Gestão e Qualidade | 5 de dezembro de 2024

Case do Hospital Ernesto Dornelles conquista Top Cidadania 2024

Reconhecimento celebra práticas sustentáveis e pioneirismo em gestão socioambiental.
Case do Hospital Ernesto Dornelles conquista Top Cidadania 2024

O Hospital Ernesto Dornelles (HED) recebeu, na última quinta-feira (28), o prêmio Top Ser Cidadania 2024, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). A premiação reconhece organizações que se destacam por suas práticas de gestão de pessoas, desenvolvimento humano e responsabilidade social.


DezembroLaranja_setorsaude_banner_online_portoalegre


A instituição foi laureada na categoria Organização, com o case “Cultura do ESG no HED – Programa Rumo ao Lixo Zero”, liderado pela Coordenadora de Gestão Ambiental, Elizandra Borba.


SEMINARIOS-GESTAO-600-SS


Para o superintendente executivo do HED, Odacir Vicente Binotto Rossato, o prêmio é motivo de orgulho e reforça o compromisso da instituição com a sustentabilidade e a responsabilidade social. “Este prêmio é mais do que um troféu, é um símbolo de que estamos no caminho certo, alinhando práticas de excelência em saúde à construção de um futuro mais sustentável. Parabenizo a todos os envolvidos por este marco e agradeço à ABRH pelo reconhecimento!”, comemora Rossato.


banner-naxia-600


“Este prêmio reforça o compromisso do Hospital Ernesto Dornelles em aliar excelência no cuidado à responsabilidade ambiental”, diz o superintendente médico, Dr. Cyro Leães. Segundo ele, essa conquista reflete o trabalho dedicado da equipe em promover práticas sustentáveis que beneficiem tanto a sociedade quanto o futuro.

Em 2022, o Hospital Ernesto Dornelles instituiu o programa de Gestão Ambiental (GA), com o objetivo de fortalecer a cultura socioambiental e reduzir impactos ambientais negativos. Em 2023, a GA passou a integrar o programa “Rumo ao Lixo Zero”, pioneiro no Rio Grande do Sul, que busca reduzir resíduos sólidos e alcançar a certificação Lixo Zero, dentro do conceito de ESG.


compras-hospitalares-shs

A iniciativa incluiu campanhas de educação ambiental, treinamentos e workshops, envolvendo 1.903 profissionais. Em parceria com o Green Thinking Project, o hospital implementou práticas de economia circular, promovendo responsabilidade socioambiental e construindo indicadores ESG.

Os resultados foram expressivos, incluindo a redução de resíduos infecciosos e químicos, além da diminuição dos custos operacionais. A Gestão Ambiental não apenas beneficia o meio ambiente, mas também fortalece a imagem institucional, aumenta o engajamento dos colaboradores e promove uma cultura de sustentabilidade.

“Este case exemplifica o compromisso do Hospital Ernesto Dornelles com a inovação e a responsabilidade socioambiental, impactando positivamente tanto a comunidade interna quanto a externa”, destaca Elizandra Borba, Coordenadora de Gestão Ambiental.*De portas abertas: cerca de 300 pessoas participam do Casa Experience 2024

VEJA TAMBÉM

Rede Santa Catarina apresenta Compromisso com o Futuro e reforça uma agenda estratégica de sustentabilidade

A Rede Santa Catarina, instituição filantrópica com 125 anos de atuação em saúde, educação e assistência social, lançou a agenda 2035, Compromisso com o Futuro, um conjunto de diretrizes estratégicas que orientará seu posicionamento e suas operações nos próximos anos. O documento consolida metas ASG+E (Ambiental, Social, Governança e Espiritualidade) e reafirma o compromisso da instituição com

Centro de Assistência do Círculo Saúde realizou mais de 28 mil atendimentos gratuitos em 2025

O Centro de Assistência do Círculo Saúde realizou mais de 28 mil atendimentos gratuitos em 2025, mantendo sua atuação integrada às políticas públicas de saúde com parcerias junto às Secretarias Municipais de Saúde dos municípios gaúchos de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Bom Jesus. A instituição viabilizou atendimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde

Hospital desenvolve plataforma que permite pacientes e familiares acompanharem em tempo real a jornada assistencial

A humanização do cuidado é tão essencial quanto qualquer avanço tecnológico e, no ambiente hospitalar, essas duas frentes caminham juntas para aliviar um dos momentos mais delicados para qualquer família: a espera por notícias. Profissionais que criam conexões genuínas e ferramentas que ampliam a transparência se complementam ao colocar pessoas, sentimentos e necessidades no centro