Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 10 de setembro de 2012

Inicia MBA Gestão em Saúde em Bento Gonçalves

Curso é direcionado a colaboradores de hospitais da região
Inicia MBA Gestão em Saúde em Bento Gonçalves

O IAHCS, em parceria com a FEHOSUL e o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos em Saúde da Região Nordeste, lançou o curso de MBA Gestão em Saúde em Bento Gonçalves. A aula inaugural foi realizada no dia 31 de agosto pelo presidente da Confederação Nacional da Saúde (CNS), José Carlos Abrahão, e também contou com a presença do presidente da FEHOSUL, Dr. Cláudio José Allgayer, do deputado estadual, Pedro Westphalen, que representou a Assembleia Legislativa e do presidente do Sindicato e superintendente geral do Hospital Tacchini, Armando Piletti.

Para uma plateia de 28 alunos de instituições de saúde de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, Abrahão apresentou um panorama do setor saúde durante sua explanação, abordando desde a história do setor, passando pela evolução do segmento e a atual realidade, até chegar aos desafios e perspectivas.

O setor saúde movimenta, por ano, R$ 340 bilhões da economia brasileira, tem 3 milhões de postos de trabalhos diretos e 5 milhões indiretos. Tudo isso em um país que investe cerca de 9% do PIB na saúde, atrás de países como Argentina, Cuba e Portugal, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2010.

Abrahão destacou os principais desafios para o setor saúde nos próximos anos. Para ele, o grande desafio será a implementação da Governança Corporativa nas instituições de saúde, um tema que já circula por outras áreas da economia há algum tempo e que, com a profissionalização do setor cada vez maior, começa a bater à porta de hospitais, clínicas e laboratórios.

Para conseguir implantar a Governança Corporativa na organização, segundo o presidente da CNS, é fundamental o envolvimento da alta direção na implantação e acompanhamento dos processos para garantir sucesso ao modelo. Além disso, a Governança Corporativa conta com ferramentas fundamentais para profissionalizar a gestão, como implantação de processos internos de supervisão e acompanhamentos; avaliação externa (Acreditação) com independência e transparência na apresentação dos resultados; entre outras.

Abrahão também destacou outros desafios que estão no dia a dia das empresas por conta do momento atual que o sistema de saúde vive, como aumento da expectativa de vida da população brasileira, mudanças no perfil das patologias, epidemias e catástrofes, além de outro fator que frequentemente faz parte da área, que é a judicialização do setor.

Diante deste cenário, as instituições de saúde e seus colaboradores precisam estar atentos a todos os desafios e promover uma gestão com melhor resolutividade; implantar o planejamento estratégico e investimentos em tecnologia da informação; valorizar os recursos humanos com capacitação, treinamento contínuo e retenção de talentos; além de investir na relação entre o médico, o paciente e o hospital.

VEJA TAMBÉM