Mundo | 14 de março de 2014

Novo tratamento aumenta sobrevida de pacientes com câncer de colo do útero

Tratamento foi desenvolvido e testado em Barcelona
estudo cancer

Desenvolvido em Barcelona, um novo tratamento tem melhorado a sobrevida de pacientes com câncer de colo do útero e reduzido em 30% a taxa de mortalidade. O trabalho foi publicado no periódico The New England Journal of Medicine.

A pesquisa é um marco, pois é a primeira vez que um tratamento médico consegue prolongar a sobrevivência dessas pacientes em mais de 12 meses. “Até 2009, ano em que começou o teste clínico, era muito difícil que essas pacientes vivessem mais de um ano, mas conseguimos prolongar a sua sobrevivência em 17 meses”, comemorou a oncologista ginecológica e coordenadora do estudo, Ana Oaknin, em entrevista ao Diario Digital, de Portugal.

Conforme a Dra. Oaknin, foi analisada “a eficácia do tratamento padrão baseado em quimioterapia com outro” e se acrescentou “um novo agente, um anticorpo monoclonal, que inibe a angiogenêse”. Em resumo, comparou-se a formação de novos vasos sanguíneos e o crescimento dos tumores.

O novo tratamento aumenta em quatro meses a sobrevida numa doença que, embora tenha incidência baixa, afeta sobretudo mulheres com idades entre os 30 e 40 anos. Para realizar o estudo, foram acompanhadas 452 pacientes com câncer do colo do útero em 164 hospitais, dos EUA e da Espanha.

Até agora, quando o tratamento padrão (cirurgia em estágios iniciais e uma combinação de quimioterapia e radioterapia em estágios avançados) não surte efeito, a última opção é a quimioterapia convencional, que em média oferece sobrevida de aproximadamente um ano.

VEJA TAMBÉM