Mundo | 23 de maio de 2014

Medicamentos anti-náusea geram risco de morte

Health Canada faz alerta para a "síndrome da serotonina"
Medicamentos anti-náusea geram risco de morte

Diversas drogas que bloqueiam a serotonina, utilizadas no controle de náuseas e vômitos causados por terapias de combate ao câncer, podem surtir efeitos colaterais potencialmente fatais. A afirmação é oriunda da revisão de segurança feita pelo Health Canada, departamento federal responsável pela saúde deste país do hemisfério norte.

Estão nesse grupo de risco os fármacos dolasetron (Anzemet), granisetrona (Kytril e genéricos relacionados), ondansetron (Zofran e genéricos) e palonosetron (Aloxi). Todos apresentam risco do denominado “síndrome da serotonina”.

O risco ocorre quando a serotonina se acumula no organismo em níveis elevados. A síndrome pode resultar tanto do uso de um medicamento isolado, quanto por uma combinação de dois ou mais. O diagnóstico precoce é fundamental, pois pode ser fatal se não for tratada rapidamente. Entre os sintomas estão agitação, confusão, batimentos cardíacos acelerados, espasmos musculares ou rigidez, febre, perda de consciência e, em casos agudos, coma.

A Health Canada exige que as bulas de Aloxi, Kytril e Zofran contenham o novo aviso de segurança, e os fabricantes de versões genéricas desses medicamentos também precisam atualizar suas informações. O Anzemet (disponível no mercado brasileiro), inclusive, já foi retirado do mercado canadense por seu fabricante.

VEJA TAMBÉM