Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 22 de outubro de 2021

Faculdade Moinhos promove debate sobre diagnóstico e tratamento de doenças pulmonares crônicas

Palestra online e gratuita integra projeto Moinhos Science Class e é aberta ao público
Faculdade Moinhos promove debate sobre diagnóstico e tratamento de doenças pulmonares crônicas

A Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Moinhos de Vento realiza mais uma edição do Moinhos Science Class nesta terça-feira (26). Em pauta, o diagnóstico e tratamento da Asma, de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e pequenas vias aéreas, com um novo olhar no presente e no futuro. O evento terá como palestrante o chefe do serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica, Marcelo Basso Gazzana, que irá falar sobre Reclassificação da gravidade em pacientes com DPOC: interpretação de dados de vida real.

Segundo o pneumologista, a DPOC é uma patologia prevalente, de mortalidade significativa e que gera altos custos em saúde, especialmente no caso de pacientes muito graves. “Os ensaios clínicos randomizados apontam que os tratamentos produzem benefícios de redução de exacerbação das condições desses pacientes e até de mortalidade. Hoje em dia, cada vez mais, temos dado importância para estudos de vida real, que é basicamente ver se a gente consegue transpor esses resultados para o dia a dia do paciente. Assim, conseguimos reclassificar um caso muito grave, com muitos sintomas, para um nível de doença menos grave, com prognóstico melhor, menos sintomático”,  explica Gazzana sobre o foco da palestra.

doenças pulmonares crônicas

O objetivo do evento é oferecer uma atualização sobre o diagnóstico e manejo deste grupo de doenças, abordando a experiência clínica no contexto das mudanças recentes, com novas estratégias terapêuticas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da instituição, onde também está disponível a programação. A palestra inicia às 20 horas e, na sequência, o espaço será aberto para o debate com profissionais do hospital e convidados.

Ambulatório especializado

O Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Hospital Moinhos de Vento conta com novo ambulatório especializado para tratamento de asma, com terapias avançadas, novos medicamentos imunobiológicos aliados à tecnologia de ponta para investigação e controle da doença. Pacientes de convênio ou particulares podem agendar consultas pelo call center, no (51) 3314 3434.

Ciclo de Palestras

O Ciclo de Palestras tem como objetivo principal a realização de atividades educacionais focadas em atualizações científicas, educação continuada de profissionais da saúde, bem como o estímulo ao desenvolvimento e ampliação de conhecimento nas mais diversas áreas médicas. Os eventos são gratuitos e abertos ao público externo à instituição.

 

 



VEJA TAMBÉM

Hospitais Tacchini e Sírio-Libanês iniciam parceria em residências médica e multiprofissional

Os hospitais Tacchini, de Bento Gonçalves (RS), e Sírio-Libanês, de São Paulo (SP), iniciam em novembro a parceria na formação dos 40 preceptores que vão comandar as residência médica e multiprofissional da instituição gaúcha. O primeiro dos cinco encontros programados será presencial e ocorrerá entre os dias 25 e 27 de novembro, no Campus Universitário da
cuidado integral

Atletas virtuais do bem: Dasa lança campanha gamificada no Novembro Azul

A gamificação vem se popularizando nas empresas. O setor de Recursos Humanos registrou, em 2020, a maior taxa de crescimento no mercado de gamificação, com aumento de 27,8% (Prescient & Strategic Intelligence, 2020). A Dasa vem utilizando essa estratégia para incentivar, de forma divertida e dinâmica, seus colaboradores quanto ao autocuidado e o cuidado com o próximo. Como parte do programa Dasa Cuida, o Desafio +30 foi lançado para conscientizar os colaboradores sobre a prevenção ao câncer de próstata. Na ação, que
Gestão de pessoas

ABRH-RS entrega prêmios Top Ser Humano 2021 ao CCG Saúde

O CCG Saúde  recebeu dois prêmios da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS) na edição do Top 2020-2021, em cerimônia realizada na noite de quarta-feira (24). Os troféus foram conquistados na categoria Top Ser Humano, com os cases “Somos Pessoas de Valor: inovação e humanização como trajetória de transformação” e “Cuidando de quem cuida: nossa trajetória de