Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 6 de novembro de 2019

Hospital Moinhos de Vento lança curso de formação em Cirurgia Robótica para Urologistas

Eventos e curso abrem a programação do Novembro Azul no Hospital Moinhos de Vento
Hospital Moinhos de Vento lança curso de formação em Cirurgia Robótica para Urologistas

Com uma das taxas mais altas de câncer de próstata do país (quase um para cada mil habitantes), o Rio Grande do Sul possui uma das equipes mais experientes em cirurgia robótica. São mais de três mil casos atendidos e um dos melhores resultados da América Latina. É com esse time que médicos poderão fazer a formação para realizar procedimentos utilizando o robô. O curso de extensão do Hospital Moinhos de Vento será lançado durante a programação do Novembro Azul.


Nesta sexta-feira (8), dez médicos farão o curso Hands On, de introdução à Cirurgia Robótica, no bloco cirúrgico. É uma amostra do que será a extensão, que terá início no próximo ano, com duração de seis meses. Durante todo o dia, a turma de assistirá ao vivo a duas cirurgias. “Demonstração de cirurgia ao vivo só pode ser feita por equipe experiente e é um evento raro no país”, ressalta o coordenador do Núcleo de Medicina Robótica do Moinhos de Vento, o urologista André Berger.


2nd hands on cir.rob

Um dos casos é de um paciente com câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens e que registra mais de 14 mil óbitos por ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Ele terá toda a glândula retirada. O outro procedimento será realizado em paciente com tumor renal, que deve ter a maior parte do rim preservada. Depois, os médicos poderão praticar no simulador do robô. Também, participarão de discussões com a equipe de especialistas da instituição.  A tecnologia de ponta é a mesma disponível nos principais centros de medicina de excelência do mundo.

Workshop para profissionais da saúde

No sábado (9), o 2º Workshop em Cirurgia Robótica do Hospital Moinhos de Vento será aberto a um público maior, de médicos, profissionais da saúde e também estudantes de Medicina. Eles assistirão a uma transmissão ao vivo de cirurgia robótica. Durante todo o dia, participarão de sessões interativas de discussão envolvendo especialidades como urologia, radioterapia e oncologia clínica. A radio-oncologista Daniela Barletta acrescenta que os painéis e debates farão uma abordagem multidisciplinar de câncer de próstata, rim e bexiga. “Serão apresentados casos de tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos para estes tumores”, explica.

Robotica (32)

O curso e o workshop abrem a programação do Novembro Azul no Hospital Moinhos de Vento. “É mais uma iniciativa de promoção da saúde do homem. Os registros de câncer de próstata estão aumentando ano a ano no Brasil, segundo o INCA. Então, precisamos educar nossos profissionais e conscientizar o público em geral”, alerta o chefe do Serviço de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento, Sérgio Roithmann.

O oncologista lembra que o Hospital Moinhos de Vento é referência em tratamento do câncer e que, no caso específico dos tumores urológicos, possui, além da cirurgia robótica, exames e tecnologias de extrema precisão na radioterapia e na medicina nuclear.

A programação completa dos dois eventos estão disponíveis em https://iepmoinhos.eventize.com.br/eventos.

Curso diferenciado no Sul Brasil

A primeira turma inicia a formação em março de 2020. Com duração de seis meses e dividido em módulos mensais, o curso vai abordar em detalhes os aspectos técnicos dos procedimentos robóticos urológicos. Os profissionais farão uma imersão na tecnologia. O último módulo será realizado na University of Southern California (USC), em Los Angeles, instituição referência mundial em cirurgia robótica.

O coordenador do Núcleo de Medicina Robótica do Moinhos de Vento ressalta que o curso supre uma lacuna importante na formação de cirurgiões robóticos no Brasil. “Com esta capacitação, esses colegas terão contato com o time que tem uma das maiores experiências do mundo em educação e disseminação de conhecimento nessa área. E terão a oportunidade de se familiarizarem com a tecnologia”, conclui André Berger.

Com informações HOSPITAL MOINHOS DE VENTO.

VEJA TAMBÉM