Em entrevista exclusiva, Rogério Marinho detalha pontos que serão apresentados em evento da FEHOSUL
Secretário Especial de Previdência e Trabalho é um dos destaques do evento do dia 21, em Porto AlegreA quarta edição de 2019 do Seminários de Gestão será realizada em Porto Alegre (Hotel Plaza São Rafael Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, Porto Alegre), no dia 21 de outubro (segunda-feira), com o tema As Reformas e a Sustentabilidade do Setor da Saúde. O evento é promovido pela Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), em parceria com a Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS) e o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA).
Uma das atrações do evento será Rogério Marinho, Secretário Especial de Previdência e Trabalho, secretaria ligada ao Ministério da Economia do atual governo federal. Marinho apresentará a palestra “As Reformas e o Novo Brasil”. Em entrevista exclusiva ao Portal Setor Saúde, Marinho adiantou alguns temas que serão abordados em sua apresentação.
As reformas econômicas, como a Reforma da Previdência, e a contenção de gastos foram tópicos ressaltados pelo Secretário Especial da Previdência e Trabalho. “Avançar em reformas estruturantes é essencial para o país retomar o crescimento econômico, corrigir distorções e permitir que o Estado possa investir mais em serviços para a população. A Previdência, por exemplo, consome mais da metade do Orçamento, reduzindo a capacidade do Estado em investir em melhorias para a população. Em 2018, gastamos seis vezes mais em Previdência e Assistência que em Saúde e dez vezes mais em comparação com os investimentos em Educação. Por isso precisamos conter o crescimento acelerado dos gastos obrigatórios, com a aprovação da Nova Previdência”, destaca.
Marinho também abordou o que está sendo realizado em sua pasta. “Na Secretaria Especial de Previdência e Trabalho também estamos atuando para modernizar normas trabalhistas e reduzir entraves para quem pretende investir e empreender no Brasil”, afirma.
O Secretário Especial detalhou os passos dados, politicamente, a respeito de um dos temas da sua palestra, a Reforma da Previdência. “Abordaremos as diferentes medidas que compõem a Nova Previdência. Neste ano, não encaminhamos apenas a PEC 6/2019 ao Congresso Nacional, mas um conjunto de propostas. A MP 871, que combate fraudes, já virou lei e possui um impacto fiscal relevante de R$ 200 bilhões em 10 anos. Também aprovamos no Congresso o Projeto de Lei 2.999/2019, que trata da competência delegada para ações previdenciárias e garante a arrecadação de contribuições sociais em ações judiciais e em acordos trabalhistas. Além disso, encaminhamos mais dois projetos: um que trata do sistema de proteção social dos militares e outro que fortalece a cobrança de dívidas previdenciárias”, diz.
Marinho frisou que a pasta onde atua tem como foco prioritário a desburocratização de normas de regulamentação. “Uma medida importante de nossa Secretaria foi a modernização de Normas Regulamentadoras de segurança e saúde do trabalhador. Já revisamos seis NRs e atualizaremos todas as 36 normas vigentes. Essas regras estavam desatualizadas e permitiam a existência de 6,8 mil multas para o empregador. Precisamos superar os entulhos burocráticos que atrapalham quem quer empreender no país, sem deixar de proteger a saúde e a segurança do trabalhador”, afirma.
O entrevistado também apontou que a modernização trabalhista é um dos tópicos que seguirá sendo prioritário nas discussões econômicas da pasta. “Para isso, criamos um grupo de especialistas que prepara um diagnóstico da situação atual e do futuro do trabalho. São discutidos os pontos de segurança jurídica, relações entre trabalho e previdência, eficiência e eficácia das políticas públicas do mercado de trabalho, as altas taxas de informalidade e rotatividade do mercado de trabalho brasileiro e a liberdade sindical”, finaliza.
xxx
Para o presidente da FEHOSUL, Cláudio Allgayer, o evento tem como função auxiliar os gestores e os profissionais da saúde a programarem suas estratégias e planejamentos, com base nas inúmeras mudanças que o País se propôs a enfrentar. “Já trouxemos o ministro Mandetta [da Saúde, em junho] e agora dialogaremos com uma das principais lideranças das reformas estruturantes que buscam modernizar a nossa economia. Marinho foi decisivo na Reforma Trabalhista, assim como está sendo na Previdenciária e Tributária. Este encontro sintetiza o papel das nossas entidades, como fomentadoras das discussões para um novo Brasil”, destaca.
As Reformas e a Sustentabilidade do Setor da Saúde
A edição também conta com a participação dos advogados do escritório Machado Nunes, Renato Nunes e Lucas Magalhães, com o painel “A LGPD e as Repercussões no Setor da Saúde”; do coordenador do Conselho de Relações do Trabalho e Sindicais da CNSaúde, Clovis Queiroz, e do e do diretor executivo da CNSaúde, Bruno Sobral, com a palestra “As Reformas Econômicas e Tributárias e seus Impactos na Saúde”.
O patrocínio desta edição é do banco Banrisul; dos laboratórios farmacêuticos Astra Zeneca e MSD; e da operadora de planos de saúde Unimed Porto Alegre. A certificação será concedida pela faculdade Fasaúde/IAHCS, e os apoiadores são IAHCS Acreditação e CBEXs. O veículo de comunicação oficial do evento é o portal Setor Saúde.
Até o dia 14/10, é possível se inscrever com desconto.
Programa
[ 21 de outubro, segunda-feira, em Porto Alegre ]
12:10 [ RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO ]
13:00 [ ABERTURA ] Cláudio José Allgayer (Presidente da FEHOSUL e ONA. Vice-Presidente da Confederação Nacional de Saúde CNSaúde)
13:10 [ As Reformas e o Novo Brasil ]
Rogério Marinho (Secretário Especial de Previdência e Trabalho/Ministério da Economia – Brasília/DF)
14:10 [ A LGPD e as Repercussões no Setor da Saúde ]
Renato Nunes (Advogado, sócio-fundador do escritório Machado Nunes – São Paulo/SP)
Lucas Magalhães (Advogado da equipe de Direito Digital e Data Privacy do escritório Machado Nunes – São Paulo/SP)
15:10 [ INTERVALO ]
15:40 [ As Reformas Econômicas e Tributárias e seus Impactos na Saúde ]
Bruno Sobral (Diretor Executivo da Confederação Nacional de Saúde/CNSaúde – Brasília/DF)
16:10 [ As Reformas Previdenciária e Trabalhista e os Impactos na Saúde ]
Clovis Queiroz (Coordenador do Conselho de Relações do Trabalho e Sindicais da Confederação Nacional de Saúde/CNSaúde – Brasília/DF)
16:40 [ Debate ]
Renato Nunes
Lucas Magalhães
Bruno Sobral
Clovis Queiroz
17:10 [ Cerimônia de Entrega de Premiação do Conselho Regional de Administração / CRA (RS) ]
17: 20 [ Encerramento ]
INSCRIÇÕES AQUI