e os prestadores e lembrou que o passivo de glosas se origina de pelo menos duas gestões anteriores. Médico e autor de proposições sobre o financiamento da saúde, o parlamentar reforçou seu empenho na busca por soluções. Outras saídas para o futuro do IPE Saúde também foram sugeridas ao deputado para análise no campo político, focadas em mudanças estruturais que possam dar um fôlego financeiro maior ao IPE. “É sabido por todos que o modelo atual do IPE é insustentável e que ele precisará passar por mudanças estruturais de amplo espectro”, pontuou Allgayer.

Paulo Rogério antecipou que o IPE Saúde prepara a modernização de seu sistema de gestão, hoje com cerca de 25 a 30 anos, e que o recredenciamento de hospitais e clínicas está previsto para o segundo semestre, após a conclusão da primeira etapa do credenciamento médico — que já elevou o número de médicos credenciados para cerca de 7 mil, com projeção de chegar a 10 mil. O dirigente apontou ainda desafios de alcance nacional, como a judicialização de medicamentos de alto custo, estimada em cerca de R$ 1 bilhão, e a necessidade de maior regulação na relação com os prestadores.

ipe saude fehosul glosas

A visita dá sequência ao primeiro contato oficial entre a FEHOSUL e a nova gestão do instituto, realizado em novembro de 2025 e a reuniões posteriores e reforça a aposta do setor no diálogo permanente visando a previsibilidade dos repasses e o fortalecimento da rede credenciada do Estado.

fehosul ipe saude negociacao

Estiveram presentes Cláudio Oliveira (Diretor Administrativo e Financeiro da Rede de Saúde Divina Providência e Conselheiro Administrativo e Financeiro do SINDIHOSPA), Fernando Pedroso (Diretor de Relações Institucionais e Novos Negócios do Hospital Regional Santa Lúcia de Cruz Alta/RS e Diretor da FEHOSUL), Glênio Machado (Diretor da Oncotrata), Hilton Mancio (CEO do Tacchini Saúde — Bento Gonçalves e Diretor da FEHOSUL),, Luiz Antônio Godoy (Diretor Técnico da Clínica São José — Porto Alegre), Odacir Rossatto (Superintendente Executivo do Hospital Ernesto Dornelles, Vice-Presidente da FEHOSUL e Conselheiro do SINDIHOSPA), Ramon Ritter (Diretor da Oncoprev) e Sandro Junqueira (Diretor Executivo do Hospital Mãe de Deus e Conselheiro do SINDIHOSPA).

VEJA TAMBÉM