Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 21 de novembro de 2017

Faculdade Fátima oficializa parceria com a Escola OCRA Brasiliana, especializada em ergonomia no trabalho

Primeiro curso a ser oferecido pela parceria será o Método MAPHO
Faculdade Fátima oficializa parceria com a Escola OCRA Brasiliana, especializada em ergonomia no trabalho

A Faculdade Fátima (da mesma mantenedora do Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul) e a renomada Escola OCRA Brasiliana, com sede em Curitiba, associada a EPM (Internacional School of Ergonomics Posture and Movement) e em colaboração com a Universitá Degli Studi di Milano, oficializaram parceria para oferta de 10 cursos propostos pelo método OCRA. O lançamento oficial da união entre as instituições se deu na última quinta-feira, dia 16 de novembro, com a palestra Metodologia científica para avaliação de risco ergonômico no trabalho, ministrada pelos diretores da Escola OCRA Brasiliana, Dr. Ruddy Facci e Dr. Edoardo Santino.

A Escola OCRA Brasiliana tem sede em Curitiba e é a única de língua portuguesa a ter a chancela italiana para ministrar o curso, que oferta também em Campinas, no interior de São Paulo. Esta é a primeira vez que a OCRA firma parceria com outra instituição de ensino, como explica o diretor Ruddy Facci: “Temos nossa sede em Curitiba, mas tanto lá como em Campinas, nossos cursos sempre foram ofertados in company.  Esta é a primeira vez que teremos uma instituição de ensino como sede. Queremos transformar a Faculdade Fátima em referência na oferta de cursos voltados à saúde do trabalhador, com certificação ISO e até internacional, atendendo as necessidades de empresas, hospitais, comércio e serviços. ”

A Escola OCRA Brasiliana, por ter chancela italiana, é reconhecida por ofertar cursos com certificação internacional. No entanto, para alcançar tal certificação, é necessário realizar ao menos três cursos do método OCRA, a fim de habilitar-se para tentar a certificação internacional.

Diretora do Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen

Diretora do Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen

 

Ergonomia Hospitalar

O primeiro curso a ser ofertado pela parceria, provavelmente na segunda quinzena de janeiro, será o Método MAPHO, que trata sobre Ergonomia Hospitalar. A escolha se dá por ser um tema atual, em função da força-farefa realizada pelo Ministério Público do Trabalho nos Hospitais da região este ano, como explica a Diretora do Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen: “A força-tarefa apontou algumas situações a serem corrigidas nas instituições hospitalares da região. Então, por se tratar de um tema atual, decidimos lançar como primeiro curso o Método MAPHO, que tem por finalidade identificar riscos relacionados à movimentação manual de pacientes, fazer a gestão científica do risco e consequentemente, melhorar a assistência ao paciente. ” Cleciane também é presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Nordeste (integrante do Sistema FEHOSUL).

Gestores hospitalares, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da região estão sendo convidados pela instituição a fim de participarem do curso de lançamento da parceria entre Faculdade Fátima e Escola OCRA Brasiliana. A Faculdade será a sede da Escola OCRA Brasiliana no Rio Grande do Sul. Todos os 10 cursos oferecidos são 100% presenciais e em todos eles os inscritos ganham um software específico para acompanhar as aulas. Em alguns cursos, os alunos ganham também livros.

* com informações Virvi Ramos. Edição Setor Saúde. 

VEJA TAMBÉM

Ressonância magnética para avaliação do fígado é tema de Simpósio de Radiologia do Hospital Moinhos de Vento

Neste sábado (19), o Hospital Moinhos de Vento realizará seu primeiro Simpósio de Radiologia, para tratar de técnicas avançadas de Ressonância Magnética (RM) na avaliação do fígado. Um dos objetivos do encontro é difundir a aplicação do procedimento para a detecção precoce e a quantificação de doenças hepáticas, além de avaliar, através da Elastografia, a intensidade do

Casos de colesterol alto podem ter origem familiar

Eventualmente provocado por maus hábitos alimentares, o colesterol alto também pode ter influência no histórico familiar, conhecida como dislipidemia poligênica. No entanto, a cada 300 indivíduos no mundo, um possui a doença em virtude da herança genética direta. Isso ocorre quando o pai carrega consigo um dentre seis genes específicos conhecidos, diretamente ligados ao metabolismo celular do colesterol. O fato faz com que o filho possua 50% de chances
PORTO ALEGRE

Sistema de Saúde Mãe de Deus seleciona profissionais para Hospital Santa Ana

A primeira fase de contratação de profissionais para o Hospital Santa Ana (que será administrado pelo Sistema de Saúde Mãe de Deus), em Porto Alegre, já está aberta. A Associação Educadora São Carlos (AESC), entidade mantenedora da Instituição, oferece 39 vagas para atuação nos serviços de Saúde Mental, que entrarão em funcionamento no começo do