2º Congresso Multidisciplinar em Oncologia
Evento do Instituto do Câncer Mãe de Deus mostra importância da abordagem multidisciplinarO Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus (ICMD) realiza, entre 10 e 11 de outubro, o 2º Congresso Multidisciplinar em Oncologia. O evento ocorre na FIERGS e contará com especialistas de vários Estados. Serão debatidos e analisados importantes temas nas áreas de assistência do paciente com câncer, mostrando a relevância da integração de todos os profissionais envolvidos no tratamento, o que é uma tendência mundial.
Durante os dois dias do Congresso serão abordadas questões como avanços em pesquisas clínicas em oncologia, tratamento nutricional do câncer, odontologia oncológica, radioterapia e fisioterapia, entre outros temas. O objetivo do evento é manter o treinamento das equipes e oferecer acesso a todos os interessados no tratamento atual, bem como a humanização dos tratamentos dos pacientes com câncer.
Atualmente, há mais de 13 mil estudos publicados sobre o tema, abordando os benefícios da participação efetiva de profissionais de múltiplas especialidades médicas e de profissões outras da saúde, integrando nutricionistas, cardiologistas, fisioterapeutas, cirurgiões dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos, entre outros. O trabalho multidisciplinar, por exemplo, pode ser visto na inclusão de gastroenterologistas no tratamento a casos de câncer em órgãos do aparelho digestivo. A integração com a oncologia permite a troca de conhecimentos para planejar o melhor tratamento com o menor impacto possível ao paciente.
“Temos aprendido muito sobre como e quando o gastroenterologista se faz presente na condução de casos oncológicos, assim como eles passaram a entender as necessidades dos cirurgiões, oncologistas clínicos e radioterapeutas. Isto por si só contribuiu muito na correta maneira de tratar nosso pacientes, pois estaremos colocando eles na mão dos profissionais que apresentam a maior experiência, integração e dedicação em oncologia”, analisa o cirurgião oncológico e coordenador do fórum, Dr. Márcio Boff.
Segundo o especialista, a metodologia multidisciplinar é uma tendência mundial no combate ao câncer. “Certamente, o principal resultado que todos pacientes estão em busca é a cura, mas estamos falando de tratamento. Para isto, temos que estar pensando em múltiplas situações, para prever e amenizar o impacto das terapias, oferecendo assim o melhor tratamento e a adequação para a melhor qualidade de vida do paciente”, conclui o Dr. Márcio Boff, que há 12 anos atua no Instituto do Câncer do HMD.
Durante o Congresso Multidisciplinar em Oncologia, serão realizados diversos Simpósios em paralelo comandados por profissionais de todo Brasil, que abordarão questões como avanços em pesquisas clínicas oncológicas, tratamento nutricional do câncer, odontologia oncológica, radioterapia e fisioterapia, entre outros temas. Para os dois dias do evento a organização aguarda mais de mil participações.
As inscrições são limitadas. Maiores informações no site do evento http://www.icmd2014.com.br.