Gestão e Qualidade | 6 de janeiro de 2019

Hospital Virvi Ramos celebra recertificações da ONA e ISO 9001

Em entrevista exclusiva, diretora Cleciane Simsen destaca demais conquistas e projetos da instituição
Hospital Virvi Ramos celebra recertificações da ONA e ISO 9001

São muitos motivos que o Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, têm para celebrar no ano de 2018. Apesar da crise econômica enfrentada pelo Rio Grande do Sul e pelo país, a instituição conseguir garantir atendimento de excelência, realizando constantes investimentos na estrutura física, no parque tecnológico e na capacitação dos colaboradores, como afirma a diretora executiva de Saúde e Educação da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos (mantenedora do Hospital Virvi Ramos e da Faculdade Fátima), Cleciane Doncatto Simsen, 13ª entrevistada da série especial do Portal Setor Saúde, que conta com a participação de 14 executivos de hospitais do Rio Grande do Sul.

“Desde sua fundação, em março de 1957, o Hospital Virvi Ramos vive uma busca constante pela qualidade e excelência nos serviços prestados”, aponta a diretora executiva. O Hospital Virvi Ramos é mantido pela Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, instituição filantrópica que completou 60 anos em 2017 e que mantém na área da saúde o Hospital, e na área da Educação a Faculdade Fátima.c

Investimentos 

Simsen afirma que, apesar das dificuldades econômicas enfrentadas pelo RS e pelo Brasil, investimentos foram realizados. “No ano de 2018, a instituição tem muito a celebrar, pois  manteve o foco em sua principal estratégia: garantir atendimento de excelência à comunidade de Caxias do Sul. Neste sentido, foram realizados constantes investimentos na estrutura física, no parque tecnológico e na capacitação das pessoas”, diz.

A sustentabilidade e o investimento em tecnologia são marcas importantes da instituição, ressalta a diretora executiva. Atualmente, o Virvi Ramos conta com 146 leitos de internação, para convênios particulares e também  para o Sistema Único de Saúde (SUS).

“A prova disso é que o Hospital investiu na modernização de vários serviços, no serviço de Diagnóstico por Imagem, com a aquisição de aparelhos de raio-x e mamografia digital. Também foram investidos recursos na modernização das UTI’s Neonatal e Adulto,  que tiveram o número de leitos ampliados, passando de 11 para 19, sendo nove Neonatal e dez adulto”, ressalta. Além disso, a diretora executiva afirma que foi realizada a reestruturação da área física e tecnológica no serviço de Emergência e ambulatório, e reestruturação da lavanderia.

Hemodinâmica e laboratório de análises clínicas

“Outro destaque em investimento está na área da hemodinâmica, já que o hospital é referência na região, por possuir um dos aparelhos mais modernos, que facilita e agiliza a realização de exames”, frisa Simsen. Para a gestão da hotelaria, a diretora executiva informa que houve investimento na lavanderia, com mudança de área física e aquisição de equipamentos de última geração. “A partir desta mudança, o hospital passou a prestar serviços para outras instituições de saúde”, diz.

Simsen aponta também o Laboratório de Análises Clínicas do Virvi Ramos, com sedes dentro do hospital e outras duas no centro da cidade de Caxias do Sul. “O Laboratório se destaca pela qualificação dos serviços prestados, sendo o serviço de referência para coleta descentralizada para o SUS e também para outras operadoras de planos  de saúde, e conta com estrutura automatizada, que proporciona resultados mais rápidos e precisos”, ressalta.

Cleciane Simsen (Hospital Virvi Ramos-Caxias do Sul)

Cleciane Simsen é fellow do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs Capítulo Sul)

xx

Meio ambiente e sustentabilidade

A diretora executiva salienta que o cuidado com o meio ambiente também é uma prática do hospital, que desde 2012 conta com uma ETE – Estação de Tratamento de Efluentes, que visa dar destino correto a todos os resíduos gerados na atividade hospitalar, a fim de evitar danos e garantir a prevenção à poluição e preservação do meio ambiente.

“Além disso, o hospital mantém um programa de sustentabilidade, que conta com iniciativas focadas na reciclagem de lixo, na gestão do desperdício alimentar, no uso racional da água e da energia e no descarte adequado de materiais eletrônicos, pilhas, baterias, dentre outros”, acrescenta.

Clínica de saúde popular Virvi Clin

Um dos muitos motivos de orgulho da diretora executiva é o Virvi Clin, clínica de saúde popular, especializada em tratamento de problemas de saúde com atendimento ágil, médicos e enfermeiros qualificados, facilidade e rapidez no agendamento de consultas e preços acessíveis.

“Na Virvi Clin, além de consultas de clínica médica, também são oferecidas consultas com médicos especialistas em diversas áreas, além de serviços de avaliação primária em saúde, procedimentos médicos e procedimentos de enfermagem. Por buscar suprir uma necessidade da população, a Virvi Clin foi criada com um conceito de baixo custo e agilidade para o usuário quando comparados a serviços particulares”, aponta.

Recertificação da ONA e ISO 9001

A diretora executiva celebra duas certificações que dão distinção e comprovam a qualidade do Virvi Ramos: a da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e também o ISO 9001. Em 2017, o hospital de Caxias do Sul conquistou a recertificação da ONA, conferida pela empresa certificadora DNV (Det Norske Veritas).

O Virvi Ramos também foi recredenciado recentemente com a certificação ISO 9001:2015, que referenda qualidade no sistema de gestão da instituição hospitalar. “Até o ano passado, o Hospital vinha sendo certificado pela norma ISO 9001:2008, e é um dos primeiros do Estado a receber a certificação da norma ISO atualizada”, diz Simsen.

Novo serviço de oncologia

Em dezembro, entrou em funcionamento o novo serviço de Oncologia, Hematologia e Reumatologia do Hospital Virvi Ramos, por meio de uma parceria com a Clínica Oncoserra, que assume espaço dentro da instituição para atendimento aos pacientes. O acordo prevê que a Oncoserra atenda todos os convênios credenciados pela própria clínica e pelo Hospital Virvi Ramos. Além dos conveniados, a clínica também atenderá de forma particular.

“A Oncoserra assumirá todos os serviços de oncologia e reumatologia do hospital e terá sua clínica dentro da instituição para atendimento aos pacientes esta parceria agregará  muito valor à instituição, tendo em vista que a clínica é referência no Estado pela qualidade e eficiência nos serviços prestados”, diz Simsen.

Destaque na Educação

Também foi motivo de celebração as conquistas na área da educação. “A Faculdade Fátima, que oferta cursos de Graduação em Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição; e iniciará com o curso Psicologia  no segundo semestre de 2019, e cursos Técnicos de Enfermagem e Radiologia, passou por Ato regulatório e obteve em seu recredenciamento conceito 4”, explica.

“A cada cinco anos, o Ministério da Educação (MEC) avalia as instituições de ensino com intuito de credenciá-las ou não para a oferta de cursos de graduação, tecnólogos, pós, pesquisa e extensão. Uma equipe do Ministério da Educação esteve em Caxias do Sul para avaliar a Faculdade Fátima. Além de visitar as instalações de ensino, pesquisa e extensão, laboratórios de práticas e demais espaços, eles analisaram documentos e realizaram reuniões com gestores, professores, alunos e funcionários. “O resultado é que a instituição não só foi recredenciada por mais cinco anos, como obteve uma nota alta na avaliação. De 1 a 5, a Faculdade Fátima conquistou um conceito de excelência”, celebra a diretora executiva, que salienta a busca pelo diferencial e a excelência de ser a ‘Faculdade da Saúde’ da região da Serra.

“Vale lembrar, que a avaliação do MEC abrange cinco eixos estratégicos e 10 dimensões no processo de credenciamento. A Faculdade Fátima, por exemplo, destacou-se no quesito de Gestão, onde obteve conceito máximo, nota 5, em virtude de políticas acadêmicas adequadas e planejamento exemplar”, pontua. De acordo com Simsen, a gestão de pessoas é prioridade na estratégia da instituição. Ela aponta que foram realizadas inúmeras capacitações e cursos de aperfeiçoamento aos gestores do Hospital.

“Exemplo disto foi a parceria que a Faculdade Fátima e a renomada Escola OCRA Brasiliana, com sede em Curitiba, associada a EPM (Internacional School of Ergonomics Posture and Movement) e em colaboração com a Universitá Degli Studi di Milano, oficializaram parceria para oferta de 10 cursos propostos pelo método OCRA”, afirma.

O primeiro curso a ser ofertado pela parceria, aconteceu em 2018, o Método MAPHO, que trata sobre Ergonomia Hospitalar. “A escolha se dá por ser um tema atual e indispensável na prática hospitalar , o Método MAPHO, que tem por finalidade identificar riscos relacionados à movimentação manual de pacientes, fazer a gestão científica do risco e consequentemente, melhorar a assistência ao paciente”, ressalta.

 Reestruturação e ampliação dos serviços ambulatoriais em 2019

De acordo com a diretora executiva, está prevista a reestruturação a ampliação de todos os serviços ambulatoriais, que terão um aumento em mil metros quadrados, visando ofertar mais conforto e comodidade de vários serviços em um mesmo local. “Também está prevista a mudança na área física da farmácia interna, melhoria nas áreas de conveniência e farmácia externa, ampliação e mudança da unidade de oftalmologia. Serão feitos vários investimentos em estrutura física, tecnológica e de pessoas  buscando garantir a melhor experiência dos pacientes”, explica.

Complexo_Saude_Educacao_Virvi_Ramos

Legado do Dr. Virvi Ramos

“Os desafios são constantes e em todas as áreas, mas o principal e mais abrangente é seguir o lema de nosso fundador, Dr. Virvi Ramos: fazer o bem, em todos os aspectos. Nas relações com o mercado, nas relações com o corpo clínico, na manutenção dos programas de qualidade, na garantia em  melhorar a experiência dos pacientes , na satisfação dos colaboradores, buscando assim a sustentabilidade e perenidade da instituição”, destaca.

Expectativa quanto aos novos Governos, nas esferas Estadual e Federal

“A expectativa é que o Brasil, em especial  e o Rio Grande do Sul, melhorem em todos os aspectos  (políticos, econômicos e sociais). Que possamos gerar mais empregos, formar pessoas  qualificadas e que contribuam para o desenvolvimento da sociedade, que tenhamos menos desigualdade social, que a burocracia não se sobreponha às necessidade de mudanças dos processos que envolvem o sistema de saúde  e que consequentemente a esperança de um Brasil melhor se concretize e sejamos mais felizes”, deseja a executiva de Caxias do Sul.

Mensagem de final de ano para o setor da saúde

“O setor de saúde é um setor que  ainda necessita ser mais reconhecido em todas as esferas: políticas, sociais, econômicas, dada a importância que desempenha  no cenário nacional. São necessários investimentos, trabalho sério, conhecimento científico para melhorarmos os processos de saúde e doença. Temos um compromisso muito grande com a população, é preciso investir em prevenção, conscientização e controle  das pessoas para desenvolverem hábitos de vida mais saudáveis, é fundamental que doenças sejam evitadas. É digno que tenhamos instituições sólidas e que propiciem segurança para os pacientes e colaboradores. Por fim, temos que manter a esperança que união e trabalho em equipe  podem provocar mudanças e gerar grandes resultados. Desejo que 2019 seja o ano que possamos concretizar o sonho de que dias melhores estão por vir”, finaliza.

Cleciane Simsen

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela UCS – Universidade de Caxias do Sul; Pós graduada em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto – São Paulo; também é Pós graduada em Saúde Coletiva pela Universidade de Ribeirão Preto – São Paulo. É Mestre em Ciências da Saúde pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul; MBA em Gestão de Negócios, pela Fundação Dom Cabral. Foi docente da UCS- Universidade de Caxias do Sul durante 16 anos; e diretora de Saúde do Plano de Saúde Fátima por 13 anos. Atualmente, é diretora executiva de Saúde e Educação da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, mantenedora do Hospital Virvi Ramos e da Faculdade Fátima. Também é presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde da Região Nordeste do Rio Grande do Sul. É diretora de Saúde da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços, de Caxias do Sul.

Confira as entrevistas já publicadas e as datas de publicação das próximas

Dezembro

21 – Mohamed Parrini (Hospital Moinhos de Vento)

22 – Fernando Pedroso (Hospital Regional Santa Lúcia – Cruz Alta)

23 – Fábio Fraga (Hospital Mãe de Deus)

26 – Ângela Perin (Hospital Dr Astrogildo de Azevedo – Santa Maria)

27 – Odacir Rossato (Hospital Ernesto Dornelles)

28 – Hilton Mancio (Hospital Tacchini – Bento Gonçalves)

29 – Sérgio Baldisserotto (Hospital São Lucas da PUC-RS)

30 – Ilário Jandir de David (Hospital São Vicente de Paulo – Passo Fundo)

Janeiro

2 – Nadine Clausell (Hospital de Clínicas de Porto Alegre)

3 – Claudiomiro Carus (Hospital de Caridade -Erechim)

4 – Antônio Quinto Neto (Hospital Banco de Olhos)

5 – Ricardo Minotto (Hospital Divina Providência)

6 – Cleciane Simsen (Hospital Virvi Ramos – Caxias do Sul)

7 – Adriana Acker (Grupo Hospitalar Conceição)

VEJA TAMBÉM