Estatísticas e Análises | 8 de maio de 2015

Mulheres sabem pouco sobre sintomas e sinais de AVC

Apenas 10% das mulheres conhecem os sintomas de risco
Mulheres sabem pouco sobre sintomas e sinais de AVC

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de cinco milhões de pessoas morrem, anualmente, em decorrência do AVC (acidente vascular cerebral). No Brasil, este índice é de aproximadamente 100 mil casos, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Embora não seja uma doença desconhecida, uma pesquisa da Universidade Wexner (EUA), mostra que a maioria das mulheres não sabe como reconhecer os sinais e sintomas.

O estudo envolveu 1000 mulheres, das quais apenas 10% sabia identificar manifestações típicas de um acidente vascular cerebral. Educar as mulheres para reconhecer rapidamente estes sinais como tonturas, dores de cabeça, dor no peito e dormência no corpo pode evitar muitas mortes, diz o estudo. “As mulheres não devem ignorar estes sintomas e esperar que eles passem. Elas correm o risco de não receber o tratamento que poderia salvar suas vidas”, alerta a Dra. Diana Greene-Chandos, diretora do departamento de assistência neurológica no Wexner Medical Center.

Um tratamento precoce em situações de emergência, com trombolíticos (que destroem o coágulo) até três horas após o início dos sintomas, melhora significativamente as chances de sobreviver sem sequelas. Fatores de risco, como a gravidez (especialmente os últimos meses), lúpus, dores de cabeça e tratamentos hormonais (contraceptivos) também são pouco conhecidos, dizem os autores. Apenas 11 % das mulheres que participaram do estudo foram capazes de identificar esses fatores como agravantes.

Ter um estilo de vida saudável reduz o risco. Praticar esportes regularmente, não fumar, cuidar o colesterol, comer frutas e vegetais são práticas recomendadas pelos pesquisadores da Universidade Wexner, que publicou um teste online (disponível em inglês. Faça aqui).

“As mulheres pensam que esta doença afeta principalmente os homens”, diz Diana Greene-Chandos. Uma ideia equivocada, de acordo com dados da American Stroke Association, que indica que, em todo o mundo, 60% das mortes por AVC ocorrem em mulheres.

Sintomas de AVC:

– Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo

– Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo

– Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos

– Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem

– Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente

– Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos

VEJA TAMBÉM