Mundo | 13 de maio de 2013

FDA aprova medicamento para DPOC

Estudos clínicos envolveram 7,7 mil pacientes
FDA aprova medicamento para DPOC

Após analisar estudos clínicos que envolveram 7,7 mil pacientes, a FDA (Food and Drug Administration, órgão regulador dos EUA) aprovou o medicamento Breo Ellipta para tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

O produto contém associação de furoato de fluticasona e vilanterol, e age na obstrução do fluxo aéreo dos pacientes com DPOC, como os que apresentam bronquite crônica e enfisema. O tratamento também é indicado para reduzir casos de exacerbações da doença. Os estudos comprovaram que o Breo Ellipta reduziu de 21% a 34% o agravamento da DPOC.

O produto contém 100 mcg de furoato de fluticasona corticosteroide (spray nasal para o tratamento da rinite alérgica) e 25 mcg de vilanterol. O medicamento será comercializado em pó seco e é inalado através de um dispositivo. Os melhores resultados se deram para aqueles que utilizaram uma vez ao dia, em dosagens que variaram entre 173 ml e 209 ml.

Em contrapartida, as pesquisas mostraram que a droga aumentou o risco de fraturas ósseas e pneumonia. Cerca de 3% dos pacientes analisados desenvolveram pneumonia e 2% sofreram alguma fratura ao longo do estudo. Também não há registro de eficácia – e não é recomendado – para o tratamento de asma.

O tabagismo é o fator que mais causa DPOC. Por volta de 80% a 90% das mortes são causadas pelo cigarro e 25% dos fumantes que consumiram um maço de cigarro por dia durante dez anos desenvolvem a doença. No Brasil, três milhões de pessoas têm DPOC e, no mundo, quatro milhões por ano morrem por essa causa.

VEJA TAMBÉM