Gestão e Qualidade | 31 de maio de 2020

Como o Hospital Tacchini vem atuando para garantir atendimento seguro a pacientes Covid e não Covid

Confira entrevista concedida pela diretora-técnica Roberta Pozza ao Setor Saúde 
Como o Hospital Tacchini vem atuando para garantir atendimento seguro a pacientes Covid e não Covid

A pandemia da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) fez com que diversas rotinas fossem alteradas em todo o mundo. Na área da saúde, uma das consequências notadas  foi a suspensão dos procedimentos eletivos – cirurgias, exames diagnósticos e consultas – com impactos relevantes para a sustentabilidade dos hospitais, mas também, para a saúde os pacientes. Segundo a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (FEHOSUL), a pandemia fez com que muitos tratamentos fossem interrompidos, consultas médicas adiadas ou idas à emergência postergadas. A entidade alerta para os perigos da diminuição dos atendimentos nos hospitais, defendendo que a saúde da população não Covid-19 não pode ser negligenciada. O portal Setor Saúde, em parceria com a FEHOSUL, lançou uma série especial de entrevistas com gestores das instituições de saúde, na qual são abordadas as consequências deste novo cenário, que preocupa hospitais, médicos e pacientes.


“No início da pandemia, o alívio nos atendimentos causado pelo ‘fique em casa’ nos deu tempo suficiente para prepararmos estruturas ainda mais seguras de atendimento, tanto para pacientes Covid como não Covid. Mas o volume baixo de pacientes se prolongou. Estamos recebendo pacientes com maior gravidade nas emergências, assim como doentes crônicos que pararam os seus tratamentos e tiveram piora na qualidade de vida. Os indicadores desta deterioração nos cuidados são alarmantes. O que conquistamos de positivo em termos de saúde da população pode ter uma queda colossal em pouco tempo se os pacientes não tiverem o cuidado correto com a sua saúde. Nesta série alertamos para estas situações e apresentamos o que os hospitais estão fazendo para mitigar todo e qualquer risco”, detalha o presidente da FEHOSUL, médico Cláudio Allgayer.


Confira a quinta entrevista da série, concedida pela diretora-técnica do Hospital Tacchini (Tacchini Sistema de Saúde), de Bento Gonçalves, Roberta Pozza.

Casos agravados por receio de ir ao hospital

Roberta Pozza aponta que, mesmo antes do início da pandemia, o serviço Urgência e Emergência do Tacchini nem sempre era procurado corretamente. “Muitas vezes as pessoas procuravam o Pronto Socorro em função de uma comodidade maior para si. Ou seja, a pandemia gerou uma diminuição de procura que de certo ponto pode ser considerada salutar para o sistema”, avalia.


Entretanto, a diretora-técnica afirma que também foi observado um número maior de pessoas com receio de contrair Covid-19, que deixaram de procurar o hospital quando realmente necessitavam. “Isso fez com que o Hospital Tacchini registrasse pelo menos dois casos com dor torácica que tiveram sua condição agravada em função da demora na busca pelo atendimento”, diz.


O infarto tem sintomas característicos, como aperto ou dor no peito, no pescoço, nas costas ou nos braços, bem como fadiga, tontura, batimento cardíaco anormal e ansiedade. É uma emergência médica, ou seja, precisa de um atendimento logo quando os sintomas aparecem. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação, representam a principal causa de mortes no Brasil, responsáveis por mais de 30% dos óbitos registrados.

Piva Comércio e Indústria Ltda realizou nesta semana a doação de 250 suportes para máscara individuais e 4 totens de álcool gel com acionamento por pedal ao Tacchini

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Mudança na rotina do Tacchini

Roberta explica que, desde meados de março, o Tacchini passou a funcionar em estado de prontidão. Ou seja, com a emergência da pandemia  do novo coronavírus, foram suspensos procedimentos eletivos, exames, tratamentos ambulatoriais e esvaziado ao máximo a ocupação dos leitos, para que a estrutura do Tacchini estivesse preparada para receber as demandas de pacientes com complicações respiratórias. Em


“A partir da liberação do Estado [ocorrida no dia 23 de abril], passamos a fazer um agendamento das cirurgias tempos-sensíveis [mais urgentes]. Pacientes oncológicos, por exemplo, que não podem aguardar um tempo definido para realizar o procedimento sob pena de agravamento da doença, tiveram seus procedimentos realizados a partir da criação de um protocolo especial de segurança tanto para o paciente quanto para a equipe. Na última semana, passamos a iniciar as cirurgias eletivas que podem ser realizadas com planejamento prévio, sempre buscando garantir a segurança de todos os envolvidos”, detalha.


Para a diretora-técnica, como o Tacchini tomou a frente da suspensão das cirurgias eletivas e procedimentos ambulatoriais, não foi notada uma diminuição na procura por atendimento.

Medidas de segurança implementadas

Roberta enumera importantes medidas adotadas pelo Tacchini para garantir a segurança dos pacientes no ambiente hospitalar.

Criação de um comitê envolvendo equipes multiprofissionais para definir com celeridade mudanças necessárias nos protocolos de atendimento;  

Construção de fluxos de atendimento separados para pacientes respiratórios [incluindo Covid-19] e demais pacientes; 

Aferição da medida de temperatura de todas as pessoas que acessam o Hospital;

Treinamento constante das equipes quanto ao uso de EPIs [equipamentos de proteção individual]; 

Criação de uma política de cuidado do SESMT [Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho] Saúde que, a qualquer sintoma, mesmo que leve, realiza o afastamento do colaborador; 

Modificação das rotinas de higienização do hospital, com o aumento da equipe de higienização;

Todas as pessoas que acessam o hospital utilizam máscaras em 100% do tempo; 

Diminuição na circulação em função da limitação de visitas.

Ações de comunicação contam com lives, teleorientação e campanhas junto à imprensa

Uma das principais necessidades, por parte dos hospitais atualmente, é prover informações corretas às suas comunidades em como agir neste momento de pandemia. Dentre os objetivos, os hospitais têm trabalhado em dúvidas dos pacientes e seus familiares, como “quando ir à emergência”, “qual a importância de não interromper tratamentos sem orientação médica”, e principalmente, demonstrar as “ações que hospital vem adotando para garantir um atendimento seguro para todos”.

LIVETACCHINI

A diretora-técnica enfatiza que são realizadas, desde o início da pandemia, lives pela infectologista do Tacchini Sistema de Saúde, Dra. Nicole Golin (foto), nos seus canais do Instagram e Facebook, três vezes por semana. Nos vídeos, são feitas atualizações sobre os novos casos e são repassadas informações sobre as ações realizadas dentro do Tacchini, além de dicas de prevenção contra o coronavírus. Roberta salienta que, somadas, as lives realizadas já contam com com mais de 4,8 milhões de visualizações.

“A teleorientação também é um dos instrumentos mais utilizados nos últimos meses. O hospital colocou à disposição um telefone exclusivo para que a população tire suas dúvidas a respeito do assunto. A operadora [de planos de saúde] Tacchimed, do mesmo grupo que administra o hospital, também realizou ligações aos seus associados em grupo de risco. No total foram mais de 10,8 mil orientações realizadas por telefone em três meses”, diz.

A diretora-técnica diz que, ao mesmo tempo, é realizada uma campanha junto aos órgãos de imprensa da região e nas próprias redes sociais do hospital, informando as mudanças em protocolos e restrições, além dos serviços que são oferecidos à população durante a pandemia.

TACCHINI_CARDS


Série especial: leia as entrevistas já publicadas

Hospital Mãe de Deus estabelece novas rotinas para garantir atendimento seguro a todos os seus pacientes (27/05): Rafael Cremonese

Hospital de Caridade de Erechim vive nova realidade em meio à pandemia do coronavírus (28/05): Claudiomiro Carus

O perigo em não procurar o atendimento adequado no momento certo (Hospital Moinhos de Vento, 29/05): Luiz Antonio Nasi

Hospital Divina Providência e as ações para garantir a saúde dos pacientes não Covid-19 durante a pandemia (30/05): Willian Dalprá

Como o Hospital Tacchini vem atuando para garantir atendimento seguro a pacientes Covid e não Covid (31/05): Roberta Pozza

Conheça 6 protocolos do Hospital São Lucas da PUC-RS para garantir atendimento seguro aos seus pacientes (01/06): Leandro Firme

Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo alerta para que pacientes não interrompam seus tratamentos (02/06): Cristine Pilati Pileggi Castro e Júlio César de Bem.

Santa Casa identifica aumento significativo de complicações em pacientes não Covid-19 em função de procura tardia (03/06): Ricardo Kroef

Pacientes não Covid-19: Hospital Santa Lúcia ressalta riscos da procura tardia por atendimento (04/06): Fernando Pedroso

Diretora do Hospital Virvi Ramos de Caxias do Sul detalha impactos da pandemia (05/06): Cleciane Simsen

Hospital Conceição aponta queda de atendimentos de AVC e infarto durante a pandemia: (06/06): Rafael Ribeiro

Como o Hospital Clínicas vem atuando para atender pacientes Covid e não Covid com segurança (07/06): Brasil Silva Neto e Jeruza Neyeloff

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