Gestão e Qualidade | 28 de outubro de 2021

Hospital Regional Unimed Missões adere à certificação internacional Planetree

O Escritório Planetree é responsável por disseminar e treinar as instituições interessadas em implementar o Programa de Certificação do Cuidado Centrado na Pessoa
Hospital Regional Unimed Missões adere à certificação internacional Planetree

O Hospital Regional Unimed Missões, localizado em Santo Ângelo (RS), acaba de aderir ao programa internacional de engajamento com foco na humanização da saúde Planetree. Atualmente, mais de 700 instituições em 23 países já trabalham com o Planetree. No Brasil, onde o escritório do programa está localizado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, há 18 instituições adeptas à iniciativa, três já certificadas e oito que aderiram neste ano.

Para conquistar a certificação, a instituição entra em uma jornada de dois anos e mergulha em uma metodologia centrada no paciente. E por que um hospital localizado em uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul decidiu aderir a uma certificação internacional tão importante?

A coordenadora do projeto Planetree no Hospital Regional Unimed Missões, Daiane Caetano, explica que humanização do atendimento faz parte do DNA da organização. “Nosso projeto Experiência do Cliente tem como base a humanização e ao pesquisar iniciativas que pudessem contribuir para aprofundar esse aspecto ainda mais, cheguei no Planetree”, informou.

As consultoras da certificação internacional ficaram três dias no Hospital Regional Unimed Missões para conhecer a instituição. Elas visitaram instalações e ouviram colaboradores, profissionais da assistência, pacientes e familiares por meio de grupos focais; realizaram treinamento para formação de multiplicadores, com representantes de todas as áreas. Apesar do amplo conhecimento e experiência das consultoras, o Hospital surpreendeu as profissionais.

Pryscilla Bernardo Kiehl, consultora do Planetree Brasil, disse que ficou encantada com o que encontrou no Hospital Regional Unimed Missões. “Vocês estão de parabéns pelo comprometimento e engajamento do time no sentido de prestar o melhor cuidado para o paciente”, afirmou.

Pryscilla Bernardo Kiehl

Daiana Barbosa, também consultora do Planetree, com ampla experiência em Enfermagem e Educação, disse que ficou emocionada ao conhecer o trabalho do Hospital. “Conversei com pacientes e familiares. É emocionante ouvir deles que aqui não existe uma equipe de atendimento, mas uma família. Nos colaboradores, identifiquei o amor pelo trabalho e o propósito de fazer diferença na vida dos pacientes, familiares e colegas. Isso é mais do que técnica e medicação e é o que precisamos para desenvolver o cuidado centrado no paciente”, declarou.

daiana barbosa

No país desde 2012, o Escritório Planetree é responsável por disseminar e treinar as instituições de saúde nos países de língua portuguesa, interessadas em obter a certificação por meio da implementação do Programa de Certificação do Cuidado Centrado na Pessoa.

O programa contempla cinco pilares:

Uso de evidências para impulsionar as melhorias.


Criar estruturas organizacionais que promovam o engajamento.


Conhecer aquilo que realmente importa.


Conectar valores, estratégias e ações.


Implementar práticas que promovam parcerias.

Satisfação e cultura profissionalizada

O presidente da Unimed Missões, Roberto Valandro Bellinaso, ressaltou que o propósito da cooperativa é zelar pela saúde das pessoas. “Portanto, buscamos nessa certificação internacional um aprendizado para prestar um atendimento ainda mais qualificado e humanizado para pacientes, familiares e colaboradores, promovendo satisfação e cultura profissionalizada”, disse.

Unimed Missões/RS

A Unimed Missões/RS tem como missão proporcionar à comunidade acessibilidade e soluções em serviços e produtos de saúde, promovendo o desenvolvimento na área de ação. Fundada em 1972, a cooperativa presta assistência à saúde para 27 municípios da região das Missões, com sede em Santo Ângelo e escritórios regionais em São Borja e São Luiz Gonzaga. Comprometida em cumprir seu propósito de zelar pela saúde das pessoas, a Unimed Missões/RS busca se adequar constantemente às necessidades das pessoas, criando alternativas para que não precisem sair da região para ter acesso a serviços humanizados, seguros e qualificados.

Hoje, a cooperativa subdivide-se em três negócios: Soluções em Saúde, Hospital Regional Unimed Missões e Saúde Ocupacional. Em seu quadro, conta com 288 médicos cooperados, 640 colaboradores e 122 serviços credenciados.

Hospital Regional Unimed Missões

Fundado em 2012, o Hospital Regional Unimed Missões é referência para as regiões de Missões e Noroeste do Rio Grande do Sul, disponibilizando as mais diversas especialidades e serviços de alta complexidade.

Contempla em sua estrutura os serviços de Laboratório, Diagnóstico por Imagem (Raios X, Tomografia, Ecografia, Mamografia e Ressonância Magnética), Pronto Atendimento, SOS Urgência e Emergência, UTI Adulto, Alta Complexidade Cardíaca (Hemodinâmica e Cirurgia Aberta) e Bloco Cirúrgico.

 

 



VEJA TAMBÉM

Hospitais Tacchini e Sírio-Libanês iniciam parceria em residências médica e multiprofissional

Os hospitais Tacchini, de Bento Gonçalves (RS), e Sírio-Libanês, de São Paulo (SP), iniciam em novembro a parceria na formação dos 40 preceptores que vão comandar as residência médica e multiprofissional da instituição gaúcha. O primeiro dos cinco encontros programados será presencial e ocorrerá entre os dias 25 e 27 de novembro, no Campus Universitário da
PROADI-SUS

Hospital Moinhos promove ação para diagnóstico de sífilis neste final de semana

Com o propósito de identificar os principais fatores associados ao aumento de casos da sífilis, o Hospital Moinhos de Vento realiza nova ação do Projeto SIM, nos dias 27 e 28 de novembro, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre (RS). A unidade móvel onde serão realizados exames gratuitos para o diagnóstico de sífilis, HIV
cuidado integral

Atletas virtuais do bem: Dasa lança campanha gamificada no Novembro Azul

A gamificação vem se popularizando nas empresas. O setor de Recursos Humanos registrou, em 2020, a maior taxa de crescimento no mercado de gamificação, com aumento de 27,8% (Prescient & Strategic Intelligence, 2020). A Dasa vem utilizando essa estratégia para incentivar, de forma divertida e dinâmica, seus colaboradores quanto ao autocuidado e o cuidado com o próximo. Como parte do programa Dasa Cuida, o Desafio +30 foi lançado para conscientizar os colaboradores sobre a prevenção ao câncer de próstata. Na ação, que