Gestão e Qualidade | 14 de maio de 2015

ONA recebe sugestões para o Manual dos Serviços para a Saúde

Consulta pública objetiva a adequação das normas do documento
ONA recebe sugestões para o Manual dos Serviços para a Saúde

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) realiza até o dia 26 de maio, consulta pública sobre o Manual dos Serviços para a Saúde – Selo de Qualificação ONA. Lançada em 2011, a publicação passa este ano pela sua primeira revisão. O novo volume passará a valer a partir de 1º de janeiro de 2016.

O Manual conta com os padrões exigidos para a certificação de serviços de apoio às instituições de saúde, como processamento de roupas, dietoterapia, manipulação e esterilização e reprocessamento de materiais. A abertura da consulta pública visa incentivar a contribuição dos profissionais de saúde para a constante melhoria do documento.

“Já foi feita uma ampla revisão dos padrões e requisitos para nos adequarmos às exigências da ISQua, Sociedade Internacional para Qualidade na Saúde. Agora nós abrimos o Manual para consulta pública para que os profissionais possam nos ajudar na adequação das normas ao dia a dia dentro das instituições de saúde”, afirma Dra. Maria Carolina Moreno, superintendente da ONA.

Durante o período da Consulta Pública, o novo texto do Manual estará disponível na íntegra no site da ONA. As sugestões devem ser enviadas para o e-mail:

consultapublica@ona. org.br 

O Selo de Qualificação ONA é concedido às instituições que atendem aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão, e tem validade de um ano.

Apenas Instituições Acreditadoras Credenciadas – IACs podem realizar avaliações pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA. No Rio Grande do Sul, o IAHCS Acreditação (pertencente ao Grupo IAHCS/Fasaúde), é uma das seis IACs credenciadas no Brasil, atuando desde o ano 2000.

VEJA TAMBÉM