Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 11 de dezembro de 2020

Hospital Moinhos atinge 10 mil consultas por telemedicina e projeta crescimento de 300% em 2021

Atendimento a colaboradores de empresas passou a ser oferecido em abril
Hospital Moinhos de Vento atinge 10 mil consultas por telemedicina e projeto crescimento de 300% em 2021_

O isolamento social, imposto pela pandemia, e a tecnologia em redes vêm contribuindo para o avanço da telemedicina. De abril a novembro deste ano, o Hospital Moinhos de Vento realizou 10 mil consultas virtuais no Serviço de Telemedicina. O número representa os atendimentos oferecidos a produtos corporativos, além dos colaboradores do hospital. As empresas podem contratar o serviço por turno ou por consulta. Conforme o Hospital Moinhos, os atendimentos são realizados onde e quando for conveniente para o paciente, com qualidade, segurança e a expertise da instituição, que há cinco anos atua com essa modalidade.


“A pandemia acelerou todos os processos. O que esperávamos realizar em um ano e meio, foi alcançado em sete meses”, destaca o coordenador médico de Saúde Digital do Hospital Moinhos de Vento, Felipe Cabral. Entre as especialidades mais procuradas estão clínica geral, enfermagem, pneumologia, infectologia, cardiologia, anestesia, hematologia, neurologia e psiquiatria. E a maioria dos pacientes que buscou o serviço apresentava sintomas relacionados a doenças respiratórias, hipertensão arterial, febre e cefaleia. “A minha experiência com a telemedicina foi muito positiva. Me senti acolhida. É prático, rápido e me senti muito segura”, afirma Suelen Alves, colaboradora do Moinhos.

“Atuamos dentro das empresas, oferecendo tanto um pronto atendimento virtual com médicos generalistas, como médicos especialistas atuando diretamente e em parceria com o ambulatório físico das companhias”, explica o coordenador médico. Segundo ele, o Moinhos atua também em hospitais e clínicas oferecendo interconsulta em terapia intensiva, hemodiálise, cardiologia, neurologia e outras especialidades médicas e multidisciplinares, sempre com produtos personalizados. Ao todo, 250 médicos do corpo clínico do hospital estão cadastrados para atendimento.


Facilitar o acesso a especialistas

Médico do trabalho na empresa GKN do Brasil, Gabriel Roberto Cordoni buscou o Serviço de Telemedicina do Hospital Moinhos de Vento para oferecer consultas aos colaboradores na área de cardiologia.


“A ideia é facilitar o atendimento em algumas especialidades e oferecer o serviço”, explica. Na avaliação de Gabriel, a novidade foi bem recebida pelos primeiros pacientes que já passaram por consultas virtuais. Proximidade entre médico e paciente e o acompanhamento constante são pontos positivos, assim como a agilidade. Hoje, as consultas por telemedicina são realizadas no próprio ambulatório de saúde ocupacional da empresa. “É algo que veio para ficar. A pandemia acelerou esse processo”, opina Gabriel.

Segundo Felipe Cabral, em relação à resolutividade, em apenas 5% dos casos foi necessária consulta presencial. Já a satisfação dos pacientes alcançou NPS 82 (Net Promote Score). A ferramenta ajuda a mensurar a qualidade dos serviços e o nível de satisfação dos clientes. “Somos um hospital de excelência, seguimos as melhores práticas e contamos com uma equipe experiente. Estamos constantemente buscando inovação, tecnologia e mais conhecimento para oferecer um serviço de qualidade e personalizado para cada cliente”, destaca o coordenador médico.


Centro de Telemedicina será inaugurado em 2021

Para o próximo ano, ele estima um crescimento de 300% nesse tipo de atendimento. Conforto, agilidade, acompanhamento e excelência no atendimento são algumas das razões pelas quais os pacientes têm optado pelas consultas virtuais.


“Na visão de futuro do hospital, a saúde digital tem papel chave tanto na experiência do paciente como na gestão do cuidado. O Moinhos está investindo em recursos humanos e tecnológicos para apoiar a evolução da saúde digital”, destaca a gerente de Estratégia Corporativa do Hospital Moinhos de Vento, Melina Schuch.

Em março de 2021, deve ser inaugurado o Centro de Telemedicina, com 13 estações e toda estrutura necessária para um atendimento de qualidade. O investimento é de R$ 500 mil. Também há previsão de ampliação das especialidades médicas. “Cada vez mais as pessoas estão buscando os serviços no momento e onde elas querem. Com a pandemia, isso foi ampliado”, conclui Felipe Cabral.


 



VEJA TAMBÉM

SUS passa a disponibilizar técnica minimamente invasiva para o tratamento da estenose aórtica (TAVI)

Dados demográficos mostram que, assim como muitos países do mundo, a população brasileira está “envelhecendo”, com o aumento do número de idosos e diminuição da proporção de jovens. Esse novo perfil populacional impacta nas políticas de saúde pública, já que muitas doenças antes despercebidas passam a se tornar mais comuns. Uma delas é a estenose aórtica, decorrente da degeneração e calcificação da válvula aórtica, dificultando a saída do sangue do coração para a aorta,

Hospital de Clínicas de Porto Alegre seleciona startups da área da saúde

Estão abertas, até 3 de maio, as inscrições para o II Edital de Incubação e Pré-incubação da Incubadora Tecnológica Starts, do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Nitt/HCPA), para seleção de startups voltadas à área da saúde. PUBLICIDADE O edital prevê duas modalidades: Pré-incubação, dirigida a pessoas físicas e

Tacchini cria aplicativo que acompanha evolução do atendimento no Pronto-Socorro

O Tacchini Sistema de Saúde colocou em funcionamento de forma integral o TacchiProtect. O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais (PlayStore para celulares com sistema Android e AppStore para celulares com sistema IOS), realiza o acompanhamento em tempo real da evolução do atendimento do paciente no Pronto Socorro dos hospitais Tacchini, de