Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 10 de dezembro de 2015

Health Hub Porto Alegre é lançado

Iniciativa pretende afirmar a Capital do RS como "cidade da saúde”
Thiago_Ribeiro_Poa_Digital

A Health Hub Porto Alegre foi lançada oficialmente na quinta-feira, dia 10. A iniciativa tem como objetivo criar uma rede de saúde que conecta hospitais, empresas, associações, instituições de ensino e entidades do setor. “O lançamento da marca simboliza todo este ecossistema na Capital Gaúcha, que por meio de parcerias, busca atrair novos investimentos, fomentar ações de pesquisa e a implantação de novos serviços”, destacou Thiago Ribeiro (foto) Coordenador do POA Digital em entrevista ao Portal Setor Saúde.

“ Porto Alegre tem a vocação para o mercado da saúde, mas ao mesmo tempo, a cidade carecia de um conceito, de uma marca que pudesse servir de selo, de referência para todo este complexo. A primeira missão é mostrar que Porto Alegre tem a saúde como um dos seus principais ativos. Apresentá-la como uma cidade de oportunidades, inovadora do ponto de vista de tecnologia em saúde e de portas abertas a este segmento. Uma ferramenta chamada Health Hub irá mapear quem são os atores, onde estão, que tipos de canais de comunicação eles usam, entre outros aspectos coletados, visando mapear de forma quantitativa e qualitativa este mercado” destacou Thiago Ribeiro.

Prefeito José Fortunati. FOTO: PMPA

Prefeito José Fortunati. FOTO: PMPA

 

Durante o evento no qual a marca foi apresentada, na Cinemateca Capitólio, o prefeito da Capital, José Fortunati destacou o sucesso que a cidade tem obtido ao unir esforços dos setores públicos e privados para oferecer atendimento médico de qualidade aos cidadãos. “Quando pensamos em saúde com tecnologias modernas, de ponta, com profissionais altamente qualificados e na sua formação continuada, temos que pensar nas formas de financiamento desses serviços. Somos uma referência em alta e média complexidade e em pesquisa porque Porto Alegre entendeu isso e as parcerias têm garantido essa excelência. Essa marca representa o esforço que estamos fazendo para aperfeiçoar cada vez mais o atendimento da saúde pública e privada na cidade”, afirmou o prefeito.

Para o superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento e presidente do Sindicato dos Hospitais de Porto Alegre (Sindihospa), Fernando Andreatta Torelly, a marca Health Hub deve proporcionar avanços ainda maiores a nível internacional, porque Porto Alegre já é uma referência devido à ampla e qualificada rede hospitalar, o corpo médico de primeiro nível e à evolução da atenção básica e do atendimento de saúde pública. “Temos as instituições, temos tecnologia e temos talentos. Agora vamos avançar no sentido da geração de empregos, do desenvolvimento econômico, na retenção dos profissionais. É uma grande marca que fará Porto Alegre ser reconhecida como a cidade da saúde”, concluiu.

O presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul), Cláudio Allgayer, definiu a nova iniciativa como um caminho para fortalecer as potencialidades da cidade, preparando-a para enfrentar os desafios contemporâneos. “Se diferenciar e fomentar a inovação e os processos criativos, aproveitando as potencialidades já consolidadas de cada região. Esta é uma decisão correta para o futuro da Capital gaúcha, e consequentemente, produzirá reflexos positivos para toda a cadeia da saúde em nosso Estado”.

O secretário municipal da Fazenda, Jorge Tonetto, lembrou que o município ocupa uma posição de destaque no que diz respeito aos investimentos em Saúde. “A prefeitura destina uma média de 27% do seu orçamento, cerca de R$ 1,43 bilhão, para os gastos com saúde pública. Isso representa um mercado importante que pode atrair novas empresas e novos serviços”, ressaltou.

Conceito de Hub

O conceito de hub, termo já bastante difundido atualmente e sustentado na capacidade de múltiplas conexões, foi o ponto de partida para a construção da marca. O nome em inglês sugere a necessidade de criar algo com características globais capaz de ser compreendido e adotado em qualquer outra parte do mundo. A isso se soma o nome da cidade, Porto Alegre, buscando garantir a territorialidade necessária e a referência direta à capital gaúcha.

Saúde em Porto Alegre

São 18 hospitais, sendo nove com atendimento especializado e quatro universitários. A cidade conta ainda com cinco pronto-atendimentos que funcionam 24 horas por dia, 141 unidades de Saúde da Família, 13 bases de atendimento do Sistema de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e mais de 8.513 leitos. Os números colocam Porto Alegre em um seleto grupo de cidades e lhe garantem o reconhecimento de segundo mais importante polo hospitalar do Brasil.

No vídeo abaixo, gestores e executivos da cadeia hospitalar falam sobre o projeto:

VEJA TAMBÉM