Hospital Moinhos de Vento promove tour virtual ao vivo pelas áreas de atendimento à COVID-19 no dia 20
Técnicos de Enfermagem do Hospital conduzem tour transmitida pela internet a partir das 15hNo Dia do Técnico em Enfermagem, esta quarta-feira (20), os profissionais do Hospital Moinhos de Vento conduzirão uma visita virtual para mostrar o trabalho de quem atua nessa área. Em um tour transmitido ao vivo pela internet a partir das 15h, serão apresentados os espaços e a rotina por dentro da Emergência, do Centro de Terapia Intensiva Adulto, da Unidade de Internação e do Centro Cirúrgico.
Com o tema Atuação do Técnico em Enfermagem frente à pandemia: Como nos preparamos?, a proposta da live webinar é mostrar ao público os cuidados de quem está na linha de frente no enfrentamento à pandemia da Covid-19. De acordo com a enfermeira Eliane Reus Farias, coordenadora assistencial do Centro Cirúrgico, a atuação conjunta com os técnicos é fundamental para oferecer o melhor atendimento aos pacientes. “Em tempos de COVID-19, são esses profissionais que estão lá, junto conosco, dando o seu melhor a pacientes e familiares para que eles se sintam seguros”, afirma.
Ela acrescenta o papel desses profissionais nas rotinas do hospital. “A gente tem orgulho de ter uma equipe tão qualificada e preocupada em dar o melhor todos os dias. É um trabalho minucioso, que vai do preparo do instrumental, de uma bandeja, no Centro de Material e Esterilização, até a chegada em sala, da abertura dele de forma a não contaminar, o apoio durante os procedimentos no Centro Cirúrgico e a atenção ao paciente quando ele está acordando da anestesia. Tudo é feito com foco na segurança e no cuidado com o paciente”, completa.
Capacitação para enfrentar o desafio da pandemia
Na avaliação da técnica em enfermagem Fabiana Plentz, do Centro Cirúrgico, o trabalho é motivo de muito orgulho – principalmente em tempos de pandemia. “Iniciamos a nossa preparação em fevereiro, quando montamos uma estrutura com fluxos individualizados, treinamos todos os processos, a paramentação, a desparamentação, o preparo e a limpeza das salas. Quando tivemos a primeira cirurgia de paciente com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, tivemos de colocar tudo isso em prática. A equipe se uniu tanto e estávamos tão bem capacitados que tudo fluiu”, conta.
Fabiana diz que o cuidado ao paciente de COVID-19 tem de ser o mesmo, e as rotinas que foram adequadas só qualificaram ainda mais os profissionais. “A cada procedimento finalizado, nós percebemos que estamos fazendo o melhor. Eu me sinto muito feliz e grata de fazer a minha parte diante desse desafio. É importante estarmos preparados para cuidar de nós mesmos e dos pacientes com dedicação e amor, porque ele tem uma família esperando por ele. E não tem recompensa melhor do que vê-lo sair curado”, conclui.
Além da técnica Fabiana e da enfermeira Eliane, do Centro Cirúrgico, o tour virtual vai reunir a técnica em enfermagem Gisele Antunes e o coordenador de enfermagem Sidiclei Carvalho, da Emergência. Também estarão na apresentação a técnica Andressa Ferreira e a coordenadora de enfermagem Daiana Barbosa da Silva, do CTI Adulto, além da técnica Ani Cleice Bernardes e da coordenadora de enfermagem Daniela Oliveira, da Unidade de Internação. A mediação é da gerente de enfermagem do Hospital Moinhos de Vento, Rúbia Mestri, e da diretora da Escola Técnica do hospital, Rosângela Vieira. As inscrições para a atividade são gratuitas e podem ser feitas neste site.
Dia do Técnico em Enfermagem
O Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem foi instituído no Brasil em 2004, e definido pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). A data encerra a Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio, com a celebração do Dia Internacional da Enfermagem.
Ano da Enfermagem
O ano de 2020 foi declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Ano Internacional da Enfermagem, como comemoração ao bicentenário de Florence Nigthingale – considerada a mãe da Enfermagem Moderna. A ideia é demonstrar o papel crescente que esses profissionais vêm assumindo, reconhecendo seu protagonismo no cuidado ao paciente e na gestão da saúde. O objetivo também é defender mais investimentos para a área e melhorar as condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional.