Tecnologia e Inovação | 9 de junho de 2021

São Lucas da PUCRS busca voluntários para testes de nova vacina tetravalente contra a gripe

O chefe do setor de infectologia do Hospital, Dr. Fabiano Ramos, explica que o voluntário “não recebe placebo: ou é a nova vacina ou é a trivalente”
Hospital São Lucas da PUCRS busca voluntários para testes de nova vacina tetravalente contra a gripe

O Centro de Pesquisa Clínica do Hospital São Lucas da PUCRS(CPC/HSL-PUCRS) está em busca de voluntários para os testes clínicos da Fase 3 da nova vacina tetravalente contra o vírus da Influenza (gripe), em parceria com o Instituto Butantan. Os testes querem comprovar a eficácia do imunizante para que, no próximo ano, a vacina possa ser inserida entre as que são oferecidas pelo Ministério da Saúde e ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no país para toda a população brasileira. Os voluntários devem ter 18 anos ou mais e serem saudáveis.

Não estão aptos a participar gestantes, lactantes ou mulheres que desejam engravidar nos próximos três meses; portadores de doenças crônicas sem devido controle, assim como doenças e/ou com uso de medicações que comprometam o sistema imunológico; pessoas que estejam participando de quaisquer outros estudos clínicos para vacinas; e indivíduos com hipersensibilidade as proteínas do ovo ou frango.

A equipe de profissionais do corpo técnico, administrativo e operacional designada para conduzir o estudo fará a triagem e seleção dos candidatos para o início dos testes. Todas as pessoas confirmadas a participar irão receber contato do Hospital para agendamento, checagem dos critérios e orientações gerais.

Todos serão imunizados

O chefe do setor de infectologia do Hospital e líder do estudo, Dr. Fabiano Ramos, explica que a nova vacina busca a imunização a quatro tipos de vírus Influenza: H1N1, H3N2, B Victoria e B Yamagata. “Queremos comparar esse imunizante com o atual e validar essa vacina através de um estudo duplo cego, quando não sabemos o que o participante vai receber. Neste caso, no entanto, ele não recebe placebo: ou é a nova vacina ou é a trivalente”.

Imunização em quatro tipos de influenza: H1N1, H3N2, B Victoria e B Yamagata

Ele ressalta que esta nova parceria com o Instituto Butantan significa o avanço da ciência em imunizantes a partir de duas instituições brasileiras qualificadas para estudos voltados à sociedade. “Estamos juntos parta trazer uma vacina para a população brasileira já no ano que vem”, completa.

Para o diretor-geral do São Lucas, Leandro Firme, o novo estudo complementa e reforça o foco na pesquisa e inovação do hospital. “O cenário em que vivemos e que nos impacta há mais de um ano demonstra o quanto a ciência tem seu papel relevante na vida das pessoas. Atualmente temos mais de 200 estudos e pesquisas clínicas sendo executados em nosso Centro de Pesquisa”. Ele ressalta que parceria com o Instituto Butatan já vem de longa data e o estudo proposto levará o que há de mais moderno à grande massa da população atendida pelo SUS. “Os investimentos em pesquisa desta magnitude e relevância social reforçam o caminho a percorrer e nos motivam a continuar contribuindo com a evolução das tecnologias médicas e com a saúde da sociedade”.

O Centro de Pesquisa Clínica do HSL-PUCRS

Há quase quinze anos, o CPC do HSL-PUCRS integra a Rede Nacional de Pesquisa Clínica, iniciativa conjunta dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Saúde para testar medicamentos utilizados no SUS. Cerca de 30 investigadores desenvolvem protocolos de pesquisa em 16 áreas distintas. Para um medicamento ser aprovado para venda e aplicação, deve passar por diversas etapas, que começam com a criação de uma molécula, que é primeiro testada in vitro, em células de laboratório. Em seguida, são feitos testes em animais e, por último, em seres humanos. Avalia-se a eficácia e a segurança da substância, ou seja, se produz o efeito esperado e não causa malefícios. Em 2020, o CPC foi pioneiro no Rio Grande do Sul com a testagem da vacina contra o coronavírus, a Coronavac (Sinovac/Butantan), com outros 15 centros no Brasil.

Os interessados devem fazer sua inscrição a partir desta quarta-feira, 9, através do link https://bit.ly/estudovacinatetravalente.

vacina tetravalente hsl

 

 



VEJA TAMBÉM

Tacchini investe em tecnologia cirúrgica de ponta e amplia segurança com torre de vídeo 4K com fluorescência

O Hospital Tacchini Bento Gonçalves acaba de dar mais um passo estratégico na qualificação da assistência ao investir em tecnologia de última geração para o seu parque cirúrgico. A instituição adquiriu a Plataforma 1788, da Stryker, uma moderna torre de vídeo voltada para cirurgias minimamente invasivas, que amplia significativamente a precisão, a segurança e os

Automação laboratorial ganha escala: Unimed Serra Gaúcha investe em eficiência diagnóstica e reforça estratégia digital

A Unimed Serra Gaúcha avança na agenda de transformação digital ao modernizar seu Laboratório de Análises Clínicas com a implementação da plataforma GLP Systems Track. O movimento acompanha uma tendência estrutural do setor: o uso intensivo de automação para ganhar escala operacional, qualificar diagnósticos e responder à crescente demanda por exames. Com cerca de 240

Weega investe R$ 2,5 milhões em tecnologia hospitalar e acelera transformação digital na saúde

A Weega Technologies, empresa paranaense especializada em tecnologia hospitalar, investiu R$ 2,5 milhões para fortalecer soluções que aumentam a eficiência operacional em hospitais privados. A iniciativa tem como foco principal otimizar processos de faturamento digital em hospitais, liberando equipes para atividades que realmente impactam na vida dos pacientes. Yantra BOT: inovação que acelera o faturamento