Círculo Saúde impacta pacientes da rede pública de saúde
Centro de Assistência à Saúde reúne programas e serviços como Ambulatórios de Especialidades, atendendo pacientes das áreas de Urologia, Cirurgia Vascular, Otorrino, Ortopedia, Cardiologia, Odontologia e Psicoterapia.O Círculo Saúde tem um compromisso com a comunidade por meio de seus programas e serviços relacionados à assistência social e voltados às necessidades da população na área da saúde. Através de acordos de cooperação junto à Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Bom Jesus, a associação sem fins lucrativos promove atendimentos gratuitos graças ao Centro de Assistência à Saúde, junto a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhados pelas Secretarias de Saúde (UBS) dos municípios.
Esse Centro reúne programas e serviços como Ambulatórios de Especialidades, atendendo pacientes das áreas de Urologia, Cirurgia Vascular, Otorrino, Ortopedia, Cardiologia, Odontologia e Psicoterapia, com objetivos de qualificar essa atenção para especialidades na rede pública, reduzindo tempo de espera ao olhar e tratar de forma sistêmica o paciente, atuando em sua limitação funcional. Ainda, preocupa-se em evitar dores crônicas e melhorar a qualidade de vida.
PUBLICIDADE
Também há o Pró-Face – Serviço da Face do Círculo que, desde 2002, atende, por meio de credenciamento realizado junto ao Ministério da Saúde do Governo Federal, pacientes em 49 municípios do Rio Grande do Sul, atuando com uma equipe multidisciplinar com profissionais da cirurgia, Pediatria, Fonoaudiologia, Psicologia e Assistência Social, entre outros. Com acompanhamento a longo prazo de pacientes de todas as idades, de média e alta complexidade, o Pró-Face realiza semanalmente cirurgias pediátricas, bucomaxilofaciais, plásticas e otorrinolaringológicas, sendo reconhecido nacionalmente na reabilitação dos pacientes com fissura labiopalatina.
Outro destaque fica para o Centro de Autismo, inaugurado em 2022 e que assiste a 80 crianças de um a oito anos, em grupo, duas vezes por semana por equipe multidisciplinar, que atua de forma interdisciplinar. O Centro é referência na região quanto ao seu modelo terapêutico diferenciado, com ações concomitantes aos pais ou responsáveis pelos pacientes. Essa participação da família é uma maneira de capacitá-los para a continuidade do tratamento e acompanhamentos das suas crianças.
PUBLICIDADE
De acordo com a Gerente do Centro de Assistência à Saúde, Ivonete Mari Polidoro Pontalti, de janeiro a outubro de 2023, foram realizadas 3.774 consultas em especialidades, 352 cirurgias, 3.200 exames de imagem, entre raios-X, ecografias, tomografias, ressonâncias, densitometrias, cateterismo, cintilografia e biópsias de mama e próstata, 1.326 sessões de psicoterapia, 3.857 sessões de fisioterapia e tem 904 pacientes incluídos no Pró-Face. Em 2023, o investimento em assistência à saúde somou, aproximadamente, R$8 milhões, apoiando as demandas de atendimentos do SUS.
“Está no DNA do Círculo esse comprometimento com o bem-estar coletivo e todos os beneficiários fazem parte das nossas ações junto à comunidade, indiretamente promovendo nossos projetos e serviços. O desenvolvimento deste trabalho é possível graças ao suporte e cooperação de todos e a estrutura de serviços que o Círculo disponibiliza. Utilizamos todos os recursos, mesmo que limitados, para fazermos o nosso melhor ao oferecermos serviços qualificados e profissionais altamente especializados e reconhecidos”, explica a gerente.
Crédito: João Pedro Bressan