Geral | 10 de janeiro de 2014

Dez dicas para manter uma alimentação correta no verão

Calor aumenta o risco de intoxicação alimentar e exige maiores cuidados ao guardar e preparar a comida
Dez dicas para manter uma alimentação correta no verão

O verão faz com que, naturalmente, as pessoas adotem uma alimentação diferente, através do consumo de produtos frescos da estação e refeições ao ar livre – como na beira da praia. Entretanto, é justamente nessa época em que mais ocorrem casos de intoxicação alimentar.

Bactérias se multiplicam nos alimentos de forma mais rápida em ambientes quentes e úmidos, e muitas cozinhas de casa não são projetadas para armazenar de forma segura grandes quantidades de alimentos.

Intoxicação alimentar pode causar vômitos e diarreia e ser muito grave quando atinge crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico debilitado.Veja algumas dicas para manter os alimentos frescos e seguros durante o verão.

DICAS

 

1 – Ajuste o termostato: Certifique-se que a temperatura da geladeira é inferior a 5°C e mantenha o freezer entre – 15°C e -18°C. Saladas frescas e carne devem ficar no refrigerador a 5°C ou menos, até a hora de cozinhar ou servir.

2 – Seja rápido com o transporte de alimentos: Alimentos congelados, refrigerados ou mesmo quentes ao serem  comprados devem ser levados (em recipientes isolados) o mais rápido possível para casa.

3 – Mantenha quente os alimentos quentes: Se não quiser levar à geladeira uma comida quente imediatamente, é bom mantê-la aquecida a uma temperatura de 60°C ou mais.

4 – Não deixe os alimentos quentes esfriarem completamente antes de guardar: Coloque alimentos quentes na geladeira ou no congelador logo que o vapor do alimento parar de subir. Esfrie a comida (já guardada em um recipiente) colocando no gelo ou dando um banho de água fria. Divida os alimentos em recipientes menores, mais rasos, o que garante o resfriamento mais rápido.

5 – Manter carne crua, frango e frutos do mar refrigerados e longe de alimentos cozidos : Quando as bactérias da carne crua se misturam a alimentos cozidos, pode causar intoxicação alimentar. Mantenha, na geladeira, a carne crua abaixo de outros alimentos e não deixe o suco da carne crua escorrer para outros alimentos. Use diferentes tábuas de cortar para alimentos crus e cozidos, ou lave bem entre os usos. Lave bem as mãos antes e depois de tocar em carne crua.

6 – Degelar alimentos completamente: Verifique sempre se o alimento está totalmente descongelado e pronto para cozinhar ou reaquecer.

7 – Não sobrecarregue a geladeira: Ter espaço suficiente para a circulação de ar dentro da geladeira é importante para um resfriamento eficaz. Uma boa dica é manter as bebidas no freezer ou em um refrigerador separado, reservando o espaço em sua geladeira para comida.

8 – Guarde as sobras de forma segura: Guarde na geladeira e coma dentro de três a cinco dias. Se você não pretende comer dentro deste tempo, congele imediatamente.

9 – Saiba quando jogar fora: Não coma alimentos que ficaram fora da geladeira por mais de quatro horas – especialmente carnes, frutos do mar, arroz e macarrão cozidos.

10 – Evite manusear alimentos se não estiver se sentindo bem: Se estiver com diarreia, vômitos, dor de garganta com febre, febre ou icterícia (olhos amarelados) e doenças de pele infecciosas, evite a manipulação de alimentos e consulte um médico caso os sintomas persistam.

VEJA TAMBÉM