Sistema de Saúde do Reino Unido alcança o 1º lugar em pesquisa
Levantamento comparou 11 sistemas de países ricos
O Commonwealth Fund, dos EUA, analisou países de todo o mundo, incluindo os EUA, Canadá, Austrália, França e Alemanha; e apontou o Reino Unido (países da Grã-Bretanha mais a Irlanda do Norte) como o país com o melhor sistema de saúde do mundo. O National Health Service – serviço de saúde do Reino Unido – foi elogiado por sua segurança, acessibilidade e eficiência, mas foi menos em resultados como a prevenção de mortes precoces e as taxas de sobrevivência em casos de câncer.
Mesmo que o NHS – como é conhecido o sistema de saúde britânico – se encontre no pior momento financeiro de sua história, esta é a segunda vez consecutiva que o Reino Unido alcança o topo. Três anos atrás, quando a pesquisa foi realizada pela última vez, o Reino Unido também foi apareceu na frente de todos.
O secretário de saúde da Inglaterra, Jeremy Hunt, disse: “Esses resultados excelentes são um testemunho da dedicação da equipe do NHS, que, apesar da pressão na linha de frente, estão entregando um cuidado mais seguro e compassivo do que nunca”.
Por outro lado, outros especialistas apontam que em termos de qualidade de atendimento – como demonstrado pelos resultados de saúde – os achados foram bem mais condenatórios. Kate Andrews, do Instituto de Assuntos Econômicos, disse que o NHS estava “longe de dar a inveja ao mundo”.
“O Reino Unido tem uma das maiores taxas de mortes evitáveis na Europa Ocidental e dezenas de milhares de vidas poderiam ser salvas a cada ano, se os pacientes com condições graves como o câncer, fossem tratados por sistemas de saúde em países vizinhos, como a Bélgica e a Alemanha. Não é apenas os cidadãos de baixa renda que recebem cuidados precários, o fornecimento de cuidados do NHS é igualmente pobre para todos, independentemente da renda”, acusa Kate Andrews.
O NHS foi elogiado pela segurança dos seus cuidados, os programas para prevenir a saúde, acesso a vacinas, qualidade na triagem, velocidade com que as pessoas recebem ajuda e acesso equitativo independentemente da renda.
Somente em um dos cinco temas analisados, o NHS apresentou desempenho fraco em relação às demais nações – resultados de saúde. Isso abrange a saúde geral da população, óbitos precoces e sobrevivência ao câncer.
Veja o ranking
1 Reino Unido
2 Austrália
3 Holanda
4 Nova Zelândia
4 Noruega
6 Suécia
6 Suíça
8 Alemanha
9 Canadá
10 França
11 EUA