Teste único para dengue, zika e chikungunya é anunciado
Kit NAT Discriminatório estará disponivel ainda no primeiro semestre deste ano
O Ministro da Saúde, médico Marcelo Castro, falou na manhã de sábado, dia 16, que um novo teste diagnóstico simultâneo (Kit NAT Discriminatório) para dengue, zika e chikungunya permitirá realizar a identificação simultânea do material genético dos três vírus. Não será preciso realizar outros testes separados. O Kit NAT também oferece uma combinação pronta de reagentes que vão acelerar a análise das amostras e a liberação dos resultados.
A expectativa é que o teste esteja disponível ainda no primeiro semestre deste ano. “Já estamos com 18 dos 27 laboratórios centrais equipados para receber esse teste e agora em fevereiro a Fiocruz vai produzir esses testes”, destacou o ministro. A estimativa de custo para a realização do diagnóstico é de US$ 20 por teste (cerca de R$ 80,00).
A inovação é resultado do trabalho conjunto do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), com apoio do Instituto Carlos Chagas, do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães e do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos.
com informações G1