GHC atualiza situação referente ao surto de Covid-19 no Hospital Conceição
Mais três óbitos foram confirmados entre sábado e domingo
O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) confirmou mais três óbitos nesta segunda-feira (23) ocasionadas por infecção pelo coronavírus (Covid-19). Os dados englobam as mortes ocorridas entre o sábado (21) e o domingo (22). A instituição contabiliza desde o dia 4 de agosto – data da identificação do surto no Hospital Conceição -, a morte de 18 pacientes e um total de 156 casos confirmados (entre colaboradores e pacientes).
Até o momento são 91 pacientes e 65 colaboradores infectados. Dos pacientes infectados, 57 (62,6%) completaram o programa vacinal (duas doses ou dose única). Entre os colaboradores, 54 estão vacinados (83,1%). Não foi registrado morte entre os colaboradores. Na sexta-feira (20), eram 88 pacientes e 60 colaboradores infectados, o que demonstra uma tendência de estabilização.
No dia 19, o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Conceição recebeu o resultado do sequenciamento genético completo das amostras dos infectados, realizado pela Fiocruz. A apuração confirmou que dois pacientes internados estavam com a cepa Delta.
O GHC, vem promovendo uma intensa testagem de profissionais e pacientes e adotou medidas como a restrição de visitas.
Reforço nos cuidados
Na sexta-feira (20), Renato Cassol coordenador do Controle de Infecção Hospitalar, reforçou os cuidados necessários para o correto monitoramento e controle de casos da variante Delta. Segundo o especialista, a tendência é que ocorra um pico de infecções pela variante Delta no Rio Grande de Sul entre os meses de setembro a novembro. Ele alertou aos colaboradores para que mantenham os cuidados para evitar novas infecções, buscando ainda identificar pacientes ou colegas com sintomas respiratórios suspeitos e orientando os mesmos a realizarem as testagens disponibilizadas pelo GHC.
Matérias relacionadas
Novas confirmações da Fiocruz demonstram avanço da variante Delta no RS
Prefeitura de Porto Alegre confirma circulação e transmissão comunitária da variante Delta
Saúde do RS e de Porto Alegre emitem alerta sobre a variante Delta e reforçam recomendações
Vigilância em Saúde confirma transmissão comunitária da variante Delta no Rio Grande do Sul