Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 1 de agosto de 2017

Segurança do paciente é foco da V Jornada de Processamento de Produtos para Saúde  

Evento ocorre em 15 de agosto e está com inscrições abertas
Segurança do paciente é foco da V Jornada de Processamento de Produtos para Saúde

As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) estão entre as maiores preocupações das instituições hospitalares. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 14% dos pacientes internados no Brasil contraem algum tipo de infecção a cada ano. Em todo o mundo, essa é a quarta maior causa de mortes, ficando atrás apenas de problemas cardiovasculares, câncer e violência.

Diminuir esses índices exige atenção permanente das instituições, com a qualificação contínua dos processos de limpeza, esterilização e controle de infecção. Para debater esse tema, o SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre) realiza no dia 15 de agosto, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, a V Jornada de Estudos sobre Processamento de Produtos para Saúde. A iniciativa é do Comitê de Processamento de Produtos para Saúde da entidade.

Com foco na segurança do paciente, o evento reunirá especialistas de referência estadual e nacional para discutir diferentes aspectos do processamento de artigos médico-hospitalares. Esse trabalho é feito pelos Centros de Materiais e Esterilização (CME) das instituições.

A gestora de Esterilização de Produtos para Saúde da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Carmen Pozzer, será uma das palestrantes do evento, abordando a manutenção da desinfecção desses materiais.

“As infecções hospitalares são multifatoriais, sendo que o processamento é um dos fatores incluídos nesse contexto. A conscientização e capacitação dos profissionais gera benefícios para todos: colaboradores, pacientes e comunidade”, avalia Carmen Pozzer.

A programação inicia às 8h15 e encerra às 17h30. Entre os destaques, está a palestra sobre legislação sanitária vigente sobre o CME, ministrada por João Henrique Campos de Souza, especialista da Anvisa. Biofilme no instrumental, validação de protocolo de limpeza e o processamento de órteses, próteses e materiais especiais são outros assuntos que serão debatidos.

Inscrições e mais informações: www.sindihospa.com.br/jornadaprocessamento2017

Processamento_Sindihospa

VEJA TAMBÉM