Gestão e Qualidade | 30 de dezembro de 2018

As conquistas do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo no ano de seu centenário

Superintendente executivo, Ilário Jandir de David detalha ano de conquistas da instituição
As conquistas do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo no ano do centenário

O ano de 2018 foi muito especial para o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo. Afinal, a instituição de saúde celebrou o seu centenário. E os motivos para comemorar não se encerram apenas na data: neste ano, o São Vicente de Paulo conquistou a Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) – Nível 1, como festeja o superintendente executivo, Ilário Jandir de David, oitavo entrevistado da série especial de final de ano do Portal Setor Saúde, que conta com a participação de 14 importantes executivos de saúde de hospitais do Rio Grande do Sul.

As lideranças da saúde analisaram como foi o ano de 2018 em suas instituições, apontaram os desafios para 2019, além de adiantar quais investimentos e projetos estão sendo pensados para o próximo ano. Além disso, os entrevistados disseram o que esperam dos próximos Governos eleitos – nas esferas Estadual e Federal – e também deixaram uma mensagem de final de ano para os leitores. A série está publicada de 21 de dezembro a 7 de janeiro de 2019 (confira o cronograma no final da matéria).

Centenário e a conquista da Acreditação ONA

O superintendente executivo confidencia que ano de 2018 internamente foi cheio de emoções, em razão do centenário do Hospital São Vicente de Paulo. Ocorreu uma vasta programação, envolvendo funcionários, médicos, pacientes e comunidade. “Foram vários momentos de homenagens, eventos científicos alusivos aos 100 anos. Tivemos inaugurações, a Mostra Centenária Itinerante, que culminou com o lançamento do livro box Hospital São Vicente de Paulo: 100 anos de história”, conta.

A Mostra Centenária Itinerante, idealizada pelo superintendente executivo, conta com painéis e objetos que trazem como tema “Linha do Tempo”, “Galeria do Fundador, Presidentes, Vice-presidentes e Associados do HSVP”, “Recursos Humanos”, “Mostra Religiosa” e “Medicina, Enfermagem e Farmácia Hospitalar”, resgatando a história, os personagens e a evolução do hospital. Já o livro box conta com quatro fascículos: A Saga dos Vicentinos; 100 anos do Hospital São Vicente de Paulo; O Paciente em Primeiro Lugar; e Linha do Tempo do HSVP.

Mercado 

“No aspecto do relacionamento com o mercado, até em função da crise em que a saúde como um todo está mergulhada, não foi um ano favorável. Nesse sentido sentimos os reflexos das operadoras de planos de saúde, também com dificuldades financeiras, reduzindo custos, perdendo segurados em função da recessão”, salienta o superintendente executivo. Porém, Ilário conta que, mesmo em meio às dificuldades, impactos externos positivos puderam ser sentidos. Ele ressalta a principal conquista de 2018: a conquista da Acreditação ONA, nível 1.

HSVP_Foto

SUS e soluções

“Certamente hospitais como o São Vicente, que atendem grande volume da população do SUS, terão dificuldades econômicas e financeiras ”, ressalta. De acordo com o superintendente executivo, o principal desafio para 2019 será buscar novos recursos, além de reduzir atendimentos deficitários, e rever custos operacionais. “Será importante buscar consultorias especializadas e manter-se ligado com nossa Federação (FEHOSUL)”, aponta.

Apesar das dificuldades, São Vicente de Paulo seguirá investindo

Ilário Jandir de David ressalta que, apesar das dificuldades financeiras que o setor da saúde enfrenta, há inúmeros projetos para investimentos no São Vicente de Paulo. São investimentos em infraestrutura, tecnologia, novos leitos de UTI, novos leitos para pacientes privados, instalação de um PET-CT e inauguração de uma nova área ambulatorial voltada ao tratamento oncológico, aponta o superintendente executivo. “Na área de gestão e processos será o maior investimento”, afirma.

Expectativa quanto aos novos Governos, nas esferas Estadual e Federal

“Sempre há expectativas em relação à mudança de governo, porém muita cautela, visto que nosso estado passa pela pior crise econômica e financeira da história. Diante disso, certamente teremos que criar novas alternativas de gestão, buscando fazer mais com menos. Tenho certeza que será um ano muito difícil e desafiador”, salienta.

Mensagem de final de ano para o setor da saúde

“Muito embora o setor de saúde tenha sido relegado a segundo plano pelos órgãos governamentais, tenho certeza que os profissionais de saúde, seja na gestão ou na assistência, saberão manter-se unidos em torno de suas associações e federações em defesa da vida. Feliz Ano Novo!”, deseja o executivo de Passo Fundo.

Ilário Jandir de David

Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-graduado em Administração Hospitalar, pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IACHS). Membro do Comitê dos Hospitais Filantrópicos do Brasil. Atuou como Diretor da Associação dos Hospitais do Estado do Rio Grande do Sul (AHRGS) e como Diretor da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL). Fundou e presidiu, por mais de 20 anos, o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Planalto Médio e Alto Uruguai. Foi Diretor da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo (ACISA). Superintendente Executivo do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, onde é colaborador desde 1972.

Confira as entrevistas já publicadas e as datas de publicação das próximas

Dezembro

21 – Mohamed Parrini (Hospital Moinhos de Vento)

22 – Fernando Pedroso (Hospital Regional Santa Lúcia – Cruz Alta)

23 – Fábio Fraga (Hospital Mãe de Deus)

26 – Ângela Perin (Hospital Dr Astrogildo de Azevedo – Santa Maria)

27 – Odacir Rossato (Hospital Ernesto Dornelles)

28 – Hilton Mancio (Hospital Tacchini – Bento Gonçalves)

29 – Sérgio Baldisserotto (Hospital São Lucas da PUC-RS)

30 – Ilário Jandir de David (Hospital São Vicente de Paulo – Passo Fundo)

Janeiro

2 – Nadine Clausell (Hospital de Clínicas de Porto Alegre)

3 – Claudiomiro Carus (Hospital de Caridade -Erechim)

4 – Antônio Quinto Neto (Hospital Banco de Olhos)

5 – Ricardo Minotto (Hospital Divina Providência)

6 – Cleciane Simsen (Hospital Virvi Ramos – Caxias do Sul)

7- Adriana Acker (Grupo Hospitalar Conceição)

VEJA TAMBÉM