Mundo | 12 de março de 2015

FDA reforça alerta de riscos no uso de medicamento anti-tabagismo da Pfizer

Advertência é  sobre efeitos colaterais psiquiátricos, incluindo suicídio
FDA reforça alerta de riscos no uso de medicamento anti-tabagismo da Pfizer

A agência reguladora de medicamentos dos EUA, FDA, emitiu alerta no dia 9 de março para os riscos do uso de Chantix, da Pfizer,  indicado para fumantes que querem largar o cigarro. No mercado brasileiro desde 2006, o medicamento é vendido com o nome Champix.

O medicamento (vareniclina) tem sido associado a convulsões e alguns pacientes que bebem álcool em combinação com a droga podem ficar muito agressivos ou terem um “apagão” (black out). A droga possui, na bula, alerta para o risco de depressão, comportamento suicida, agitação e outros comportamentos incomuns. Também há o alerta para o uso antes de dirigir ou operar máquinas, sendo recomendado conhecer os efeitos do remédio antes de alguma dessas atividades.

Há quase uma década no mercado mundial, a droga já foi relacionada a diversos problemas de saúde, lesões acidentais e até mortes entre os usuários. Mesmo assim, a Pfizer havia pedido a remoção do medicamento da lista de “tarja-pretas”. Em outubro, a FDA aprovou a atualização da bula, mantendo a obrigação da informação (em negrito) sobre os riscos de comportamento suicida e outros efeitos colaterais psiquiátricos.

A fabricante está realizando um estudo adicional de segurança da droga, que gerou US$ 647 milhões dólares em receitas em 2014. Os resultados do estudo são esperados no final de 2015. Até que novos dados sejam apresentados, a FDA manterá as recomendações.

VEJA TAMBÉM