Gestão e Qualidade | 27 de agosto de 2021

GHC contabiliza mais duas mortes em função de surto de Covid-19

Dois idosos com comorbidades vieram a óbito, sendo que um deles não estava vacinado
GHC contabiliza mais duas mortes em função de surto de Covid-19

Grupo Hospital Conceição (GHC), divulgou novo boletim nesta sexta-feira (27), decorrente de surto no Hospital Conceição identificado no dia 4 de agosto. O informe de hoje apresenta mais duas mortes: ambos idosos com comorbidades. A instituição hospitalar contabiliza até o momento 22 mortes e um total de 166 infectados (entre pacientes e colaboradores). Não foi registrado morte entre os colaboradores. 

Um dos óbitos do boletim de hoje é de um homem de 61 anos, residente de Porto Alegre. Ele era portador de adenocarcinoma de próstata, metastático. Internou no dia 09/08 por quadro de infecção do trato urinário (ITU) e trombose venosa profunda. No dia 20/08 foi diagnosticado com Covid, evoluindo com hipoxemia e piora do padrão respiratório. O óbito ocorreu no dia 26/08 às 11h09min. Não esteve internado na UTI e não estava vacinado.

A outra morte registrada é de uma idosa de 77 anos, moradora de Gravataí. Era portadora de adenocarcinoma pancreato-biliar metastático, Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e hipotireoidismo. Internou no dia 28/07 com quadro de abdômen agudo perfurativo, diverticulite. Segundo o GHC, ela havia realizado recentemente uma cirurgia. O diagnóstico de Covid ocorreu no dia 19/08. No dia 22/08 houve piora do padrão ventilatório. O óbito foi confirmado no dia 22/08 às 17h44. Ela já havia recebido as duas doses de Coronavac, sendo a última em 09/04.

Redução do surto

Nas últimas 24 horas não ocorreu confirmação de novas infecções entre colaboradores. Entre os pacientes, 3 novas confirmações de infecção foram identificadas e inseridas no quadro de monitoramento. 

Até o momento são 94 pacientes e 72 colaboradores infectados. Dos pacientes, 60 (63,8%) completaram o programa vacinal (duas doses ou dose única). Entre os colaboradores, 61 estão vacinados (84,7%).

Com a redução do surto, a instituição hospitalar informou que os novos boletins passarão a ser disponibilizados nas terças e sextas-feiras e não mais diariamente. O número de áreas afetadas dentro do Hospital Conceição baixou de 13 para 5 nos últimos dias (8 áreas com surto encerrado).  

270821 surto ghc

No dia 19, o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Conceição recebeu o resultado do sequenciamento genético completo das amostras dos infectados, realizado pela Fiocruz. A apuração confirmou que dois pacientes internados estavam com a cepa Delta. A instituição segue aguardando o resultados de outras amostras enviadas à Fiocruz.

Matérias relacionadas

Novas confirmações da Fiocruz demonstram avanço da variante Delta no RS


Prefeitura de Porto Alegre confirma circulação e transmissão comunitária da variante Delta


Saúde do RS e de Porto Alegre emitem alerta sobre a variante Delta e reforçam recomendações


Vigilância em Saúde confirma transmissão comunitária da variante Delta no Rio Grande do Sul

Foto Cesar Lopes/PMPA.

 



VEJA TAMBÉM