Mundo | 8 de agosto de 2016

Pfizer fecha fábrica adquirida recentemente por 17 bilhões de dólares

Medida ocorre após inspeção de agências regulatórias internacionais
Pfizer fecha fábrica adquirida recentemente por 17 bilhões de dólares

Após a aquisição por 17 bilhões de dólares da indústria de medicamentos Hospira em 2015, a Pfizer – segunda maior fabricante de medicamentos do mundo, atrás apenas da Johnson & Johnson – teve que interromper a produção na fábrica na Índia. A medida foi tomada após inspetores de importantes agências reguladoras – incluindo a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA – , encontrarem vários problemas relativos ao controle de qualidade.

Durante inspeção realizada em junho, as agências identificaram que a unidade – que faz drogas injetáveis -, não cumpria as boas práticas de fabricação, padrão utilizado pelo mercado para garantir a segurança dos produtos.

“No momento da inspeção, a Pfizer parou temporariamente a produção no local para permitir uma avaliação das observações de especialistas apropriados”, explicou a empresa em nota à imprensa. “A Pfizer não identificou qualquer questão que gere impacto sobre os produtos comercializados … A fábrica é totalmente engajada e está trabalhando para retomar a produção o mais rápido possível.”

Ao longo dos últimos anos, plantas da Hospira – nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Austrália – têm exposto várias “gafes de produção” e, posteriormente, recalls de medicamentos. A mesma unidade em Chennai recebeu uma carta de advertência da FDA em 2013.

A Hospira tem sido um dos maiores fornecedores de medicamentos genéricos injetáveis, que podem ajudar a Pfizer a se tornar um player não só no mercado hospitalar, mas também em biosimilares.

As últimas infrações não devem sacramentar o entendimento de que a unidade da Hospira esteja repleta de falhas sistêmicas em relação ao controle de qualidade. Mas o fato de quatro importantes agências – EUA, Reino Unido, Austrália e Canadá – participarem da inspeção indica um nível de preocupação elevado, segundo o informou o site Stat News.

VEJA TAMBÉM