Hospital Moinhos de Vento utilizará inteligência artificial para otimizar a gestão de escalas de trabalho
Parceria com startup Stargrid automatizará escalas de trabalho dos profissionais do hospitalMais tempo para o cuidado com o paciente. Esse é o grande benefício de uma nova tecnologia que vai otimizar a gestão de escalas de trabalho no Hospital Moinhos de Vento. A partir da parceria com a startup Stargrid, uma nova plataforma será utilizada para sistematizar e dar fluxo no desenvolvimento das escalas dos colaboradores. O piloto será implementado na área da Enfermagem.
Por meio de inteligência artificial, será possível solucionar erros de alocação de profissionais e evitar a perda de tempo com atividades administrativas. Hoje, um gestor de escalas utiliza, em média, entre 50 e 80 horas mensais para gerenciar a escala de trabalho de sua equipe, dependendo do número de pessoas. As escalas são manuais, feitas no papel, e há diferentes padrões de escolha, entre áreas e turnos.
A partir da extração de dados da administração de pessoal da instituição, a plataforma vai gerar escalas de trabalho automáticas, resultando numa melhor gestão de pessoas e proporcionando uma maior eficiência na destinação de recursos. O sistema auxilia ainda no aumento da satisfação dos profissionais e na promoção da melhoria do cuidado.
Stargrid pode ser ampliada para prestadoras de serviço
De acordo com a gerente de Estratégia Corporativa do Moinhos de Vento, Melina Schuch, iniciativas voltadas à inovação estão no radar da instituição. “Em 2020, inclusive, vamos lançar o nosso próprio centro de inovação, para que iniciativas como essa cresçam cada vez mais”, projeta a gestora.
xxx
Inicialmente voltada para a área da saúde, a Stargrid pode ser ampliada para empresas prestadoras de serviços e também para a indústria. “O propósito da Stargrid é aumentar a qualidade assistencial, permitindo que a rotina de trabalho desses colaboradores seja melhor”, projeta Guilherme Bunse, diretor executivo e co-fundador da startup. A empresa está em expansão e crescente captação de clientes na Região Sul e no estado de São Paulo.