Mundo | 19 de dezembro de 2013

Estratégias comerciais da GlaxoSmithKline serão modificadas em função de escândalos

Incentivo a médicos serão cortados em todo o mundo
GSK

A GlaxoSmithKline (GSK), maior farmacêutica britânica, anunciou na terça-feira, 17, uma série de medidas para melhorar a imagem depois de escândalos envolvendo suposta prática de vendas impróprias, que estariam colocando questões comerciais à frente do melhor resultado para os pacientes. A decisão já está valendo nos EUA, Europa e será estendida para outros países, inclusive o Brasil, entre 2014 e 2016.

A revisão das práticas de vendas passa pelo fim do pagamento a médicos para promover os produtos da GSK. Metas de vendas individuais para a equipe de marketing serão canceladas, bem como o pagamento a profissionais de saúde para participarem de congressos e simpósios médicos.

A série de medidas chega em meio a uma grande investigação na China, onde a empresa é acusada de investir até 3 bilhões de iuanes (US$ 494 milhões) em agências de viagens para facilitar subornos que ajudariam a alavancar a venda dos medicamentos no país. A GSK, por sua vez, afirma que o objetivo das medidas adotadas é melhorar a transparência das suas ações, não havendo uma relação direta com os problemas na China.

Esta decisão é um tendência que vem sendo adotada por um número cada vez maior de empresas farmacêuticas. Em 2011 a AstraZeneca já havia anunciado medida semelhante. A GSK, porém, informou que manterá o pagamento de honorários aos profissionais que promovam pesquisas com seus medicamentos.

VEJA TAMBÉM