Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 21 de novembro de 2017

Faculdade Fátima oficializa parceria com a Escola OCRA Brasiliana, especializada em ergonomia no trabalho

Primeiro curso a ser oferecido pela parceria será o Método MAPHO
Faculdade Fátima oficializa parceria com a Escola OCRA Brasiliana, especializada em ergonomia no trabalho

A Faculdade Fátima (da mesma mantenedora do Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul) e a renomada Escola OCRA Brasiliana, com sede em Curitiba, associada a EPM (Internacional School of Ergonomics Posture and Movement) e em colaboração com a Universitá Degli Studi di Milano, oficializaram parceria para oferta de 10 cursos propostos pelo método OCRA. O lançamento oficial da união entre as instituições se deu na última quinta-feira, dia 16 de novembro, com a palestra Metodologia científica para avaliação de risco ergonômico no trabalho, ministrada pelos diretores da Escola OCRA Brasiliana, Dr. Ruddy Facci e Dr. Edoardo Santino.

A Escola OCRA Brasiliana tem sede em Curitiba e é a única de língua portuguesa a ter a chancela italiana para ministrar o curso, que oferta também em Campinas, no interior de São Paulo. Esta é a primeira vez que a OCRA firma parceria com outra instituição de ensino, como explica o diretor Ruddy Facci: “Temos nossa sede em Curitiba, mas tanto lá como em Campinas, nossos cursos sempre foram ofertados in company.  Esta é a primeira vez que teremos uma instituição de ensino como sede. Queremos transformar a Faculdade Fátima em referência na oferta de cursos voltados à saúde do trabalhador, com certificação ISO e até internacional, atendendo as necessidades de empresas, hospitais, comércio e serviços. ”

A Escola OCRA Brasiliana, por ter chancela italiana, é reconhecida por ofertar cursos com certificação internacional. No entanto, para alcançar tal certificação, é necessário realizar ao menos três cursos do método OCRA, a fim de habilitar-se para tentar a certificação internacional.

Diretora do Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen

Diretora do Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen

 

Ergonomia Hospitalar

O primeiro curso a ser ofertado pela parceria, provavelmente na segunda quinzena de janeiro, será o Método MAPHO, que trata sobre Ergonomia Hospitalar. A escolha se dá por ser um tema atual, em função da força-farefa realizada pelo Ministério Público do Trabalho nos Hospitais da região este ano, como explica a Diretora do Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen: “A força-tarefa apontou algumas situações a serem corrigidas nas instituições hospitalares da região. Então, por se tratar de um tema atual, decidimos lançar como primeiro curso o Método MAPHO, que tem por finalidade identificar riscos relacionados à movimentação manual de pacientes, fazer a gestão científica do risco e consequentemente, melhorar a assistência ao paciente. ” Cleciane também é presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Nordeste (integrante do Sistema FEHOSUL).

Gestores hospitalares, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da região estão sendo convidados pela instituição a fim de participarem do curso de lançamento da parceria entre Faculdade Fátima e Escola OCRA Brasiliana. A Faculdade será a sede da Escola OCRA Brasiliana no Rio Grande do Sul. Todos os 10 cursos oferecidos são 100% presenciais e em todos eles os inscritos ganham um software específico para acompanhar as aulas. Em alguns cursos, os alunos ganham também livros.

* com informações Virvi Ramos. Edição Setor Saúde. 

VEJA TAMBÉM

Mindray oferece treinamentos gratuitos de ventilação mecânica para hospitais no combate a Covid-19

Diante das novas configurações das equipes de saúde para enfrentar a alta demanda de casos de internação por Covid-19 em todo o território brasileiro, a Mindray, provedora de dispositivos e soluções médicas do mundo, passou a disponibilizar gratuitamente uma série de treinamentos hospitalares sobre ventilação mecânica para médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e engenheiros clínicos. A capacitação

PUCRS e Rede Divina Providência firmam convênio de cooperação acadêmica

 xx Em convênio assinado na segunda-feira (25), a PUCRS soma forças ao conceito de maternidade humanizada, segura e resolutiva presente no DNA de atuação das irmãs da Rede de Saúde Divina Providência. A finalidade do convênio firmado entre as instituições católicas é estabelecer e regulamentar um programa de cooperação acadêmica nas áreas de atuação e interesse comuns, iniciando pelo campo de prática
covid-19

Ministério da Saúde cria teleconsulta psicológica em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre

O Ministério da Saúde lançou o projeto Telepsi, que tem o objetivo de realizar teleconsulta psicológica para profissionais da saúde. A iniciativa se estenderá até setembro de 2020 e tem a coordenação da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A ação conta com o apoio de