Telemedicina acessível une Conselho de executivos de peso
A Naxia Telemed nasceu para atender empresas (mercado B2B) que procuram oferecer como benefício para seus clientes a disponibilidade de cuidados de saúde de forma descomplicada e acessível.Após a regulamentação da Lei Federal 14.510 de 2022, que autoriza e disciplina a prática da telemedicina em todo o território nacional, uma grande quantidade de novas empresas surgiu para oferecer soluções para atender à crescente demanda. Mas uma em especial tem chamado a atenção do mercado por estar ancorada pela participação de um forte Conselho Consultivo que tem ajudado a delimitar as estratégias. A Naxia Telemed nasceu para atender empresas (mercado B2B) que procuram oferecer como benefício para seus clientes a disponibilidade de cuidados de saúde de forma descomplicada e acessível.
O Conselho Consultivo é formado por reconhecidas lideranças do cenário empresarial. Executivos como Felipe Costa (CEO e Chairman da Midea Carrier Brasil, Argentina e Chile), Fernanda Tomasoni (Diretora Executiva Jurídica, Gente e Cultura e Compliance Officer da CNN Brasil, ex-Warner); Marcos Westphalen Etchegoyen (Conselheiro, investidor e ex-CEO de empresas como Sorocred, ZUUM – joint venture da Mastercard com a Telefónica -, Cetelem/BNP Paribas, além de ex-VP do Citibank e da Redecard); Alceu Alves da Silva (Vice-Presidente da MV Sistemas, conselheiro da Rede Mater Dei, ex-CEO do Hospital Mãe de Deus e ex-chefe de gabinete do Ministro da Saúde); Gabriela Agapito (Ex-Diretora Executiva da Wiz Corporate, ex-JLT/Marsh, ex-QSaúde); entre outros (veja a lista completa aqui).
“Para que seja possível prestar um serviço de excelência com custo competitivo e, ao mesmo tempo, oferecer um retorno financeiro para a empresa cliente, nos propomos a atender grandes corporações, como por exemplo: empresas de serviços, telecomunicações, seguradoras, instituições financeiras, etc. Os clientes recebem um benefício desejado e as companhias ainda contam com um retorno financeiro, sem falar no contexto social e humano, alinhado à economia de recursos e tempo, demonstrando um compromisso com práticas sustentáveis e de responsabilidade social e corporativa”, explica o CEO Bernardo Alves da Silva.
A Naxia Telemed oferece ainda todo o suporte para aquelas empresas que querem maximizar os benefícios da ferramenta utilizando o conceito white label, expandindo ganhos e relevância junto aos clientes finais. “É uma opção interessante para a empresa que busca ampliar a margem de lucro de seus produtos sem abdicar do ganho de valor associado à sua marca”, complementa Bernardo Alves da Silva.
Para o conselheiro Felipe Costa (Midea), a proposta de cuidado do paciente da Naxia Telemed é um diferencial em um mercado que cresce a passos largos. Estudos estimam que o mercado de telemedicina a nível global irá movimentar a cifra de US$ 172,44 bilhões ao final deste ano e atingir US$ 330,26 bilhões até 2029 (fonte: Mordor Intelligence).
“Desde a pandemia de COVID19 a telemedicina cresce rapidamente no Brasil e no mundo e permite que cada vez mais pessoas tenham acesso a serviços de saúde. A Naxia Telemed traz um modelo de negócios pensado para o paciente, simplificando o acesso ao atendimento médico e possibilitando acompanhamento até o encaminhamento definitivo de seu problema de saúde. Acredito que a facilidade de acesso permitirá um alcance inédito no segmento, e o cuidado com o paciente ao longo da jornada será o elemento gerador de lealdade”, enfatiza Felipe Costa.
“Uma empresa pensada para garantir acesso fácil ao serviço de saúde tem certamente muito potencial de crescimento em um país onde ainda temos baixo acesso a planos privados e uma população em envelhecimento. Tenho convicção que o time gestor da Naxia Telemed tem um produto diferenciado e a gestão adequada para atingir seus propósitos”, completa o executivo Felipe Costa.
“A ideia de montar o Conselho Consultivo foi uma ótima opção dos gestores para uma empresa que está começando. Creio que a diversidade trazida por profissionais de diferentes segmentos permitirá velocidade na identificação de oportunidades e riscos, já que as necessidades dos consumidores mudam rapidamente e a capacidade de capturar essas mudanças, muitas vezes até antevendo as mesmas, e entregar valor de forma rápida e consistente é fator determinante de sucesso para uma empresa. Diferentes segmentos têm dinâmicas específicas de negócio, mas todos convergem na busca de uma experiência positiva dos seus consumidores, o que justifica a diversidade do conselho consultivo. Será mais ou menos como naquele jogo de xadrez no qual o jogador tem um amigo observando e projetando jogadas diferentes de quem está dentro do jogo. A Naxia Telemed terá vários “amigos” conselheiros observando o jogo e contribuindo na construção das estratégias do negócio”, destaca Felipe Costa.
Para o CEO da Naxia Telemed, Bernardo Alves da Silva, o cenário da saúde apresenta uma série de dores crônicas. Ele pontua três gargalos a serem enfrentados pelo setor: acesso limitado, sobrecarga do sistema e custos elevados.
“Em relação às dores de mercado acredito que podemos começar pela falta de acesso de uma parcela significativa da população. Há uma grande disparidade de acessibilidade, de acordo com a classe social. Os mais vulneráveis são os que mais sofrem com a dificuldade de acesso a serviços de saúde de qualidade, especialmente em regiões remotas ou economicamente desfavorecidas.”
“Penso que um segundo ponto seria a sobrecarga do sistema, já que instituições de saúde frequentemente lidam com uma demanda de pacientes que excede a sua capacidade, dificultando o fornecimento de cuidados individualizados e levando a longos períodos de espera, que podem comprometer o tratamento e até agravar a condição de saúde”, aponta Bernardo Alves da Silva.
“Além disso, os custos elevados são desafiadores para todos, especialmente para aqueles que o gasto com cuidados da saúde é proibitivo, impedindo-as de receber tratamentos essenciais ou preventivos. Por falar em prevenção, a grande maioria dos sistemas de saúde estão focados na cura de doenças, em vez de enfatizar medidas preventivas que poderiam reduzir significativamente a incidência de doenças graves e os custos de tratamento”, explica o CEO da Naxia Telemed.
“A Naxia Telemed busca desempenhar um papel crucial no setor nacional da saúde, especialmente no que diz respeito a telemedicina e no pronto-atendimento digital, atuando tanto no tratamento quanto nos diagnósticos precoces, identificando fatores de risco e tornando a intervenção mais eficaz. Toda interação do paciente foi pensada com o objetivo de simplificar o acesso”, completa Bernardo Alves da Silva.
Solução de fácil utilização, ágil e sem burocracias
Bernardo Alves da Silva destaca que lançar um conceito no mercado nunca é uma tarefa simples. “Por isso nos desafiamos a ter uma solução de fácil utilização, ágil e sem burocracias. Assim, a jornada foi estruturada para que não se necessite baixar novos aplicativos, sem agendamentos e com um SLA (service level agreement) que fica entre 1 e 3 minutos desde o início do atendimento até o paciente estar falando com o clínico geral.”
“Queremos fazer a diferença na vida das pessoas e ajudar grandes corporações a fornecer um atendimento médico humano e de qualidade para seus clientes, através de parcerias estratégicas, sejam elas comerciais, financeiras, tecnológicas ou médicas. Para 2025 pensamos na expansão internacional, especialmente para a América Latina que compartilha muitos de seus problemas com os nossos aqui no Brasil. Nosso objetivo chave é fomentar a sustentabilidade nos cuidados com a saúde, atuando como agentes de mudança positiva. Ao mesmo tempo, buscamos crescimento contínuo, procurando alcançar e engajar um número crescente de clientes que compartilham dos nossos valores e da visão de um futuro sustentável. A Naxia Telemed através de sua inovação, seu forte Conselho Consultivo e sua estratégia de mercado está pronta para a expansão”, diz Bernardo Alves da Silva.
Quem integra o Conselho Consultivo da Naxia Telemed
ALCEU ALVES DA SILVA: Vice-Presidente na MV Sistemas, o maior sistema de prontuários eletrônicos e ERPs para Saúde da América Latina. É Conselheiro da Rede Mater Dei, do Hospital Real Português de Recife e de diversas outras instituições de saúde de renome no cenário nacional. Foi CEO do Hospital Mãe de Deus, além de ter sido VP do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Chefe de Gabinete do Ministro da Saúde por mais de 2 anos. É membro titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar, Coordenador Técnico do curso da Pós-Graduação em Gestão de Negócios da Saúde da Fundação Dom Cabral, além de várias outras instituições de ensino.
BERNARDO ALVES DA SILVA: CEO da Naxia Telemed. Foi Diretor de Negócios Internacionais na MV Sistemas, o maior sistema de prontuários eletrônicos e ERPs para Saúde da América Latina, onde atuou por 12 anos. Formado em Comércio Exterior, é pós-graduado em Gestão de Negócios pela USP e especialista em Estratégia pela Harvard Business School.
FELIPE COSTA: CEO e Chairman da Midea Carrier Brasil, Argentina e Chile, que também carrega as marcas de climatização Springer e Toshiba. Engenheiro Mecânico e mestre em Engenharia pela UFRGS, há mais de 20 anos liderando áreas chaves da empresa em várias partes do mundo, tem conduzido a expansão da empresa, atualmente a maior fabricante de ar condicionado do mundo, a ocupar uma posição de destaque também entre as líderes do setor de eletrodomésticos.
FERNANDA TOMASONI: Diretora Executiva Jurídica, Gente e Cultura e Compliance Officer da emissora CNN Brasil, é também conselheira do CONAR, entidade autorreguladora da publicidade no Brasil. Formada em Direito e em Relações Internacionais, além de LLM, tem dado ênfase à Governança em sua carreira. Foi também Diretora Jurídica da Warner.
FERNANDO PEDROSO: Fundador e Chairman da Naxia Digital, empresa que originou a Naxia Telemed. Bacharel em Direito e especialista em gestão pelas instituições ESPM, FGV e University of California, Irvine. É também sócio-diretor do Hospital Regional Santa Lúcia. Fernando idealizou, de modo pioneiro, a conexão entre o serviço de atendimento médico presencial e o teleatendimento, sendo um dos primeiros empreendedores do país a investir na telemedicina.
GABRIELA AGAPITO: Ex-Diretora Executiva da Wiz Corporate, na vertical de Benefícios. Possui mais de doze anos dedicados a Gestão de Saúde e Seguros, com ampla experiência em gerenciamento de Projetos e Tecnologia. Formada na área da Saúde pela USP, fez pós-graduação em Gestão de Serviços de Luxo pela FAAP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atuou em grandes projetos de tecnologia em saúde na MV, depois se consolidou no mundo de seguros como gestora/diretora de Inteligência de Negócios e Tecnologia nas multinacionais JLT, Marsh e na healthtech QSaúde.
MARCOS WESTPHALEN ETCHEGOYEN: Conselheiro e investidor, foi CEO da Sorocred, CEO da ZUUM (joint venture da Mastercard com a Telefónica), CEO da Cetelem (BNP Paribas), além de VP da Redecard, VP no Citibank e diretor da Credicard. É economista pela PUCRS, com MBA pela BSP e especialização no INSEAD. Tem dedicado sua carreira a participar de vários Advisory Boards nos ramos financeiro e de tecnologia.
MARCUS VINICIUS LOPES RAMOS GONÇALVES: Advogado e sócio da Bertolucci e Ramos Gonçalves Advogados. É presidente do Instituto Latino-Americano de Direito Empresarial (ILADEM), assessor da Comissão de Prerrogativas e Direitos do Advogado da OAB-SP e professor da FGV em cursos de pós-graduação. Foi também professor do Insper e de diversas outras instituições de ensino. É mestre pela PUC-SP e doutor pela Universidade de Buenos Aires.